Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Osny culpa descaso do poder público pela falta d'água

Edição n° 1275 - 16 Setembro 2011

Atendendo a convite da Câmara Municipal, o diretor do SAAE, Osny Zago, fez longa exposição aos vereadores, na reunião do último dia 5, sobre os problemas da falta de água na cidade. Para o diretor, o principal problema está no descaso do poder público. “Durante muitos anos, os prefeitos foram aprovando diversos loteamentos na cidade sem a exigência dos respectivos reservatórios. Hoje, o SAAE está amargando esse problema e a população sofrendo sem água, por conta desse descaso”, frisou. 

De acordo com Osny, é responsabilidade da empresa loteadora construir o reservatório. “A lei de parcelamento do solo é clara. Para a liberação da venda dos lotes de qualquer loteamento, todas as obras de infraestrutura, que são de responsabilidade exclusiva do empreendedor, como reservatório de água, esgoto, meio-fio, sarjeta, galeria pluvial e energia elétrica, devem estar aprovadas pela Prefeitura”, afirmou. 

“Mas infelizmente, ao longo dos anos, não foi o que vimos em Sacramento - prossegue - pois os loteamentos, segunda etapa do Jardim das Oliveiras, Cervato 1, 3 4 e 5, Bela Vista 1 e 2, Alvorada, Skaff 1 e 2, Felipe Venites  nenhum tem ou não tinha  reservatórios, eles, simplesmente abasteciam o loteamento com a rede mais próxima”, informou, ressaltando  que o SAAE, ultimamente, tem reprovado e embargado projetos que não preveem reservatórios. “Muitas vezes, a Prefeitura aprovou o projeto sem que ele chegasse ao departamento próprio do Saae”, lamentou.

Por fim, Osny Zago informou aos vereadores que Sacramento terá um Plano Diretor de Saneamento. “A agência do Comitê de bacias do rio Araguari fez um convênio com a Funasa para a elaboração do plano diretor de saneamento dos municípios. Isso é muito importante, porque esse plano diretor vai fazer uma projeção do crescimento do município na parte de infraestrutra e saneamento para os próximos 30 anos. Isso evitará o que vem acontecendo”, ponderou.