Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS realiza segunda etapa da PLHIS

Edição n° 1216 - 30 Julho 2010

Com a presença de três assessoras da empresa vencedora da licitação, Qualass Consultoria, de Uberlândia, arquitetas Janine Souza Lougon Moulim e Nathália Rocha, e a assistente social Neusa Comotti, a Prefeitura Municipal iniciou nessa quinta-feira, 15, às 19h00, a segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, abordando agora o tema, 'Diagnóstico do setor habitacional', que deve se estender até outubro. 

O  PLHIS, uma exigência do Ministério das Cidades,  é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. 

O processo de elaboração do PLHIS contempla três etapas: proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação, que  resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.

Janine explica que o PHIS é um documento que prevê o Plano Habitacional  para no mínimo 15 anos.  “O PLHIS vai programar os gastos da prefeitura com habitação. O que a prefeitura terá que gastar. O déficit habitacional. Como planejar os recursos para sanar esse déficit daqui a 15, 20 anos. Não vamos construir casas, vamos planejar como a prefeitura poderá sanar os problemas habitacionais no município daqui  a 10 anos”, disse.

Sacramento foi dividida em três áreas, onde serão realizadas reuniões. No final do documento,  é formada uma comissão de populares,  que aprova o plano e só depois dessa aprovação, o plano é entregue ao prefeito”.

De acordo com a arquiteta, os próximos prefeitos terão um documento com as estratégias a serem adotadas para solucionar os problemas habitacionais da cidade.