Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1704 - 06 de Dezembro 2019

Agradecimento

 

O pecuarista João Osvaldo Manzan recebeu merecida homenagem do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento (SPRS), no último dia 30, durante a Festa de Confraternização do Ano, realizada no Pacheco's Buffet, como reconhecimento pelos 15 anos em que esteve à frente da entidade. Um período marcado por relevantes trabalhos em prol da classe rural. Citando algumas de suas obras e trabalhos estão a construção do belo e moderno prédio sede da entidade; 

Feliz com a homenagem, Vado, como é conhecido, esteve na redação do ET para registrar o seu agradecimento, oportunidade em que lembrou um pouco de sua trajetória na entidade. “Agradeci muito à atual diretoria e às anteriores e falei um pouco do valor do homem do campo para a sociedade no Brasil e no mundo. Somos os maiores exportadores de carnes em geral e grãos. Não somos os maiores produtores do mundo, mas somos os maiores exportadores, inclusive de algodão. Então temos de nos sentir felizes, alegres por sermos produtores rurais. É motivo de muita alegria a gente pertencer a esta classe, que gera alimentos, gera emprego, gera renda... Sou muito grato e me sinto feliz por ter podido contribuir com a nossa classe. Comovido, agradeço de coração a homenagem do Sindicato”, disse.

Eleito em 1990 Vado Manzan tomou posse em janeiro de 1991, permanecendo no cargo por cinco mandatos, até 2005.    “Assumi o sindicato com 55 associados quites com a entidade. Quando saí, 15 anos depois, deixamos 1300 associados. E enquanto presidente pudemos fazer muita coisa, como por exemplo, ajudamos a fundar a Coasa (Cooperativa Agropecuária de Sacramento), a Credicoasa (Sicoob); construímos a sede atual; deixamos  um terreno de quatro hectares, nas margens da rodovia MG-464, para a construção de um centro de eventos, um sonho meu, quem sabe um dia... Doamos o primeiro veículo para a patrulha rural”, recorda, reafirmando um carinho especial aos funcionários que trabalham com ele durante os 15 anos. 

Após deixar o sindicato, Vado voltou a dedicar-se exclusivamente à sua propriedade Morada do Sol, onde mantém um criatório de peixes. “Graças a Deus tenho meu pedacinho de terra e lá tenho um pesque-pague, que é uma oportunidade de ter contato com os amigos. A idade vai chegando e a gente tem que ter um pouco de lazer na vida também. O mais, me sinto uma pessoa feliz, realizada, tenho muitos amigos e vivo dias de muita alegria, um deles o dia 30 de novembro em que recebi esta homenagem”. 

 

 

MOSTRA TECNOLÓGICA  

O Instituto Madiba realizou nessa quarta-feira 4  uma Mostra Tecnológica  com os alunos da primeira turma de Programação e Robótica, projeto desenvolvido em parceria com a SuperGeeks - Escola de Ciência da Computação para crianças e adolescentes, de Uberlândia, Instituto Madiba e a EE Afonso Pena Júnior. Na oportunidade, os alunos, com idade entre 8 e 11 anos, apresentaram para pais e colaboradores seus TCCs com a temática, 'A lógica computacional por trás de animações 2D', com o objetivo de colocar em prática todo o conteúdo aprendido no primeiro semestre do curso. 

“Os alunos deram um show. A Mostra Tecnológica visa também trabalhar outras habilidades importantes para os alunos como aprender a falar em público, a organização das ideias e a criatividade, habilidades que serão fundamentais no futuro profissional desses alunos”, avaliou Danielle Akemi,  diretora pedagógica da SuperGeeks.

No próximo semestre, os alunos continuarão com as aulas e o objetivo é ensinar a programar com games, aplicativos e desenvolvimento web. Tudo isso com uma metodologia interativa, divertida e gamificada.


IDENTIDADE NEGRA

Bonita festa realizada pelo movimento Identidade Negra no último sábado 30, no Curral Eventos, para homenagear representantes de afro-descendentes que se destacaram pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade. Entre eles, recebendo o troféu de Dr. Pedro, nosso amigo e colega de profissão, o jornalista Marcelo de Paula, Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal. Recebam todos os cumprimentos do ET pela honrosa e merecida homenagem. 

 


NOSSA CASA COMUM

A bonita expressão cunhada dos discursos do Papa Francisco na encíclica, 'Laudato Si' (Louvado sejas), com o subtítulo 'Cuidado da Casa Comum' chama atenção e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Lições que são ampliadas pelo Progea (Programa de Educação Ambiental pela PM de Minas Gerais) presente nas escolas da cidade com os apoio das diretoras, Naara, Elisângela, Gislene e Tânia, unânimes em  elogiar o projeto.