Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1504 - 12 de Fevereiro de 2016

ALUNO NOTA 10
O sacramentano Douglas Eduardo Silva faz a defesa pública de sua dissertação de mestrado, intitulada “Mídia-Educação para a sustentabilidade: uma proposta para estudantes do ensino médio”, para a banca examinadora presidida pela Profa. Orientadora da UFTM, Drª. Alexandra Bujokas, e as professoras examinadoras externas,  Drª Helena de Ornellas Siviere Pereira e Drª Roseane Andrelo, da Unesp de Bauru (SP).
A defesa pública da dissertação será realizada na próxima terça-feira 16, às 14h, na sala T-12 do CE/UFTM. Para Douglas Eduardo, que estudou em Sacramento até a conclusão do ensino médio, graduou-se em Ciências Biológicas,   cursou também  Saneamento Ambiental no IFTM e é professor na rede pública em Uberaba. Douglas é filho de Maria Abadia e José Martins Silva (Martinho Pintor).  Una-se à torcida de muitos amigos pela boa apresentação de Douglas nesta Terça.

RUTH GOBBO
Uma parceria de sucesso. A colunista social Ruth Gobbo esteve junto a equipe de organização do Carnaval de Uberaba. Há  dois anos a sacramentamenta vem registrando os melhores momentos da folia da vizinha cidade de Uberaba, onde está radicada. Na foto de Ari Moraes nossa fotógrafa e Sumayra Oliveira, presidente da Fundação Cultural de Uberaba

REPILIQUE
No Especial Carnaval, Sandrinha Silveira, um casal da pesada de dançarinos da Banda A3, de Franca, deu o show no salão do Pacheco’s Buffet ao mostrar sua performance no samba gostoso da velha guarda. Falando em samba, no Recife, nosso Léo Cruvinel e seu repilique lá estavam mostrando também sua arte no instrumento que é a marcação principal das tradicionais escolas de samba. O samba autêntico. 

 

VALORES (ESQUECIDOS) DE SACRAMENTO.
Incansável na sua pesquisa, o historiador Amir Salomão Jacób vive descobrindo valores sacramentanos Brasil a fora. Desta vez, traz à tona a dupla, Irmãs Celeste, sobrinhas do também sacramentano, Heleu Araújo, o maior intérprete como cantor do tango de Mario Zan e Messias Garcia, 'Capricho Cigano': “Não sei porque tu és tão vaidosa, cigana mã, cruel e caprichosa...”
Escreveu Amir: “Nem Lima Duarte, nem Carolina de Jesus... Não foram esses os primeiros nomes que levaram Sacramento para o rádio e a televisão brasileira, não. Foram as Irmãs Celeste ou Duo Irmãs Celeste, Geisa e Diva Araújo. Nascidas na rua das Flores (hoje Manoel Soares) na década de 1940. As irmãs, se destacaram ainda crianças cantando em festas e circos que passavam pela cidade.
Formando o “Duo Irmãs 
Celeste” foram para a Rádio Nacional de São Paulo, em meados da década de 1950 e estouraram no sucesso. Rádio Record, TV Record e TV Tupi. Ficaram conhecidas como “Mineirinhas de Sacramento” e, nacionalmente, como “As Bonecas Que Cantam” não somente por sua beleza de mulheres do interior de Minas, mas pela voz afinadíssima.
Uma delas ficou conhecida como “a soprano (voz feminina aguda) mais afinada do mundo”, tendo se apresentado em diversos palcos pelo mundo a fora. Geisa se casou com Mário Zan (o maior sanfoneiro do Brasil) e desfez a dupla, mas ambas continuaram em carreira solo. Ainda no seu meio familiar, destacou o cantor Heleu Araújo, tio das Irmãs Celeste, que também fez sucesso na década de 1950 e 1960, especialmente com a música, Capricho Cigano (...)”.
Pelas redes sociais, Amir se comprometeu a buscar mais informações das Irmãs.  E indica até a página onde as músicas das sacramentanas podem ser curtidas: www.garagemmp3.com.br/duo-irmas-celeste. (Ver comentários na coluna De Olho  Na Rede)