Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Conquista ganha Delegacia Subseccional da OAB

Edição n° 1340 - 14 Dezembro 2012

Instalada na cidade de Conquista, na segunda-feira, 10, a Delegacia Subseccional da 116ª Subseção da OAB de Sacramento, tendo como patrono o advogado Eliseu Marques de Oliveira (foto), que, na mesma data, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário Conquistense, em comovente sessão da Câmara Municipal, reunida, extraordinariamente, no salão do fórum da comarca. A Subseccional de Conquista será coordenada pelo advogado João Paulo de Melo Borges.

A solenidade contou com a presença da advogada, Dora Cerchi, presidente da 116ª Subseção da OAB de Sacramento; Egmar Souza Ferraz, presidente da 13ª Subseção da OAB de Uberlândia, representando o presidente da OAB estadual, Luiz Cláudio da Silva Chaves; juiz Rui da Matta Costa, representando o juiz da Comarca de Conquista, Cícero  Francisco de Paula; o presidente da Câmara Municipal, Túlio Moreira dos Reis e demais vereadores; prefeita Vera Lúcia Guardieiro; advogada Ivone Regina Silva, Conselheira Seccional da OAB/MG, além da presença da classe dos advogados de Conquista e Sacramento, e serventuários da Justiça. 

A solenidade foi aberta pela advogada Dora Cerchi, que destacou a importância da Delegacia Subseccional para o advogado Conquistense, no ano em que a OAB de Sacramento completa 15 anos. O advogado Egmar Souza Ferraz, representando o presidente da Ordem Estadual procedeu a instalação, lembrando que a Delegacia chega com a reeleição do presidente Luiz Cláudio da Silva Chaves, que teve como lema de campanha, “Advogado Valorizado”. 

Coube ao vereador Reginaldo Rodrigues de Souza saudar o homenageado em nome da casa e, ao vereador presidente, Túlio Moreira Reis, outorgar-lhe o diploma. O advogado foi ainda saudado pelos colegas advogados, Ivone Regina Silva, representando a OAB de Sacramento, que enalteceu o trabalho de Eliseu no exercício da advocacia; o juiz de direito e amigo de infância, Rui da Matta Costa, enfocou a importância da delegacia para o bom exercício do Direito e sobre o título honorífico historiou suas origens que remontam ao Direito Romano, evocando efemérides dos amigos, na Conquista dos anos 50. A prefeita Vera Lúcia Guardieiro, amiga de infância do novo ilustre conquistense, também recordou as brincadeiras de criança e as alegrias vividas nas ruas da centenária cidade.  

Eliseu, claro, foi às lágrimas e com a voz entrecortada, agradecendo, em comovente discurso, lembrou os tempos vividos em Conquistas, as dificuldades vencidas, a batalha para estudar. “Eu estudava de manhã, à tarde trabalhava numa chácara, até às cinco horas. Chegava em casa, tomava banho e ia dormir até a meia noite, quando levantava e ia para a padaria ajudar meu irmão a assar os pães. Às cinco horas da manhã, saia com uma cesta para entregá-los. “Naquele tempo, ainda se podia colocar o pão nas janelas das casas e, às 7h00, estava na escola” - recordou e destacou o sofrimento com a perda da mãe e suas lutas para criar os nove filhos. Mas venceu. Eliseu agradeceu pela homenagem e falou de sua gratidão pela cidade.

 Em entrevista ao ET, Sílvinho Canassa, um dos vereadores com mais tempo de mandato, disse que  a instalação da Delegacia Subseccional é o primeiro grande passo para que a cidade tenha futuramente sua subseção. “Isso só vai valorizar os nossos advogados. Quanto ao título a Eliseu Marques, é uma justa homenagem, que só vem confirmar aquilo que ele é, porque há muito ele é conquistense”.  

Eliseu Marques de Oliveira, vice-presidente eleito da OAB/MG recém eleito é sangotardense de nascimento, mas viveu a infância e a juventude em Conquista, cidade que nunca esqueceu. Radicado em Uberlândia, Eliseu mantém fortes laços de amizade  na cidade que agora o adotou como filho.