Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Amir tem experiência única

Edição nº 1341 - 21 Dezembro 2012

O historiador Amir Salomão Jacob, atual secretário de Cultura e Turismo, viveu, recentemente, uma emoção ímpar, a troca do manto da imagenzinha milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio Paraíba, em 1717, que fica em local de destaque, na Basílica Nacional de Aparecida. Partilhando a notícia com amigos por emeio, diz Amir: “Nossa Senhora sempre me surpreende com seu amor. Tenho muitos e muitos fatos interessantes de sua atuação em minha vida. Coisas que, às vezes, me deixam perplexo”, diz.

Informa o secretário que ao visitar o Santuário, conheceu o Centro de Documentação e Memória, que funciona na torre da basílica, onde pretende desenvolver um trabalho de pesquisa. De acordo com Amir, reconhecido por Pe. Alberto Pasquoto, durante a missa das 9h00, foi convidado a dizer algumas palavras e a hospedar-se no convento da Congregação.

“- Relutei, a princípio, mas ele me disse: “Venha, porque Nossa Senhora tem um presente para você aqui, hoje!” À noite, o 'presente' de Nossa Senhora se mostrou: Era o dia em que, diante de poucas pessoas, previamente convidadas, e numa capela especial, a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida teria a troca de seu manto sagrado. Uma cerimônia de fazer chorar, tal a emoção”, recorda, descrevendo a cerimônia.

“- Bem atrás do nicho de ouro que os devotos a veem de dentro da Basílica, há uma capela pequena. Ali nos concentramos. Pouco depois, o nicho vai se voltando lentamente para dentro e a imagem é descida até junto de nós. Uma emoção sem par. Após a belíssima cerimônia da troca do manto, cada um dos presentes, de forma individual, tem alguns minutos diante da imagem sagrada, a mesma que os pescadores retiraram do rio Paraíba. Ali rezei por minha família, meus amigos, minha cidade e pedi pelos que sofrem”, conta, definindo o momento como um gesto de carinho de Nossa Senhora para com ele.