Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mulheres recebem homenagem da OAB

Edição n° 1258 - 20 Maio 2011

Christina Russel Mcsorley, Giovanna Taisse de Oliveira e Milene Estanislau Guimarães Chaves receberam em sessão solene realizada dia 13 último, no Salão Nobre 'Paulo da Graça Lima', do Paço Municipal, o Troféu OAB Mulher 2011, concedido, anualmente, pela 16ª Subsecção da OAB/Sacramento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março. As homenageadas foram indicadas, respectivamente, pelos diretores advogados da OAB, José Rosa Camilo, Dora Cerchi e Ivone Regina Silva. 

Outro ponto alto da solenidade do Dia da Mulher foi a instalação da Associação das Mulheres Órfãs (Amo) de Sacramento, idealizada pela juíza Roberta Rocha Fonseca e apoio da OAB local. A 'Amo' é constituída por mulheres que tiveram perda de filhos, irmãs, mães, enfim de familiares que sofreram algum tipo de perda e que através dessa dor poderão fazer o resgate daqueles que perderam a dignidade e se encontram na condição de condenado. 

A solenidade reuniu autoridades como Helena Delamônica, Diretora Secretária-Adjunta da Seccional da OAB/MG e Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Minas Gerais, representando o Presidente da OAB mineira, Luís Cláudio Silva Chaves; presidente da OAB local, Dora Cerchi; conselheira da OAB Mineira, Ivone Regina; o prefeito Wesley De Santi de Melo, representado na mesa pela primeira dama, Maria Tereza Abrate e Melo; o presidente da Câmara José Maria Sobrinho, também representado na mesa pela esposa Pollyana Avelar,  a juíza da 2ª Vara da Comarca, Roberta Rocha Fonseca e diretoria da OAB local e convidados, dentre eles, familiares e amigos das homenageadas.

A presidente Dora Cerchi abriu a solenidade destacando que “neste início da segunda década do terceiro milênio, a mulher continua a defrontar-se com crescentes desafios. Essa perspectiva aponta para um aumento de responsabilidade para a mulher na construção de novos paradigmas das relações humanas. E para conquistar seu verdadeiro espaço, a mulher tem vencido barreiras de preconceitos, pressões e resistências, construindo assim, um novo desempenho sócio-cultural e político”. 

Prosseguiu a presidente, afirmando que “o papel da mulher neste terceiro milênio, nada mais é, que a construção de uma nova visão do mundo, que a faz lidar com ideias e fatos que encontra de modo singular e inovador”.

Apontando diversos exemplos de mulheres, Dora Cerchi destacou o seu papel nos diversos segmentos da sociedade.  “Geramos a vida, somos mães, formamos lares, e somos donas de casa, camponesas, educadoras, costureiras ou empresárias. Somos operárias, cientistas, médicas, economistas. Somos advogadas, juízas, desembargadoras e ministras”, disse, ressaltando o seu futuro. 

“- Por tudo isto, almejamos um futuro com fé e esperança, lutando para que chegue o dia em que todos nós, já não tenhamos de enfrentar dificuldades e discriminações. Mas, que sejamos todas livres para expressar-nos, agir e compartilhar todos os benefícios da vida humana e do mercado de trabalho. Esperamos, enfim, um verdadeiro tempo de paz, em que a violência despareça da face da terra e homens e mulheres possam amar e ser amados”, ressaltou e encerrou cumprimentando as homenageadas e as mulheres presentes. 

A noite de solenidade na Câmara em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi abrilhantada por Luiz Alberto da Silva e Alex Juliano Rodrigues. A noite encerrou com um animado jantar dançante no Pacheco´s Bar oferecido às homenageadas e convidados.

 

Cristina, Giovanna e Milene, três mulheres, três histórias...

 

Três mulheres foram homenageadas com o Troféu OAB/Mulher 2011 por se destacarem nos serviços da advocacia ou filantropia na sociedade e coube a Ivone Regina Silva, Conselheira Seccional da OAB de Minas Gerais e Coordenadora Subseccional da Escola Superior de Advocacia a saudação a cada uma. 

Ivone sintetizou a grandeza do trabalho de dona Cristina Russel Mcsorley à frente da Creche Alexandre Simpson; a atuação jurídica e social da advogada Giovana Taisse de Oliveira e o dinamismo como mãe, esposa e profissional, que é a primeira dama do Conselho da Seccional da OAB de Minas Gerais, Milene Guimarães Estanislau Chaves.

 

Cristina, 

80, nasceu em Glasgow, na Escócia, em 22 de fevereiro de 1931. Lá viveu, cursou Enfemagem, especializou-se em Maternidade e iniciou trabalhando numa unidade cirúrgica. 

Sua doação ao outro aflorou-se ainda mais, em 1958, quando tomou conhecimento da necessidade de enfermeiras e parteiras no Brasil. Ela sentiu-se chamada a trabalhar no Brasil e não tardou. 

Em maio de 1960, desembarcou no Brasil, vindo residir em São Joaquim da Barra-SP, porém lá só se fixou após trabalhar no Hospital Santa Cecília, em Uberaba, onde iniciou o aprendizado da língua.

E, foi em São Joaquim, que Cristina conheceu o patrício, Leonard Nye que 

a convidou a vir para Sacramento, para ajudar a cuidar das 16 crianças que sua Igreja abrigava na Vila Alexandre Simpson (na fazenda localizada na Estrada da Gruta). Cristina não pensou duas vezes... 

E ainda hoje, aos 80 anos de idade, trabalha com crianças em regime de semi-internato na Creche Vila Alexandre Simpson, assistindo 70 crianças entre 0 a 6 anos. 

“Dª. Cristina, faz de sua vida uma bela, notável e comovente lição de doação e muito amor.(...) sua vida pessoal e o exercício de sua verdadeira missão na Creche Vila Alexandre Simpson, vividos e sustentados por essa fé profunda e incondicional em Deus, geraram essa convicção e a força de nosso reconhecimento, concedendo-lhe meritoriamente, por indicação do nobre colega vice-presidente, Dr. José Rosa Camilo o troféu OAB/MULHER – 2011”.

 

Giovanna, 

sacramentana, filha de Reinaldo Maia de Oliveira e Janete Aparecida de Oliveira, durante alguns anos residiu em Birigui (SP) e outras cidades do estado de São Paulo e do Paraná. 

Desde criança, Giovanna deu mostras a que veio. Estudiosa, filha exemplar, dedicada, e responsável, sem jamais precisar chamar-lhe a atenção para as tarefas escolares, sendo exemplo para os irmãos mais novos, Giuliano e Gislaine. Concluindo o ensino médio, ingressou no curso de Direito em Franca e retornou a Sacramento, onde iniciou na advocacia, atuando, como os demais advogados, dentro dos mais rígidos padrões éticos e as mais rigorosas exigências da moralidade e da autêntica representação popular. Sua conduta fê-la ocupar vários cargos na diretoria na 116ª Subseção. 

Paralelamente à advocacia, Giovanna está sempre pronta a ajudar o próximo, sobremaneira, às instituições filantrópicas da cidade, exercendo atualmente o cargo de tesoureira da CIJU São Vicente de Paulo. 

“ Giovanna é uma pequena mulher mas de grandes atitudes, determinada, sincera, cheia de vida, alegre e divertida.(...) Pela seriedade no comportar-se sempre no exercício do Direito e das múltiplas modalidades de cargos impostos pela indelével vocação social,e que geraram as elevadas e justas razões de sua escolha para a honrosa e reconhecidamente, ser agraciada com o troféu “OAB MULHER 2011”.

 

Millene, 

46, nasceu em Conselheiro Lafaiete,onde residiu até os três anos até a família mudar para São Paulo, onde estudou o ensino fundamental no Colégio Singular em Santo André-SP, mas vivendo uma infância ativa e na prática de esportes, seu maior hobby. 

Órfã de mãe, aos 15 anos, o pai decide voltar às Minas Gerais, fixando-se em Belo Horizonte com Millene e os filhos menores, para contar com a ajuda dos avós maternos e paternos. E foi lá que Millene concluiu o ensino médio, mas já trabalhava, o que o fez até dois anos após o casamento com Luiz Cláudio, em 1988. É a mãe dedicada de Mariana e Bernardo. “Casaram-se justamente quando Dr. Luis Cláudio criou a OAB Jovem, tornando-se seu primeiro Presidente. Desde então, Millene também não se desvinculou da OAB. (...) Millene é uma esposa exemplar, amiga e companheira de todas as horas.

Mãe carinhosa, paciente e abnegada. Dotada de personalidade forte, experiente, determinada, prestativa e atuante na atual gestão, ao lado de nosso Presidente, auxiliando-o. Exercendo com eficiência as atividades do cargo de primeira dama da OAB mineira, especialmente junto às Comissões da OAB Mulher, de Eventos e do Direitos do Consumidor”. 

Millene é atualmente assessora do advogado e vereador Joel Moreira, que exerce também o cargo de Presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB. “Por tudo isto, Millena, além da excepcional capacidade de cativar a todos que têm o privilégio de conhecê-la,constituem penhor seguro da nossa indicação para justa e meritoriamente ser agraciada com o troféu OAB Mulher 2011, da 116ª Subseção da OAB de Sacramento”.

 

Para juíza, APAC é um ganho social para Sacramento

 

A 'Amo' tem entre seus objetivos, segundo a juíza Roberta Fonseca, “a participação da comunidade, recuperando, ajudando o recuperando, trabalho, religião, assistência jurídica, assistência à saúde, valorização humana, família, serviço voluntário, centro de reintegração social, mérito e jornada de libertação com Cristo.

A associação vista ainda, “proporcionar assistência de forma abrangente, seja material, psicológica, médica, odontológica, jurídica e educacional; utilizar a religião, com liberdade de culto, esta, aqui, desempenha um papel fundamental para a recuperação almejada, visando "matar o criminoso e salvar o homem"; estimular laços de solidariedade e ainda observar para que o recuperando permaneça junto aos familiares ao longo do cumprimento da pena, acompanhado pelo voluntariado local durante seu processo evolutivo até se tornar apta à sua reintegração na sociedade. 

A juíza destacou que a APAC é um ganho social para Sacramento e encerrou citando versos de Cora Coralina :“Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas...”

Compõem a primeira diretora da Associação das Mulheres Órfãs, as seguintes senhoras: Presidente: Mariângela Zago, vice-presidente: Maria Madalena Devós Ferreira, Secretárias Cirlene da Glória Melo Borges e Audice D´Arc Rosa Camilo, Tesoureiras: Marilese Almeida Pacheco e Maria Madalena Braga. No Conselho Fiscal estão: Beatriz Alves Almeida, Erotildes Nascimento, Perpétua Eugênia Mota de Oliveira, Iolanda Silva Vieira, Creusa Rosa Ramos. 

 

Associação das Mulheres Órfãs

 

A juíza Roberta Rocha Fonseca, diretora do foro da comarca, com o apoio da OAB local, criou em Sacramento a Associação das Mulheres Órfãs (Amo). A posse de sua primeira diretoria aconteceu na noite do último dia 13, no Paço Municipal, por ocasião da entrega do troféu OAB Mulher.  A 'Amo' é constituída por mulheres que tiveram perda de filhos, irmãs, mães, enfim de familiares que sofreram algum tipo de perda e que através dessa dor poderão fazer o resgate daqueles que perderam a dignidade e se encontram na condição de condenado. 

Na palestra proferida, a juíza Roberta justificou que a ideia surgiu a partir de um dos pilares da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC. “Esta instituição é o trabalho voluntário e o trabalho da comunidade na recuperação dos condenados, aliviando a responsabilidade única e exclusiva do Estado, com a mentalidade de que a participação da comunidade é essencial para proporcionar a recuperação do infrator, porque ninguém nasce criminoso. O condenado é criado no seio da sociedade, por isso a sociedade tem a obrigação de recuperá-lo”, disse.

Prosseguiu a juíza explicando que a Associação das Mulheres Órfãs será uma entidade jurídica sem fins lucrativos, que prestará serviços junto à APAC da Comarca. “A Associação será composta por membros da sociedade. Inicialmente, captamos as pessoas que sofreram perdas, mas qualquer outra pessoa pode fazer parte como voluntário”, esclareceu, ressaltando os 12 pilares da instituição.

 

“Todas as mulheres estão trabalhando para a construção de um mundo melhor”

 

Helena Delamônica, Secretária-Adjunta da Seccional da OAB/MG e Presidenta da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Minas Gerais, fez o encerramento.

Com uma simpatia impar, falou do papel da mulher hoje, não só na área jurídica mas como um todo. “Não só Dona Cristina, as advogadas, enfim todas as mulheres, todas, todas estão trabalhando para a construção de um mundo melhor e também buscando uma inserção maior da mulher nos espaços sociais, comerciais, empresariais”, frisou, e, em nome do presidente Luiz Cláudio, destacou: “Que nós possamos através da OAB, cada dia mais ter um fortalecimento da cidadania com a nossa participação na qualidade de advogados defendendo os bens maiores das pessoas, isto é, a defesa do patrimônio, a liberdade e a honra”. 

Questionada se a mulher de fato conquistou seu espaço, Delamônica admite que sim, mas ainda falta muito para chegar ao ideal. “Tivemos muitos avanços, mas lamentavelmente nossa participação nas decisões, no poder ainda é muito pequena. Temos que compartilhar mais do poder, das decisões”, disse, mostrando alguns dados. 

“ - Na OAB, por exemplo, são 195 subseções e só temos 29 mulheres presidentes. No Brasil inteiro, não há nenhuma mulher na presidência de OABs. Existem mulheres nas diretorias, mas não na presidência. Na OAB de Minas Gerais com 80 anos, eu sou a segunda mulher a ocupar um cargo de presidente. As coisas estão melhorando, temos no Rio de Janeiro uma mulher à frente da Polícia Civil, temos a primeira presentes, ou seja, estamos caminhando, mas ainda falta muito”.