Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Moradores querem área verde na praça do Rosário

Edição n° 1215 - 23 Julho 2010

“Onde será a área verde da praça do Rosário?”. “As árvores serão cortadas”? Esses são questionamentos dos moradores do bairro do Rosário, que olham, olham as obras e ainda não conseguiram descobrir se haverá área verde. E agora estão alarmados com a notícia do provável corte das árvores. “O projeto transformou o pequeno jardim existente em um enorme pátio calçado. E todos pensávamos que iriam acabar com a plataforma elevada no centro da praça. A gente está vendo que vai continuar na mesma altura. E agora vem a notícia que vão cortar as belas árvores, o que podemos fazer?” , perguntaram aos repórteres que estavam fazendo uma matéria no local.  

Para responder a estas perguntas, o ET foi ter com o engenheiro responsável, Sergio Alves Araújo. “O projeto aprovado é de 2008, ainda do governo anterior, e por isso, não tivemos como mudar. Apenas sofreu algumas alterações exigidas pela Caixa Econômica Federal, como rampas de acessibilidade para cadeirantes, justamente para aquele elevado”, disse o engenheiro. 

Segundo Sérgio, o elevado vai continuar, mas com adequações. Serão retirados os degraus e, no lugar deles, haverá grama. Será um jardim, com  bancos ornamentais de ferro, com encosto. Não haverá degrau nenhum, haverá uma rampa de acesso para todos. Nos cantos do elevado há três árvores grandes que serão cortadas. Eram quatro, está faltando uma. Ali serão plantadas outras árvores”, explicou. 

A rua que atravessava a praça na frente da Igreja de N. Sra. do Rosário desapareceu estendendo a área livre calçada com pedras de basalto rosa, da região. Resgatando a tradição, será colocado na praça um antigo cruzeiro que ali existia antigamente. A praça será estendida até a rua paralela ao posto, onde haverá uma rotatória, desaparecendo também aquele ponto de taxi. 

 “- Infelizmente, não podemos arrancar tudo aqui, rebaixar o elevado ao nível do solo, o projeto não é nosso”, disse Sérgio, informando que reforma da praça, que foi orçada em  R$ 154 mil,  para ser aprovada, passou para R$ 110 mil.