Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Copão de Vôlei movimenta cidade

Edição nº 1657 - 11 de Janeiro de 2019

A Prefeitura de Sacramento, através da União Recreativa Sacramentana (URS) e Secretaria de Esportes realiza, de 7 a 24 de janeiro, no Ginásio Mário  Antônio de Almeida (Quadra do Rosário), o I Copão de Vôlei de Sacramento, reunindo atletas dos projetos Viva Vôlei e Meninas de Ouro. Os primeiros eventos realizados dentro da modalidade  eram denominados de Fest Vôlei.  Aberto nessa segunda-feira 7, com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo; presidente da Câmara Municipal Matheus Bizinoto; presidente da URS, Thallys Andrey Nunes Rodrigues; secretário de Esportes, Marcio Luiz de Freitas, entre outras autoridades e famílias das atletas. 

 

 

Estou muito feliz por estar resgatando o vôlei na nossa cidade

 

De acordo com a Profa. Maria Bethânia Silva Melo, técnica do projeto, o Copão está sendo realizado em duas categorias femininas: a adulta, com cerca de 50 atletas e a de atletas entre 12 a 14 anos. Para Bethânia, ambas as categorias são formadas por atletas de muito talento. “Pelo fato de serem atletas de grande talento, esperamos que seja um grande campeonato, que tenha muitas alegria e que as meninas possam se divertir e  aprender os valores do esporte”, desejou, informando que o projeto conta hoje com 160 atletas.

“Mas queremos no futuro, aumentar esse número, principalmente do adulto, que tem uma grande procura. Acredito que a partir do mês de fevereiro vamos poder abrir mais vagas. E estou muito feliz por estar resgatando o vôlei na nossa cidade e de estar com a meninada no Viva Vôlei. É através do esporte, que podemos mudar a realidade de muitas pessoas para melhor. Esporte é saúde, é educação, é solidariedade, é transformação. O esporte é escola da vida, é amor, é construção!”, disse mais, agradecendo.

 “- Minha eterna gratidão a todos que integram o Governo Municipal, especialmente àqueles que não medem esforços para contribuir com o esporte”. Aos pais, conclamou: “Desejo que abracem suas filhas, compartilhem cada vitória e cada alegria, ajudem-nas a superar desafios e nunca as deixem desistir diante das dificuldades. Juntos somos forte, somos mais que um time”! 

Coube à atleta Camila Lima, da categoria adulta, a saudação em nome das equipes: “Toda solenidade de abertura, por mais simples que seja, é um momento especial. É um ato que representa uma gratificação enorme pelo trabalho realizado e este momento não é diferente”. 

Camila recordou os antigos treinos, competições diversas,  viagens,  vitórias e derrotas e,  falando o Copão em si, frisou: “Espero que além dos jogos e de toda  a diversão, nós possamos dividir nossas experiências e incentivar todas as crianças  e jovens, que assim como nós, um dia, estivemos aqui, num caminho que só esporte pode proporcionar”. Finalizou, parabenizando Bethânia, sua mãe, “por não desistir de seus sonhos”.

Representando o grupo das atletas adultas, campeã mineira juvenil nos anos 90, a atleta Ana Bárbara Cerchi Loyola, que começou no vôlei aos nove anos com a técnica Bethânia, também deixou sua mensagem, enaltecendo o valor do esporte em sua vida. 

“A prática de esporte está muito relacionada à saúde e ao bem estar físico e mental, mas pra mim, vejo que aprendi muito mais. O esporte me ensinou a ter comprometimento, dedicação e disciplina, a buscar sempre o nosso melhor e, para isso, é preciso muita responsabilidade. Características essas que ajudam, e muito, na educação e formação da personalidade de uma criança ou adolescente. Além do que, no vôlei, como em outros esportes coletivos, temos que aprender a conviver com inúmeras pessoas, muitas vezes diferentes da gente, e, mais do que conviver, nós precisamos dessas pessoas, pois somos um time e sozinhos não conseguimos nada!”.

 

 O Viva Vôlei é um projeto da Federação Mineira de Voleibol (FMV) e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que iniciou em Sacramento em meados do segundo semestre de 2018, graças a Tomás Mendes Perdigão, presidente da Federação Mineira de Voleibol, que incluiu Sacramento entre uma das quatro cidades do estado a ganhar o projeto. 

Secretário de Esportes comemora o bom desempenho do esporte na cidade 
O secretário de Esportes Márcio Luiz de Freitas se diz realizado com o andamento das práticas esportivas na cidade, depois da contratação da Profa. Maria Bethânia Silva Melo. 
“Ao assumirmos a secretaria, ficávamos tristes ao vermos um Ginásio de Esportes Mário Almeida, mais conhecido como o Póli do Rosário, deste tamanho, com essa estrutura, porém vazio. E o que faltava? Apenas uma articulação, esquecer a velha política e contratar profissionais que podem trazer o desenvolvimento esportivo para Sacramento. E foi com essa visão, que, com o prefeito Baguá e o vice Juninho Trevisan vimos a necessidade e a importância de trazermos Bethânia para Sacramento, porque sabíamos que com ela, as coisas funcionam, por sua capacidade  e sua vontade em fazer as coisas em prol das crianças e jovens da nossa cidade”, reconheceu Marzola, finalizando:
“- Já dois grandes eventos marcam essa nova fase do vôlei sacramentano: o lançamento do projeto Viva Vôlei, conseguido através da Federação Mineira de Vôlei, que escolheu Sacramento para sediar um dos quatro projetos autorizados no estado; e, agora, a abertura do I Copão de Vôlei de Sacramento, que poderá se tornar tradição, como hoje é o Copão de Futsal. Esta noite, portanto, estamos com o prefeito Baguá, os presidentes Thalys, da URS e da Câmara Matheus Bizinoto, demais autoridades e pais para darmos, com muita honra, o saque inicial deste grande evento”.
“Vocês são o motivo de estarmos aqui hoje” 

O Presidente da URS, Thallys Andrey Nunes Rodrigues, afirmando que as atletas do Viva Vôlei são o motivo das autoridades estarem ali prestigiando o evento. “Primeiro, contratamos a Profa. Bethânia para trazer toda sua competência e boa vontade. Mas de nada adiantaria nossa boa vontade se não tivéssemos  vocês, sem o carinho, a participação, a confiança e autorização dos pais, para isso acontecer”, disse, augurando sucesso. “Que este seja o primeiro de muitos campeonatos e atividades esportivas nesta modalidade em Sacramento, destacou, agradecendo o apoio de todos.  
O vereador Matheus Fonseca Bizinoto,  presidente da Câmara no seu pronunciamento lembrou a importância do esporte na formação do ser humano e parabenizou a todos pelo investimento no esporte local. 
Encerrando a solenidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo, na sua mensagem parabenizou a professora Bethânia, pelo trabalho na cidade, reconhecendo que a coordenadora está fazendo um trabalho muito bom à cidade. “A base já existe e foi também um trabalho seu, iniciado há alguns anos, que formou atletas que hoje ocupam o espaço nacional em várias equipes de ponta, inclusive com participação na seleção nacional de vôlei”, reconheceu, enaltecendo também o projeto Viva Vôlei. 
“- A base está agora sendo refeita com esse projeto Viva Vôlei, através de uma parceria entre a Prefeitura e a Federação Mineira de Voleibol, a quem agradecemos, na pessoa de seu presidente, por escolher Sacramento para sediar uma das quatro sedes abertas no estado. Vamos, com certeza, com a participação de Bethânia e de todas as pessoas envolvidas no projeto, formar grandes atletas para o Brasil.  Sinto-me, portanto, muito feliz por participar da abertura deste Copão de Vôlei, que é o primeiro de muitas outras atividades e eventos que virão. Parabéns e bons jogos a todos”.