Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1632 - 20 de Julho de 2018

Cidade está pronta para sediar  Jimi a partir desta terça-feira

Sacramento recebe a partir desta segunda-feira 24, mais de 600 atletas de 18 cidades mineiras para viver uma semana intensa de atividades esportivas em mais uma edição dos Jogos do Interior de Minas, JIMI 2018. A abertura oficial, com desfile e apresentação das delegações, acontece na terça-feira 25, às 18h30 no Marquezinho, mas antes, a partir das 8h00, serão disputados 28 jogos. 

Serão mais de 100 jogos realizados em cinco quadras/ginásios esportivos da cidade, no período de 25 a 29 (terça-feira a domingo) e reunindo 67 equipes divididas em quatro modalidades: 

- 10 de basquete masculino;

- 10 de futsal feminino;

- 16 de futsal masculino;

- 5 de handebol feminino;

- 9 de handebol masculino;

- 7 de vôlei feminino e 

-10 de vôlei masculino, das cidades de Araguari,  Arapoã, Araxá, Arinos,  Campos Altos, Capo Florido, Capinópolis, Chapada Gaúcha,  Coromandel, Ibiá, Monte Carmelo, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Perdizes, Uberaba, Uberlândia,  Veríssimo.

O Poliesportivo Marquezinho abre suas portas para o futsal masculino e uma partida de basquete masculino; na quadra João Benvindo (Santo Antônio) serão disputados os jogos de fustal feminino; na quadra da escola técnica  Carolina Maria de Jesus,  os jogos de basquete masculino;  a quadra Sebastião Bernardes de Rezende (Areião) receberá os jogos  de handebol masculino  e feminino e a  quadra  Mário Antônio  de Almeida (Rosário), os jogos de vôlei feminino e masculino. 

Sacramento participa do JIMI com as modalidades basquete masculino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino e vôlei feminino e masculino

 

Final do Copão de Inverno é neste sábado

O ginásio Marquezinho abre as suas portas neste sábado, a partir das 14h, para a final do Copão de Inverno  sub-13, sub-15, Grupo B e Grupo A e, para abrilhantar a tarde desportiva, às 16h, um amistoso feminino.

Às 14h estarão na quadra as equipes sub-13, APAFS x João XXIII

Às 15h, disputa da final Sub 15 entre as equipes APAFS x EM Dr. João Cordeiro

Às 16h,  amistoso feminino entre as equipes Azul x Vermelha

Ás 17h começa a final da categoria adulta, o Grupo B, cujos finalistas saem da semifinal que será disputada na noite desta sexta-feira 20: às 19h, Realce Acess/Mirim Repres. x Só Capim Canela e, às 20h, Imperial Cafeteria/Villa Bar x Lalau United FC. 

E fechando a temporada do Copão de Inverno, às  18h, entram em campo as equipes do grupo de elite: Termir/Lumens Engenharia x TJ-P/Café Marques da Costa. 

A disputa do título de artilheiro até agora está entre os seguintes atletas: sub-13, 04 gols, Thiago Fernandes, do João  XXIII e Fernando Camilo e Lucas Mora (Apafs), com 3. No sub-12, Eduardo Moura (Apafs) reina absoluto  com 17 gols, cinco a mais que o segundo lugar e está fora da disputa. 

 No Grupo B, a disputa está entre Igor Vinícius (Só Capim Canela/PSA), com 11 gols e  

Tulio Bigi (Realce Acessórios/Mirim Representações), com 9. 

 

E, no grupo A, a dispua está entre três atletas da (Termir/Lumens Engenharia), Eduardo Xavier com 8 gols,  Luis Guilherme com 7 e,  Leandro de Paula com 6. 


ALMG aprova  PEC do piso nacional para educação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC49), que prevê o pagamento do piso nacional da educação aos servidores estaduais, foi aprovada em 1° turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião extraordinária, na manhã dessa terça-feira 17,  acompanhada por servidores, dentre eles, a presidenta do SindUTE local, Augusta Furtado. A proposta, aprovada por unanimidade dos 69 deputados presentes, está prevista para ser votada em segundo e último turno na próxima quarta-feira, dia 25.

A PEC 49, de autoria do deputado Rogério Correia  e assinada por outros 72 parlamentares, que recebeu parecer favorável da Comissão de  Constituição e Justiça, no dia 3 de maio, foi aprovada em 12 de junho, na forma do substitutivo n° 1 da Comissão Especial, formada para analisar a proposição. O substitutivo n° 1 teve como objetivo suprimir a menção às leis federais, presente no texto original, como forma de evitar algum problema, caso algum dia sejam revogadas. 

Dessa forma, o texto aprovado inclui o artigo 201-A à Constituição do Estado determinando que o vencimento inicial das carreiras dos profissionais de magistério da educação básica não será inferior ao valor integral vigente, com as atualizações, do piso salarial profissional nacional dos profissionais do magistério público da educação básica previsto no inciso VIII do caput do artigo 206 da Constituição da República. 

O substitutivo inclui também dois parágrafos. O parágrafo 1º estabelece que a remuneração integral do piso será concedida para profissionais com jornada de trabalho de 24 horas-aula semanais e o parágrafo 2º assegura os reajustes na mesma periodicidade e percentual adotados na atualização do piso nacional e nomeia as oito carreiras que integram o Grupo de Atividades de Educação Básica do Estado. 

 

São eles: Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista de Educação Básica (AEB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Técnico da Educação (TDE), Analista Educacional (ANE), Assistente de Educação (ASE) e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).