Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Diretor do CAS está empenhado no resgate da história do clube

Edição nº 1630 - 06 de Julho de 2018

O empresário Fabiano Resende Rodrigues, Diretor Esportivo do Clube Atlético Sacramentano (CAS) vem realizando um minucioso trabalho de coleta de objetos, fotos, notícias antigas para montar o museu do CAS, entidade  esportiva, que segundo a história, completou 100 anos em 2017. 

E a descoberta do centenário do clube se deu por acaso, conforme relata  Fabiano, que fala de como nasceu a ideia de reunir a história. “A ideia nasceu no ano passado, no final do Amadorão, quando chegou às minhas mãos,   uma pasta catálogo com vária fotos antigas do clube e foi através dessa pasta, pude constatar que em 2017, que o CAS completou 100 anos. E aí me dei conta da dimensão dessa história, que não conhecemos   e a importância do clube para a cidade e região. E, como sou apaixonado pelo clube, resolvi começar a juntar essa história, através de fotos, objetos, notícias, para organizarmos o Museu do CAS e comemorar o seu centenário”. 

De acordo com Fabiano, hoje, o clube não tem um local para expor o acervo já reunido, mas a questão já está solucionada, a exposição será no plenário da Câmara.  “Isso não é material para ficar guardado em casa, isso é história e tem que ficar exposta, ser mostrada. Então nossa ideia é fazer uma exposição no salão da Câmara  Municipal  com o que já reunimos e só falta  estar definido a data,  tão logo encerre o campeonato”, informa e faz um apelo para quem possuir fotos, objetos, notícias antigas relativas ao CAS,  devem entrar em contado com ele mesmo na Papelaria Visafi. “Acreditamos que há muita coisa ainda que podemos   reunir. Para se ter ideia, temos a bola do primeiro gol em 1952, no Estádio Dr. João Cordeiro, sede do CAS e a chuteira do autor do primeiro gol”, marcado por Mário José de Almeida.

Fabiano    prossegue informando parte das  preciosidades encontradas até agora: “Recentemente recuperamos os uniformes do primeiro time de vôlei do CAS, que se encontravam numas caixas antigas num canto de um dos cômodos do Estádio Dr. João Cordeiro, sede do CAS desde 1951. Todas as camisas de algodão puro,  que por incrível que pareça,  estão em perfeito estado. Também  vários troféus, muitos bastante antigos, e que estão sendo restaurados, devido ao excesso de ferrugem, alguns quebrados, alguns bem danificados, mas que estão sendo recuperados e depois serão guardados com  os troféus da atualidade”, ressalta, destacando que, “parte deste acervo,  estava, digamos entre aspas guardado, se é que podemos dizer guardados, mas  não foram cuidados. Ficaram ali no clube,  numa sala ao lado dos vestiários, onde se guardava de tudo: livros, documentos, fotos, troféus, coisas antigas, tudo dentro de caixas de papelão, que ninguém olhava, ninguém cuidava. E  numa dessas caixas me deparei com as camisas do time de vôlei, os troféus. Foi uma surpresa, porque eu, particularmente, não sabia dessas coisas lá e que hoje estão limpas, lavadas e guardadas com o maior carinho”.  

 

CAS foi criado em 1917

De acordo com a história do CAS na página no facebook,  O alvinegrego Clube Atlético Sacramento teria sido criado em 1917, por Odorico Tormin. Diz o relato histórico, que o manejo da bola começou, em Sacramento  em aproximadamente em 1911 a 1912. E, “Odorico Tormim, homem de iniciativas que viajava constantemente para São Paulo a negócios de cereais, apoiado pelo prefeito Coronel José Afonso de Almeida resolveram construir um campo para os jovens da nossa terrinha. Ao terminarem o campo no Alto da Estação dos Bondes, foi preciso que organizasse um clube, e assim surgiu, sob o tão elevado sentimento de esportividade,  o glorioso Clube Atlético Sacramentano. Em 1917, sob a liderança de Odorico Tormim, vários jovens organizaram essa agremiação com as cores preta e branca. O Clube Atlético Sacramentano, foi estrear em Uberaba, no dia 6 de janeiro de 1918, contra o Uberaba Sport. No dia 20 de outubro do mesmo ano, o Uberaba Sport veio a Sacramento, e o C.A.S teve sua primeira vitória 2 x 1. O primeiro gol foi marcado por Zezinho Buta e o segundo por Nenzo Belém”. (www.facebook.com/pg/AtleticoSacramentano)