Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição nº 1591 - 06 de Outubro de 2017

Sacramento se prepara para implantar projeto Seleções do Futuro

Sacramento é uma das 11 cidades mineiras, incluindo a capital Belo Horizonte,  contempladas com o projeto Seleções do Futuro,  do Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. De acordo com o secretário da pasta, Gustavo Perrella, Minas foi escolhida para implantação do projeto piloto do 'Seleções do Futuro' e, segundo o Ministério, a liberação dos convênios foi feita por meio de emendas de parlamentares mineiros.

 Além de BH e Sacramento, foram também contempladas as cidades de Monte Alegre de Minas, Engenheiro Caldas, Brasópolis, Nova Ponte, Centralina, Canápolis, Itapagipe, Perdigão e Minas Nova. Belo Horizonte terá quatro núcleos, Sacramento e as demais cidades, apenas um núcleo. O valor do convênio é de R$ 165mil reais e os contratos têm a duração de 15 meses.

 O Seleções do Futuro vai receber crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, e terá uma metodologia de treinos e estudos especiais, inclusive para a preparação dos treinadores e educadores que acompanharão os jovens nos trabalhos. 

 O lançamento oficial do projeto aconteceu nessa quinta-feira 5, às 19h, em Belo Horizonte, mas desde a terça-feira 3, o secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas e os técnicos Fernando Oliveira Martins e Leonardo Pereira, encontravam-se em BH, participando do curso ministrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para conhecimento e domínio do projeto. 

De BH, o secretário Márcio Marzola comemorou a conquista para a cidade. “Vamos atender cerca de 200 crianças e jovens entre  6 a 16 anos e estamos com uma grande expectativa com este projeto, que vai ajudar a formar bons cidadãos para a nossa cidade”.

 

 Diogo Netto, Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, que ministrou o treinamento, também falou com o ET. “Estamos desde a terça-feira ministrando o curso de capacitação da metodologia de ensino CBF Social para 25 pessoas de dez cidades diferentes. A metodologia de ensino CBF Social é embasada  nas dez habilidades de vida da ONU, por exemplo empatia, como lidar com o estresse, relações interpessoais, dentre outros. Tivemos a parte teórica na terça e nessa quarta e quinta a parte prática. E à noite, 19h, teremos o lançamento oficial do Projeto realizado em parceria entre o Ministério do Esporte e CBF e a partir do lançamento ele será implementado e difundido em todo o pais. Minas Gerais é pioneira no projeto”.

Sacramento se prepara para a etapa estadual do JIMI 
Na próxima semana, no período de 11 a 15, os atletas do futsal estarão em Lavras  disputando a etapa Estadual  dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), que reúne oito equipes classificadas na etapa regional: Além de Sacramento, que está na chave B, com Goianá,  Nova Lima e Itaobim, outras quatro compõem a chave A:  Governador Valadares, Arcos, Lavras e Montes Claros.
 Compõem a equipe sacramentana de Futsal os atletas: Abinael da Silva, Afrânio Marques, Alexandre Luiz dos Santos, Anderson Luiz da Silva, Bruno Sousa Barbosa, Clarkson Leandro Pereira, Clebison Oliveira, Cleyton Inácio, Danilo Cristiano de Faria, Douglas Michael Alves Lopes da Cunha, Eduardo Cury Xavier, Gustavo Mião, Helber Henrique Borges, Igor de Oliveira Eusébio, Julliender Batista, Leandro de Paula Martins,  Luis Guilherme Ferreira, Marcelo Fernandes Frois, Milton Caixeta, Nairon Bonette, Rogério Rodrigues, Valdeir Júnior e Vinícius Marques Soares. Fernando Oliveira Martins é o Técnico e Arthur Pereirinha Neto,  o auxiliar técnico, inscrito. 
Os jogos...
Sacramento estreia na quarta-feira 11, jogando às 15h30, no Lavras Tênis Clube, contra Itaobim.  Na quinta-feira 12, pega Nova Lima às 16h30 e, na sexta-feira 13, enfrenta Goianá, no último jogo da fase classificatória. Os jogos do sábado 14 e domingo 15, dependem dos resultados da  classificação das equipes.
Além dos jogos coletivos, a etapa estadual do JIMI, conta também com competições dos esportes individuais e PCD (pessoas com deficiência) nas seguintes modalidades: atletismo convencional e PCD, natação convencional e PCD, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas.
Campeonato Veteranos entra na reta final 
Nessa sexta-feira 6, a partir das 19h, na AABB, os dois últimos jogos da fase classificatória do  Campeonato Society Veteranos, definirá as duas últimas vagas para as quartas de final. AABB x PM Rifaina e João XXIII x XIII de Maio. 
AABB, na chave A, vem em segundo lugar com 7 pontos e,  caso vença a PM de Rifaina, com no mínimo quatro gols de diferença, assumirá a liderança,  empurrando o Conquista Master para o segundo lugar.  O líder da chave, AABB ou Conquista,  pegará nas quartas de final o vencedor do jogo João XXIII x 13 de Maio. 
Destaque-se que o 13 de Maio tem apenas 3 pontos, mas tem a  vantagem de três derrotas do adversário e a PM Rifaina também não pontuou, ainda. 
Já estão classificados para as quartas, Carequinha Bar (3ºA), Areião (4ºA), EC Marianos (1ºB), Imperial Cafeteria (2ºB) e Engenheiro Lisboa  (3ºB). 
 Os resultados das três últimas rodadas, na sexta-feira, sábado e nessa quarta-feira,  foram os seguintes: 
Engenheiro Lisboa 4x2 João XXIII; 
Carequinha Bar 3x2 Areião; 
13 de Maio 1x2 Imperial Cafeteria
PM Rifaina 2x5 Conquista Master
Carequinha Bar 4x1 PM Rifaina 
Nessa sexta-feira, na AABB,  jogos decisivos para a Classificação: '9h, AABB x PM Rifaina; 20h, João XXIII x 13 de Maio.
Ruralão: Fazendinha estreia com goleada
A equipe da Fazendinha (chave B) estreou no Ruralão no último domingo 1º com uma goleada histórica de 8x0 na equipe da Fazenda Cipó. E a DER também saiu na frente na estreia, vencendo a Divisa por 3x1.
  Na chave A, Sete Voltas 2 e Tamanduá terminaram empatados, 2x2 e, o Atlético  Quenta Sol perdeu o segundo jogo, dessa vez para o Pinheiros, 3x1.
Neste domingo 8, mais dois jogos no  campo do Desemboque. Ás 13h45, Tamanduá x Sete Voltas 1 e, às 15h45, Desemboque x Pinheiros.