Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CAS perde título nos pênaltis

Edição nº 1584 - 18 de Agosto de 2017

A final do Amadorão no último domingo 13, foi marcado por muita expectativa, sufoco, emoção e euforia que tomaram conta das torcidas, dos dirigentes das equipes e até dos atletas, por que não?  Até que o Panela Futebol Clube soltou o gripo de “bicampeão” e correu para o abraço.

 Foi uma grande final, que começou com o CAS e Panela firmes em seus propósitos depois do empate por 1x1 no primeiro jogo. O jogo começa indefinido, ambas as equipes mostrando garra desde o começo do jogo. O Panela abriu o placar e ainda no primeiro tempo, o CAS igualou o placar, 1x1. 

No segundo tempo, as equipes entraram pra valer. Foi lá é cá, prevalecendo o desempenho das defesas. E assim perrman4eceu até o final da fase complementar, prevalecendo o 1x1. Como ninguém balançou a rede com um segundo gol, e ambas as equipes tinham o mesmo saldo de gols, restava a cobrança de pênaltis, sem prorrogação, conforme o previsto no regulamento. E foi aí que o goleiro Viola (Gustavo Vicentini Zandonaide), do Panela, fez a diferença ao defender duas cobranças dos atleticanos. E fechou o placar, Panela 5, CAS 3, graças à garra do goleiro que recebeu com justiça, pelas defesas, o título de Atleta Destaque do Amadorão 2017.

 As outras duas  premiações individuais foram para o Treze de Maio A: Melhor Defesa para Thiago Zandonaide Pavanelli e Artilheiro, para João Donizete com 11 gols. 

Panela Futebol Clube  sagrou-se campeã com os atletas Jonathan Robert, Paulo Sudário Filho, Carlos Mião, Marcos Júnior, Vanderson Santos, Paulo Ferreira, Wallace Michael, Sudário Filho, Leandro Martins, Danilo Vicente, Emanuel Tolentino, José Fernando, Victor César, Weder Martins, Gustavo Zandonaide, Leonardo Oliveira, Marcelo Oliveira, Michel Gonzaga, Diogo Garcia, Richard Valerine, Danilo Carlos e Vitor Lemos, comandados pelo treinador Robervani Borges e o auxiliar Leandro Pires.

O Clube Atlético Sacramentano (CAS) comandado pelo técnico Fabiano Rezende Rodrigues e Wagner Bizinoto, foi vice-campeão com os atletas: Luis Guilherme, Eduardo Xavier, Douglas Justino, Waldir Júnior, Douglas Euripedes, Thales Eduardo, Murilo Lacerda, Paulo Mattioli, Jorge Henrique, Kaike Barra, Douglas Michael, Carlos Rogério, Robson de Jesus, Gabriel Rodrigues, Alicleiton Elias, Cristian Spereta, Guilherme Sávio, Caio Andrade, Leomarques Peres, Vinícius Fontelas, Raimundo Filho e Thiago Santos. 

 

Amadorão tem saldo negativo de atletas suspensos 

A eliminação das equipes, Os Meninos da Vila e PSA, por não comparecerem aos jogos marcados (WO), rendeu a suspensão de 31 atletas na edição 2017 do Amadorão, sendo 13 atletas do PSA e 18  de Os Meninos da Vila. Some-se a esses atletas, Carlos Henrique Mião, que cumpre suspensão  de dois anos, (05/06/17 a 04/06/2019), artigo 56, 3.3 do Regulamento. Conforme a Secretaria de Esportes, Carlos Mião reincidiu o regulamento  ao agredir o adversário durante  competição  pela terceira vez.

 Em relação aos 31 atletas, um saldo altamente negativo para o esporte, vez que os atletas estão impedidos de participar de quaisquer competições promovidas pela Secretaria Municipal  de Esportes, por um ano.  Os Meninos da Vila, até o dia 06/06/2018; já os do PSA, até 26/06/2018. Todos eles vão fazer falta noutros campeonatos, inclusive no Amadorão 2018, pois na época da inscrição eles estarão cumprindo suspensão. 

Supõe-se que os dirigentes de equipes tenham conhecimento do regulamento para orientar suas equipes sobre os custos de um campeonato, inclusive para as equipes e seus patrocinadores. Há ainda, o desrespeito ao adversário e aos torcedores.

 WO não é novidade nos campeonatos locais, sobretudo entre as equipes iniciantes. As equipes tradicionais: AABB, Areião, Atlético, Marianos, Treze de Maio, incluindo aí o News Old Boys e o  Panela que já se consolidaram e se mantém firmes até o final, ganhando ou perdendo.  Não está na hora de a Secretaria de Esportes implantar também no Amadorão as séries A e B? Quem não se lembra dos antigos campeonatos com os Aspirantes e o Principal?

Registramos aqui, uma sugestão de vários  torcedores: as partidas com um único jogo, como foi a final, não poderia ser realizada mais cedo: às  8h30, 9h00? 

 

Prefeito Wesley prefere valorizar atletas locais

O prefeito Wesley De Santi de Melo, avaliando o Amadorão, se diz satisfeito em poder cumprir o calendário municipal de esportes, com uma maratona de atividades em várias modalidades e envolvendo mais de 500 atletas da cidade. 

“Sobre o Amadorão, minhas palavras são de cumprimentos às equipes vencedoras, em especial ao campeão Panela e ao vice Atlético Sacramentano, bem como às demais equipes que participaram do maior campeonato de futebol da cidade, com algumas raras e lamentáveis exceções, como as duas equipes suspensas por W.O., em cumprimento ao regulamento. Mas no geral, foi um grande volume de jogo, de presença de torcedores nos vários estádios da cidade e que serviu para enriquecer e animar nossas manhãs de domingo. Enfim, o Esporte sempre vence. Parabéns a todos, assim como cumprimento a toda a equipe da Secretaria de Esportes, que vem realizando um excelente trabalho, na pessoa do secretário Esportes, Marzola”.

O prefeito Wesley lembrou que a Prefeitura está envolvida no momento na coordenação de várias competições.  “Temos participado com brilho da Copa Band, do JIMI, terminamos no final das férias o Copão de Inverno e hoje o Amadorão. Estamos ainda apoiando dois campeonatos na zona rural e vamos dar ênfase a todas as modalidades”, avalia, parabenizando todas as equipes envolvidas. “Estamos  cumprindo o que prometemos, apoio total ao esporte”, lembrou.

Questionado sobre a importação de atletas tão em voga na cidade nos últimos anos e que foi cobrada este ano pelos técnicos e clubes, Wesley se declara contrário. “Tenho ideia contrária à dos dirigentes. Eu já fui dirigente de time, importava três até quatro atletas, prevalecendo a oportunidade para os atletas de Sacramento, só que hoje, vemos times inteiros formados com jogadores de fora. Posso dizer que não sou contra contratar atleta de fora, mas não o time inteiro, como vem ocorrendo, pois estaremos valorizando atletas de fora e deixando os nossos de fora. Temos que valorizar os atletas da cidade, para isso temos escolinhas de base. Mas isso tudo é uma questão ainda a ser estudada”, ponderou.

Wesley chama atenção também para a formação integral do cidadão através do Esporte. “O aspecto mais importante de todos esses campeonatos e eventos esportivos é que, através do esporte, estamos promovendo a saúde e a formação física e social de centenas de jovens. Hoje, o Programa Esporte Para Todos reúne mais de 500 atletas de todas as modalidades esportivas. O esporte vai além da prática, é parte importante da formação integral do cidadão, pois são ações que visam tirar os jovens das ruas, das drogas, da criminalidade e da violência. Este é nosso objetivo através de outros setores de ação do governo municipal, tais como Academias Vivas, Projetos da Saúde e Interagir, dentre outros. E o objetivo é justamente preencher os espaços ociosos da vida das crianças e adolescentes”, finalizou. 

 

Justa homenagem

 O Amadorão 2017 homenageou o saudoso grandes desportista sacramentano, Francisco Afonso da Costa,  “Chiquinho do Maísa”, que teve a família representada pelo filho Denis Fabiano Afonso, e que recebeu as homenagens em nome do pai.   Também prestigiando a final, o secretário Márcio Luiz de Freitas.
Antes de começar a partida decisiva, a secretaria municipal de esportes homenageou o ex-atleta Dênis Fabiano Afonso, em virtude da edição do campeonato levar o nome de seu pai, o saudoso Chiquinho, atleta que por muitos anos defendeu as cores do CAS, e que tanto incentivou o esporte da cidade. 
Ao falar ao ET, o secretário Márcio Marzola comemorou o êxito do Amadorão, destacando o alto nível das duas equipes e a participação dos demais times que enriqueceram o nível do Amadorão 2017. ‘‘Estão de parabéns as duas equipes que chegaram à final e fizeram um brilhante jogo, assim como as demais’’. Aproveitou para anunciar o início dos projetos sociais na Vila Olímpica no Perpétuo Socorro, Quadras da Cohab, Cajuru e Santo Antônio, que serão implementadas nos próximos dias.