Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte local

Edição nº 1543 - 4 Novembro de 2016

Ciclistas realizam pedalada de conscientização alertando sobre o câncer de mama e próstata

O protagonismo ganhou destaque no último sábado 29 com 35 jovens ciclistas que pedalaram pelos bairros da cidade num gesto de conscientização para a prevenção contra o câncer de mamã e próstata.  E a data foi mais que propícia,  porque marca o final da campanha Outubro Rosa e o início da campanha Novembro Azul.
A largada do pedal de conscientização para um percurso totalmente urbano (nível fácil) aconteceu na  praça do Perpétuo Socorro às 8h e, depois de percorrerem os bairros da cidade, a pedalada encerrou ao lado da Basílica do Santíssimo Sacramento.
Idealizada pelos grupos Saia de Bike e Galera do Pedal, a iniciativa foi um sucesso. “A afirmação é de Mariana Lopes. “Esse passeio de conscientização foi para  chamar a atenção da população para essa causa, e acabar com o preconceito em relação aos procedimentos preventivos, por isso contamos com homens e mulheres pedalando e apoiando a causa, mostrando que a atividade física bem como a informação e a prevenção são peças fundamentais para diminuirmos a incidência do câncer de mama e próstata”, afirma
No dia seguinte, domingo 30, alguns ciclistas dos grupos Saia de Bike e Galera do Pedal  participaram do Cana Bike em Igarapava (SP)

 

Na reta final do Ruralão,  Divisa e Pinheiros são os favoritos

Tudo definido para as quartas de final do Ruralão, disputada  em jogo único, neste domingo nos campos da Divisa e Sete Voltas às 13h30 e 15h30. Em caso de  empate, a decisão se dará através de pênaltis. E como os mandos dos jogos nesta fase serão das equipes de melhor campanha na primeira fase da competição, Divisa, o primeiro colocado da chave A, recebe em casa  o Atlético Quenta Sol (4º lugar da chave B). DER (2º A) enfrenta Sete Voltas  1 (3ºB), também no campo da Divisa. Pinheiros, (1º B) tem mando de campo na Sete Voltas e enfrenta Fazendinha (4ºA) e, Sete Voltas (2ºB) enfrenta em casa  a Fazenda Dona Ita (3ºA).
 Das oito equipes das quartas, três jogam desfalcadas: Divisa joga sem Marcelo Fróis e, Sete Voltas 2, sem Marcos Rosa e, Pinheiros tem dois desfalques, Jean Júnior  e Denivaldo. Mesmo assim, os jogos prometem ser bastante competitivos. A meta será ganhar ou ganhar para garantir uma das quatro vagas para a semifinal.
Com o tema, Feira dos Talentos, a EE Cel. José Afonso de Almeida levou o que há de arte para dentro da escola. Aliás, tudo faz parte do conteúdo da nova disciplina que passou a integrar o currículo do ensino médio noturno: Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho. A culminância aconteceu na manhã dessa terça-feira 1º, quando os alunos expuseram o fruto de seu trabalho ao longo do ano, nas diversas artes: artesanato, gastronomia, marcenaria, artes plásticas e música. A diretora Mônica Almeida dá uma palhinha junto aos alunos cantores do Quenta Sol e Jaguarinha.


Começa a semifinal do Campeonato de Xadrez

O Clube Sacramentano de Xadrez e Damas realizou nessa quarta-feira 2 a  primeira da melhor de 4 partidas pela semifinal do Campeonato Sacramentano de Xadrez,  entre Gilcimar Nunes da Silveira 34 e José Belisário 48. Ambos têm um bom currículo como enxadristas:  Gilmar foi vice-campeão em 2014 e 2015 e 3º lugar em 2011; já José Belisário foi vice-campeão em 2009, 2011, 2012 e 2013.
Para a  primeira partida da melhor de quatro, foram estipuladas duas  horas para cada atleta, mas Gilcimar usou 37 minutos e José Belisário,  46. Gilcimar conseguiu a vantagem de um cavalo no lance 17 e Belisário abandonou a partida no lance 39 diante da  inevitável coroação de um peão comandado por Gilcimar.
Restando três confrontos, o placar da Semifinal mostra Gilcimar 1x0 Belisário.

 

Técnica da URS faz estágio com a seleção

A técnica da Escolinha de Vôlei da URS, Maria Bethânia Silva Melo, participou dos jogos da seleção brasileira de vôlei, sub 20, no Campeonato Sul Americano, realizado na última semana em Uberaba, como estagiária.
“- Fiz um estágio na seleção brasileira sub 20, concedido pelo José Roberto Guimarães e pelo Hairton Cabral, técnicos da seleção brasileira. Com isso tive a possibilidade de renovar meus conhecimentos e interagir com toda comissão da seleção do técnico Hairton Cabral. Pude absorver tudo o de mais novo que estão fazendo no vôlei brasileiro e mundial. Aprendizado em todas as áreas, da preparação física, fisioterapia preventiva, trabalhos técnicos e táticos, preparação psicológica, estatísticaà gestão de projetos”, informou Bethânia ao ET, fazendo uma avaliação positiva do estágio.
“- Foi uma semana maravilhosa de muito estudo, dedicação e oportunidade. Fiquei muito feliz de poder participar e também contribuir. E o melhor de tudo ver o Brasil ser campeão sulamericano e obter a vaga para o mundial no ano que vem”, disse, mais agradecendo a oportunidade. 
“- Parabenizando a cidade de Uberaba pelo grande evento, quero agradecer a todos da seleção brasileira pelo apoio e atenção que me deram. José Roberto,  Hélcio Nunan, Hairton, Caetano, Rui, Miro, João, Carlos , Thiago, Fábio e, também por poder levar meu aluno, Gabriel Rodrigues e, claro, às meninas da seleção pela simplicidade e humildade”, finalizou.

 

Brasil conquista 19º título do Sul-Americano Feminino Sub-20

A Seleção Brasileira Feminina sub-20 de Vôlei sagrou-se  campeã sul-americana pela 19ª vez, nesse domingo (29/10). A equipe comandada pelo treinador Hairton Cabral venceu o Peru por 3 sets a 0 (25/19, 25/22 e 25/14), em 1h25 de jogo, em Uberaba, na partida decisiva do Campeonato Sul-Americano Sub-20. Com o resultado, as brasileiras garantiram uma vaga no Mundial da categoria que será disputado em 2017, no México.
O Brasil terminou invicto a competição: cinco jogos, cinco vitórias e  apenas um set perdido, para a argentina, no sábado (29).  A Argentina ficou com a medalha de prata e o Peru com o bronze.
Entre as melhores do campeonato estão  também quatro brasileiras: a atacante Lorrayna foi eleita a MVP (Most Valuable Player ou Melhor Jogadora) e a melhor oposta. A levantadora Jackeline, a ponteira Glayce e a central Diana ficaram com os prêmios de melhores das suas posições.
E quem esteve em Uberaba prestigiando as meninas sub-20, foi José Roberto Guimarães, técnico da principal Seleção Brasileira feminina de vôlei. Aquele mesmo que deixou Camila Brait de fora da Olimpíada para levar uma novata e deu com os burros n'água.
Confira os resultados  dos jogos do Brasil no campeonato:
Dia 26/10: Brasil 3 x 0 Paraguai (25/13, 25/7 e 25/12);
Dia 27/10: Brasil 3 x 0 Uruguai (25/11, 25/9 e 25/10)
Dia 28/10: Brasil 3 x 0 Chile (25/11, 25/18 e 25/6)
Dia 29/10: Brasil 3 x 1 Argentina (25/22, 25/14, 23/25 e 25/20)
Dia 30/10: Brasil 3 x 0 Peru (25/19, 25/22 e 25/14)
Técnica da URS trabalha na arbitragem do Sul-Americano
A técnica de Vôlei da URS,  Maria Bethânia da Silva Melo, esteve em Uberaba durante os cinco dias de jogos, ajudando na arbitragem e faz uma avaliação altamente positiva do evento na região e da oportunidade de poder compor a equipe de arbitragem...