Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte local

Edição nº 1535 - 16 de Setembro de 2016

9ª Copa Liu Hê Quan de Kung Fu

A Academia Liu Hê Quan de Sacramento dirigida pelo professor Joarez de Souza Ferreira, realizou no domingo 11, no Marquezinho, a 9ª Copa Liu Hê Quan de Kung Fu, com as modalidades wushu moderno e tradicional, tai chi chuan, shuai jiao, luta de cassetete, luta semicontato, luta por equipe e boxe chinês.
Feliz com a organização, Joarez destaca que realiza a copa desde 2007. “Realizamos a primeira copa em 2007 e não paramos mais. A cada mês de setembro  ela é realizada com o apoio de amigos de outras cidades e de Sacramento. E a copa cresceu muito, começamos com cinco equipes, no ano passado tivemos 18 e este ano 21 equipes”, afirma.
 De acordo com Joarez,  o kung fu em Sacramento tem muito boa  aceitação e reúne hoje mais  de 200 crianças em projetos, 60 meninos em fase de competição e mais de 60 pessoas na academia, nas modalidades luta e boxe. 
“- Os projetos, que são parte  tradicional do kung fu são bancados pela prefeitura, através da URS “, informa o instrutor, citando algumas entidades atendidas pelo projeto, Instituto  Scala, Casa do Menor Rosa da Matta, Lar Solidário, APAE, além da academia da própria URS, que funciona em sala do Marquezinho, com crianças a partir dos cinco anos”, destacando que “para o kung fu não há restrição de idade. Meu grão-mestre há 24 anos, Bathan Huan, está com 72 anos”, revela, finalizando com otimismo: “É mais uma copa e todos vão sair daqui vitoriosos, porque só por estarem aqui já é uma vitória”.
Na Copa foram distribuídas cerca de 370 medalhas,  70 troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares e, mais 13 troféus especiais e o cinturão, patrocinados parte pela prefeitura e parte do comércio local. 

 

 

Esporte é saúde

Maria Aparecida Martins, que participa da Copa desde 2008, nas modalidades  boxe chinês, com a quarta faixa, como aluna;  e kung fu, com a sétima faixa, revela que a maior medalha é seu bem estar.
“- No boxe chinês e no kung fu o limite é alcançar a faixa preta que é a décima. “Nesses quase dez anos praticando as duas modalidades de luta, já consegui uma prateleira de troféus e medalhas, mas a maior medalha para mim é o bem estar que sinto”, reconhece, informando que venceu com o esporte até mesmo uma depressão.
“- Quando iniciei estava com um problema de depressão e dentro de um ano já senti uma diferença na minha saúde. Hoje, eu me sinto bem, física  e espiritualmente, praticando este esporte, apesar dos problemas do dia a dia, mas com a energia que tenho consigo enfrentar qualquer coisa”, declara, destacando ainda a importância  de conhecer um pouco de defesa pessoal.

 

Pinheiros e Fazenda Santa Cecília lideram Ruralão

Com duas rodadas do Ruralão, começam a aparecer lideranças, embora ainda haja muitos jogos pela frente. Mas, Pinheiros (chave B) venceu de goleada  o segundo jogo e  lidera o campeonato com 6 pontos,  seguido pela fazenda Santa Cecília (chave A) com 4. Em segundo lugar nas tabelas, vêm, Divisa (A) e Sete Voltas 2 (B), ambas com um jogo e 3 pontos, a mesma pontuação de DER (A) e Atlético Quenta Sol (B) em terceiro lugar.
 As partidas deste domingo 18 prometem bons jogos. Às 13h45, no estádio Juvêncio Bizinoto,  Fazendinha  enfrente a Fazenda Dona Ita, ambas sem pontuar e a Fazendinha vai para o terceiro jogo. Às 15h45,  DER X Divisa. Quem vencer sobe na tabela.  E lá no campo do Quenta Sol, às 13h45, Sete Voltas 1 pega o Tamanduá. As duas equipes têm zero ponto. E, às 15h45, os donos da casa, Atlético Quenta Sol  enfrenta a Sete Voltas 2.
Os resultados da segunda rodada foram os seguintes:
Fazendinha 0x2 DER
Fazenda Santa Cecília 4x2 Fazenda Nova Califórnia
Pinheiros 7x2 Set e Voltas 1
Desemboque 3x4 Atlético Quenta Sol


Giberto Cardoso é octacampeão de Damas

Gilberto Cardoso venceu pela oitava vez a final do Campeonato Sacramentano de Damas, ao vencer Ezequiel de Mendonça, com antecipação, na terceira rodada da melhor de quatro partidas, disputadas no último sábado 10, no Clube Sacramentano de Xadrez e Dama.
A partida que foi decisiva para a vitória de Gilberto, teve a duração de 1 hora e 49 minutos, com tempos quase idênticos dos jogadores.  Ezequiel gastou 52 minutos e Gilberto Cardoso usou 57. Mas no  lance 23,  houve o empate e Gilberto tornou-se octacampeão no jogo de damas ao fechar com o placar geral de 2,5x0,5.