Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição n° 1314 - 15 Junho 2012

A maior aula de natação do mundo 

 

Nessa quinta-feira, 14 de junho, milhares de crianças e adultos em instalações aquáticas ao redor do mundo se uniram para estabelecer um novo recorde mundial para The World´s Largest  Swimming Lesson – WSLS -  ( A maior aula  de natação do mundo). 

Sacramento também se uniu ao mundo através da Academia Atlântica, que reuniu pela segunda vez alunos e pais para a Lição. E aqui também houve recorde de participação, assim como no país todo, em relação ao ano passado, quando participaram 12 instituições. “Este ano foram 39 em todo o país e em Sacramento, batemos também o recorde de presença” brindou a empresária, Ihana Junqueira de Castro Bezerra, professora proprietária da Academia. 

A WLSL acontece simultaneamente em todo o mundo, às 12h00. A lição tem a duração de 30 minutos e visa a  conscientização sobre a importância vital de ensinar crianças a nadar, para evitar afogamento, segundo estatísticas, a segunda principal causa não intencional de morte dos acidentes de crianças menores de 14 anos. 

A WLSL iniciou em 2010, quando reuniu pouco mais de três mil participantes dos Estados Unidos, Canadá, México, Coréia do Sul e Emirados Árabes.  

Durante a lição, as crianças participantes, na piscina, vão recebendo instruções básicas de prevenção,  acompanhados de professores e monitores. Para 2012, a previsão era da participação de 24 países dos cinco continentes, além de 46 estados nos EUA.

A Profa. Ihana, que tem como braço direito na Academia Atlântica,  o filho Fausto, se confessou feliz com a adesão  e participação dos alunos para ‘A maior aula de natação do mundo’.

“É assim que começa a participação e aos poucos vai crescendo. No Brasil já houve um crescimento significativo de participantes.  Um dia o WLSL vai atingir o mundo”, anteviu a professora, chamando a atenção para a importância da criança aprender a nadar.. 

 

PNJ ainda na ‘briga’

 

Mais um passo foi dado para o  Parque Náutico de Jaguara sediar uma das seleções da Copa 2014.  O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso celebrou contrato com a FIFA e o LOC - Comitê Organizador Local - para uso das suas instalações atléticas, bem como o uso dos locais de treinamento, objetivando hospedar uma seleção, em 2014, para a Copa do Mundo.

Na oportunidade, foram estabelecidas garantias de segurança e de privacidade para os jogadores e membros da delegação hospedada, direitos comerciais de marketing e de mídia, sobre todo o local, bem como os direitos de transmissão.

De acordo com Ivan, mais um passo foi dado, mas esclarece que “esse contrato não implica em compromissos da Fifa e muito menos em garantia da hospedagem de uma seleção. Os 280 destinos brasileiros que são candidatos a receber uma das 31 seleções estrangeiras que virão para a Copa, em 2014, serão, dentro de algumas semanas, selecionados pela Fifa, que escolherá 90 deles e fará um book, que será levado às seleções, para que façam a sua escolha”, explica.

Ivan reconhece que só o fato de ser selecionado pela Fifa é fator de extrema importância, não excluindo ainda a possibilidade de o local vir a receber uma seleção, mesmo não estando incluído no book. “Pois podemos continuar o trabalho de convencimento e ser escolhido por uma seleção”, ressalta.

De acordo com o empresário, a região conta com mais cinco  destinos, além do Parque,  candidatos para receber seleções, localizados nas cidades de  Ribeirão Preto, Franca, Uberlândia, Uberaba, Araxá. “Agora, é aguardar as definições da FIFA e do LOC, para tomar as providências objetivando trazer para cá, pelo menos duas seleções estrangeiras, que independentemente de onde se hospedarem, trará um grande fluxo de turistas e jornalistas estrangeiros, que divulgarão mundialmente a nossa região e poderão formatar negócios, em decorrência das oportunidades que se abrem. Pois, os participantes das cidades envolvidas criaram o Projeto Regional Integrado para as Oportunidades de 2014, que analisará as reais possibilidades da região, assim que a Fifa tomar as suas próximas decisões”, explica.

E Ivan Barbosa não pára. Irá a Belo Horizonte nos próximos dias para se reunir com a Secretaria Extraordinária da Copa de Minas Gerais, para poder conhecer os próximos passos do Governo do Estado e aproveitará para reafirmar as reivindicações da região.

 

Pinheiros e Santa Maria lideram ‘Ruralão’

 

O Campeonato de Futebol Rural, Ruralão que reúne  nove equipes: Sete Voltas 1 e 2, Pinheiros, Desemboque e Caxambu, na chave A; e, Quenta Sol, Santa Maria, Santa Bárbara e Jaguarinha, na chave B,  caminham para a quarta rodada.  

Na liderança da chave A, com três jogos, a equipe do Pinheiros com 7 pontos; na chave B, Santa Maria, invicta tem seis pontos.

Na abertura do campeonato, no dia 27, Sete Voltas 1 venceu por 5x1 a equipe Sete Voltas 2; Desemboque e Pinheiros ficaram  no 1x1. Na rodada do dia 3/6, foram realizados quatro jogos: Sete Voltas 2 e Desemboque ficaram no 1x1 e Sete Voltas 1, perdeu para os Pinheiros que fechou o placar no  2x1;  Santa Bárbara bateu  Quenta Sol, por 4x2; Santa Maria e Jaguarinha empataram no 2x2. Já na rodada do dia 10/6, Pinheiros venceu Caxambu (4x2) e, Santa Maria bateu Quenta Sol (2x1). 

Neste domingo, 17,mais três jogos. Pela chave A, no campo da Sete Voltas:Sete Voltas 2 x Caxambu e Sete voltas 1 x Desemboque; pela chave B, no campo de Jaguarinha: Quenta Sol x Jaguarinha.