Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade realiza o 5º Off Road

Edição n° 1287 - 09 Dezembro 2011

O final de semana promete adrenalina pura no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha e nas estradas do município com o 5º Off Road Sacramento, organizado por Carilinhos de Freitas. O evento contarácom manobras radicais da equipe Mix de Franca e shows dentro do parque, no sábado e domingo. E, claro, o trilhão com motos e veículos quatro rodas, com saída prevista para as 8h00 da manhã dodomingo.  

Off Road é um termo do vocabulário inglês que literalmente quer dizer "fora de estrada" e designa atividades variadas praticadas em locais, estradas de terra, de difícil acesso. Conforme define Carlinhos, “quanto mais lama e  ruim for a estrada, melhor”.  

Os amantes do esporte buscam locaisdistantes de cidade,  o  contato com a natureza é muito  apreciado, junto com o objetivo que é superar as dificuldades de acesso impostos pela natureza: lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos, passagens de riachos, etc. E haja adrenalina com os jeeps, gaiolas, buggys, Toyotas, Nivas, Land Rover, Cherokee, Baja, 4X4  e motos de trilhas. 

 

Uma paixão que nasceu por acaso

O idealizador e promotor do Off  Road Sacramento, Luiz Carlos de Freitas, o Carlinhos, conta que o gosto começou meio por acaso, na vizinha cidade de Tapira, onde trabalhou por quatro anos, ao acompanhar trilheiros de Araxá em uma primeira aventura naquela região. “Foi amor à primeira vista. Logo depois comprei uma gaiola e comecei a participar de trilha. Realizamos quatro OffRoads em Tapira. Já em Sacramento decidi começar o esporte através de apoios e parcerias que deram certo e agora realizamos a quinta edição a cada ano com maior participação”, explica. 

De acordo com Carlinhos, os participantes gostamda região do trilhão. “É todo um processo de organização. O percurso dá cerca de 30 km, passando por várias fazendas, evidentemente, com autorização dos proprietários. Quando há necessidade, adequamos o trecho com enxadão, abrindo barrancos, fazendo buracos, mas tudo com autorização”. 

O percurso deste ano, conforme Carlinhos, faz uma meia lua, saindo do Parque, sentido corredor e cortando as seguintes fazendas, de José Rosa, Zecão Cardoso, Lazico Ribeiro, Paulo Rezende, José Salvador, Hélio de Conquista, rodovia Gruta dos Palhares e retorno à cidade. “Vamos passar por seis riachos e dois brejos, em trilha bem acidentada, é do que gostam, quanto pior a estrada, melhor.É o famoso 'em busca do mau caminho'”, define. 

 

Mudança para o parque de exposições

Os quatro primeiros offroads da cidade foram realizados na fazenda municipal, mas este ano será no parque de exposições. Para Carlinhos, o controle será melhor, com uma única portaria. Além disso, haverá também um controle da movimentação do público, que em nada será prejudicado.  Abrimos o bolsão com a balança e a lama já está prontinha. Quem vai só pra assistir ficará nos barrancos, sem o risco de ser atingido, caso algum veículo escape da trilha. Serão 400 metros de área coberta, ou seja,a organização, no parque, será bem melhor, sem contar que aqueles que não iam à fazenda por ser estrada de terra e muita lama, podem agora ir ao parque ”, justifica

 

Off Road e a ação social

De acordo com Carlinhos, o parque foi cedido pela Prefeitura para o evento e os organizadores se incumbiram do restante. E haverá também a ação social: primeiro com o público que pagará R$ 5,00 o ingresso e mais um quilo de alimento não perecível que será destinado às entidades filantrópicas da cidade. 

Outra ação social é a presença da APAE que fará o almoço no domingo a R$ 7,00, além de lanches. Como o pessoal chega cedo para a trilha, aAssociação dos Artesãos de Sacramento fornecerá  o café da manhã do domingo, aos trilheiros, além da barraca de artesanatos e doces. Também a Loja Maçônica Acácia do Borá terá uma barraca de sorvetes  para arrecadar fundos para ajudar na cirurgia de um companheiro”, finaliza.