Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição n° 1231 - 12 Novembro 2010

Brasil prepara Camila Brait para o futuro

 

Camila Brait tem aparecido pouco nos jogos do Mundial no Japão, mas a equipe técnica tem uma razão: preparar Camila para o futuro, afinal Fabi já tem 30 anos. “A posição de líbero é a que menos tem rotatividade na seleção brasileira feminina de vôlei. Com Fabi, dona da posição desde 2005, poucas meninas tiveram chance de brigar por uma vaga na equipe. Mas agora, o Brasil trabalha para o futuro da posição. E esse futuro tem nome e sobrenome: Camila Brait”.

Sacramentana por adoção, Camila chegou por aqui ainda criança com a mudança dos pais Celso Brait e Cleides. Menina ainda,  descobriu o esporte com a técnica Maria Bethânia Silva Melo, uma reveladora de talentos, e logo vieram as primeiras medalhas conquistando todos os títulos regionais, mineiros e brasileiro, na sua faixa etária. Revelada, a 'baixinha de ouro' despontou, cresceu e queria mais. Sempre orientada por Bethânia, passou por Uberlândia e daí foi um pulo para a equipe  Finasa, hoje  Sollys/Osasco.

 Camila aguardava a sua hora, sempre mostrando a que veio e  graças à mudança de regra imposta pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), de as equipes inscrever duas líberos no Mundial,  a comissão técnica resolveu chamar para a reserva de Fabi alguém que possa substituí-la no futuro, mesmo que a possibilidade de entrar em quadra agora seja pequena. E, pelo que tem apresentado nos últimos anos com a camisa do Sollys/Osasco, Camila Brait foi a aposta certeira. “A Camila ajuda muito porque é a 'regra três' da Fabi. Ela tem muita qualidade, é uma das melhores líberos do mundo. É muito rápida de reflexos, chega com facilidade em bolas que estouram. É uma jogadora que defende muito bem e tem um bom passe”, elogia o técnico da seleção, José Roberto Guimarães. 

Nos treinos, Camila, 22, está enturmada. Ela brinca bastante com as outras jogadoras, especialmente a ponteira Natália, com quem divide o quarto, e a líbero Fabi. 

“Sempre vi a Fabi como um ídolo. Agora a nossa relação está mais próxima e  ficamos mais amigas”, disse Camila Brait, na entrevista, durante os treinamentos, quando fica sempre no time adversário de Fabi.

Para a titular, oito anos mais velha que Camila, a hora é de passar um pouquinho de experiência para a novata. E aproveitar esse contato com um sangue novo na seleção para evoluir. “Estou sempre enchendo o saco dela, brincando, dando os toques que eu acho que posso dar e tentando aprender alguma coisa. Ela é desencanada, está sempre com um espírito bacana. É importante essa troca. O que eu puder fazer para passar alguma coisa que acrescente na carreira dela hoje e para o futuro eu vou fazer”, promete Fabi.

E o futuro de Camila Brait pode estar bem próximo. Em 2011, o técnico José Roberto Guimarães pretende montar uma equipe B para jogar alguns campeonatos. A líbero Camila é nome certo no time. E aguarda ansiosa a sua vez. “Líbero é mais ou menos como o goleiro no futebol. A pessoa joga ou não joga, não tem como ficar duas na quadra. Mas sempre me dei bem com isso”, disse Camila, que sentiu o gostinho de entrar em quadra no Mundial ao disputar alguns pontos contra o Quênia na estreia do Brasil.

 

 (UOL Esporte - Vôlei - 04/11/2010/Adaptação)

 

Coronel é campeã com 92 medalhas

 

Os II Jogos Escolares de Sacramento – JES, encerraram-se no dia 5, com a disputa das modalidades  natação e atletismo, no Poliesportivo Marquezinho e no STC, respectivamente. Os JES tiveram a participação de estudantes de 13  escolas:  as estaduais Coronel José Afonso, Barão da Rifaina, Sinhana  Borges e Afonso Pena, as municipais, Tancredo Neves, Dr. João Cordeiro, Sílvia Vieira, Dr. Djalma do Prado, Cel. Júlio Borges, os  colégios privados, XX de Outubro e Rousseau e as escolas Eurípedes Barsanulfo e Tio Toffe. Os cerca de 3.000 atletas, distribuidos em quatro módulos de acordo com a faixa etária (até 10 anos, até 13 anos, até 16 anos e acima de 16 anos). 

As modalidades  atletismo, basquetebol,  futsal, handebol, natação,  peteca, tênis de mesa individual e dupla, volei e xadrez, nas categorais masculino e feminino, foram disputadas de acordo com a faixa etária de sua clientela.

Para o secretário de Esportes, André Afonso de Souza (Djé), os JES foram um sucesso. “Foi um momento de integração entre os estudantes das diversas escolas, uma oportunidade de cada uma mostrar a sua performance e o mais importante, o investimento nas crianças e jovens da cidade, que durante 15 dias movimentavam as ruas rumo  aos locais dos jogos”, avaliou.  

O saldo de medalha também foi grande e é variável de acordo com a participação das escolas nas modalidades. 

Confira as cinco escolas que conquisaram o maior número de medalhas:

Escola Total Ouro Prata Bronze

EECel josé Afonso de Almeida 92 52 25 25

Colégio Rousseau 52 27 16 9

E. M. Dona Maria Sant´Ana 40 13 17 10

E.E. Sinhana Borges 39 15 17 7

E.E. Barão da Rifaina 18 5 8 8

 

IV° Off Road emociona público

 

A Chuva do final da semana, 6 e 7, colaborou com sucesso do 4º Encontro Off Road Sacramento,  na fazenda Municipal, próximo ao aeroporto, onde 1.100 pessoas assistiram a um evento de manobras radicais. 

O encontro, segundo o organizador do evento, Carlinhos de Freitas, trouxe dezenas de turistas para Sacramento, pessoas vindas de Uberaba, Montes Claros, Araxá, Uberlândia, Ibiá, Pratinha, Franca, Aramina, Ituverava, Igarapava, Rifaina, Pedregulho,  Rio Verde (GO) e outras cidades da região. “Além de proporcionar um espetáculo e um lazer ao público e aos participantes, o encontro tem também o seu lado financeiro, movimentando o comércio local, em especial, os setores hoteleiro e gastronômico”, disse o organizador, satisfeito com o resultado.              

O encontro reuniu 76 veículos da categoria Off Road (fora de estrada), de todas as marcas, modelos e categorias. Na categoria motos de trilhas, participaram 64 trilheiros de várias regiões, tudo sob a coordenação de Euller Cruvinel e Gilsão e Osney Sisconeto, que levaram os turistas para A Trilha da Pedra.

 Na categoria  Montain Bikes, participaram 35 desportistas, sob a coordenação de Leo Antunes e Thiago Jerônimo.

Além das trilhas, o evento no sábado ofereceu música ao vivo com Thiago e Adriano (Sertanejo universitário) e Banda Improviso, com Janer Cenora, Clay, Nelin, no domingo um grupo de pagode animou a galera.

Outras atrações ficaram por conta dos jeeps, gaiolas e alguns carros que testaram os motores na pista destinada para manobras e a grande quantidade de lama foi uma boa pedida, com uma novidade no bolsão de lama,a balança maluca.

Satisfeito com o sucesso de mais um Off Road, Carlinhos faz agradecimentos e pede a inclusão do evento no calendário de eventos do município. “Agradeço o apoio da Prefeitura Municipal e a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização do evento. Na oportunidade, faço um apelo ao secretário de Turismo, Amir Salomão Jacób, e ao presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) para valorizar e reconhecer o Encontro Off Road Sacramento, incluindo-o no calendário de eventos do município”.

 

Sacramento participa da Liga de Basquete Regional

 

No último final de semana, o Ginásio Marquezinho, sediou um jogo do Campeonato da Liga Regional de Basquete Masculino Sub-15, do qual participam os municípios de Sacramento, Tupaciguara, Uberaba e Coromandel, com jogos de ida e volta entre si. 

No primeiro jogo, o time local, representado pela boa equipe da União Recreativa Sacramenta (URS), venceu por 112 a 25 o time de Tupaciguara. 

De acordo com o Secretário André Afonso (Dié), experiente na modalidade, a equipe da URS está bem treinada e fez jus a vitória conquistada neste primeiro jogo.