Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Local

Edição n° 1234 - 03 Dezembro 2010

TJ-P realiza II Futsal Solidário 

 

A equipe Talento Jovem (menos) Problema – TJ-P  fundada há quatro anos, nasceu como uma equipe esportiva, mas há dois anos, os jovens dirigentes, encabeçados por Fabrício Stival Ribeiro, decidiram unir ao esporte atividades filantrópicas para ajuda a diversas instituições da cidade. Uma experiência  que deu certo,  nascendo daí  o trabalho social digno de louvor, pois desde então a equipe vem fazendo várias ações em prol de entidades e famílias carentes, transformando-se, na verdade, em uma ONG, ainda não institucionalizada.

Um exemplo dessas ações foi o II Futsal Solidário, realizado na sexta-feira, 26. “Estamos realizando o II Futsal Solidário  em beneficio do Abrigo Doce Lar da Criança, que necessita muito de materiais de construção, para ampliar e melhorar suas dependências. No ano passado o Futsal Solidário foi destinado à APAE, quando atingimos a meta de 2.100 bilhetes, empregados na compra de material didático. Hoje, queremos bater essa meta. Fazemos 10 mil bilhetes com cada equipe responsabilizando-se por 300 e nós ficamos responsáveis pelo restante”, explicou. 

De acordo com Fabrício, cada bilhete foi vendido a R$ 2,00, um preço bem acessível. “Vamos, com certeza, conseguir um valor significativo, porque já superamos a meta, do ano passado. Nós não  entregamos o dinheiro para a entidade, mas adquirimos o material e fazemos a entrega com uma confraternização”, justifica, destacando a participação de vários patrocinadores. 

O II Futsal Solidário, realizado nos dias 25 e 26 contou com a participação das oito melhores equipes  do último Copão: Bar do ET, BR Veículos, Circuito, IDB, Tesoura de Ouro, Servipeças, /Chafariz, Minas Cajuru e TJ-P, e levou muita gente ao Ginásio Marquezinho, para prestigiar as equipes. 

Para Fabrício, fazer esse trabalho social é altamente positivo para toda a equipe. “É uma grande felicidade para nós. Já ajudamos o Hospital do Câncer de Barretos com mais de quatro mil quilos de alimentos e 100 sacos de cimento. Depois, foi o Hospital do Câncer de Uberaba 'Dr. Helio Angotti', além de várias entidades de Sacramento com a campanha do agasalho e agora essa campanha para o Abrigo Lar Doce Lar.  A situação das pessoas, das entidades mexem com a gente. Seria bom se todos se conscientizassem e ajudassem um pouco”, conclama. 

Outro aspecto positivo avaliado por Fabrício é que a maior parte da equipe da TJ-P é formada por adolescentes. “Esta nossa ação tem outro aspecto positivo, o de levar esses adolescentes a enxergar um mundo diferente da violência que a gente vê por aí, bebidas e drogas. Estamos, com certeza, mostrando esse caminho da verdadeira cidadania, tirando-os das drogas, das cosias ruins e trazendo para o nosso lado e fazendo caridade, que não faz mal a ninguém”, finaliza o presidente.

Na quinta-feira, 25, foram disputados quatro jogos com as  oito equipes disputado  entre si. Na sexta-feira, 26, os vencedores disputaram os jogos em duas semifinais e na disputa final a equipe Servipeças sagrou-se campeão e o título de vice-campeão ficou com a equipe TJ-P. Mas o verdadeiro título ficou mesmo com a entidade ajudada.

 

Diretoria do abrigo agradece doação

 

Para Roberto Marques, coordenador do Abrigo Lar Doce Lar , a atitude dos jovens da TJ-P é de extrema importância para a entidade. “O abrigo funciona na Vila Alexandre Simpson, do saudoso Pastor Leonardo Nye. No tempo da juíza Cíntia Fonseca foi feito um ajuste com o poder Judiciário e aquele espaço foi cedido ao Lar Doce Lar da Criança, para abrigar crianças encaminhadas para lá por ordem judicial. São crianças carentes, vítimas de maus tratos, abandono. Não abrigamos lá menores infratores nem usuários de droga, apenas crianças em situação de risco”, explicou. 

O material de construção encaminhado pelos jovens, segundo Roberto, será empregado na construção de uma área de 300 m², destinado   a dormitórios masculinos, refeitório  cozinha e lavanderia anexa.  “E também alojamento para os monitores que trabalham e residem no local . São duas famílias que têm filhos e que moram lá cuidando das crianças”, justificou, o responsável pela entidade.

Roberto agradeceu a doação, enaltecendo o trabalho da TJ-P. “Queremos desde já agradecer ao TJ-P e a todos as pessoas que se envolveram no projeto.  Os diretores do Lar Doce Lar  somos todos voluntários, pelo amor e carinho que temos pelas crianças. Muitas vezes precisamos de alguma coisa e encontramos portas fechadas, por isso agradecemos atitudes como a desses meninos. Em nome da diretoria e de cada criança que ali mora queremos agradecer”, agradeceu.

 A entidade assiste hoje 24 crianças como internos e mais três que são filhos dos monitores, todas recebendo o apoio necessário para que uma criança possa viver e sobreviver. “E, quero pedir à sociedade, que visite a casa, as crianças, não para procurar defeitos, porque há muita coisa a ser feita ali, mas para nos ajudar. Estamos ali há três anos, é um lugar bonito, tranqüilo, limpo, amplo, com muito verde, mas que precisa de melhorias”, informou.

Segundo Roberto, mais de 100 crianças já passaram pelo abrigo, que é uma casa temporárias para as crianças que ficam ali só até os 18 anos, mas merecem respeito,a tenção e qualidade  de vida. Ali atendemos não só crianças de Sacramento, mas de outra cidades, crianças que fugiram de casa  e ali ficaram até retornar às suas cidades. O nosso  maior objetivo ali é formar pessoas, interagindo com a sociedade e  com as suas  famílias, o que não é  fácil porque, normalmente, são filhos de famílias desestruturadas. E queremos que as crianças tenham futuros diferentes do de seus pais. Para isso, precisamos de ajuda. A base estrutural da sociedade é a família  e se ela está bem estruturada toda a sociedade vai se beneficiar”,  justifica o presidente.

 

STC realiza 23º Torneio Fenelon Fernandes

 

A 23ª edição do Torneio de Futebol Society 'Fenelon Fernandes', em mais um final de ano, tem movimentado o Sacramento Tênis Clube. São oito times que disputam o torneio, levando emoção e participação nas noites de sexta e segunda e tardes de sábados, àquela praça de esportes. Até a última rodada, o STC 'A' vem liderando o torneio, ainda invicto, com apenas um empate, no jogo contra o Marianos. 

Veja a classificação:

1º lugar – STC 'A' – 13 pontos 

2º lugar – União – 12 

3º lugar – Marianos – 11 

4º lugar – STC 'B' – 7

5º lugar – Conquista – 6

6º lugar – Divisa – 3

7º lugar – Areião - 3

8º lugar – Vila Nova 0

A rodada deste final de semana define a classificação do 1º turno, com os seguintes jogos:

Divisa x Conquista

União x Marianos

STC 'A' x STC 'B'

Areião x Vila Nova