Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Diretora da 39ª SRE/Uberaba avalia o retorno das aulas na rede estadual

Edição nº 1731 - 12 de Junho de 2020

Vânia Célia Ferreira, diretora da 39ª Superintendência Regional de Educação (39º SER/Uberaba, atendendo solicitação do ET, faz uma avaliação do trabalho que está sendo realizado nas escolas estaduais com a educação à distância, desde o dia 22 de maio. Modalidade de ensino que vem sendo questionada e criticada por muitos   e aceita como uma forma de manter o vínculo dos alunos com a educação, por outros. 

Para a diretora Vânia, 'reinventar' é a palavra de ordem nos tempos de pandemia. “A pandemia da COVID - 19 vem trazendo imensos desafios para todos os setores, na educação, o fechamento de escolas nos fez repensar uma nova forma de ensinar. E várias barreiras estão sendo transpostas por nossos estudantes, pais, professores, diretores e servidores de nossas escolas”, afirma, destacando que as s ações estão sendo pensadas na perspectiva de que o estudante é o centro do processo. 

“Por isso, devemos proporcionar a ele, acesso às atividades não presenciais, para que não haja ampliação da desigualdade educacional. Este acesso está sendo oferecido aos alunos das redes estadual e municipal que aderiram ao programa do Estado, através dos diferentes recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e nos casos em que os alunos não possuam nenhuma possibilidade de acesso ao Plano de Estudo Tutorado (PET) por meio virtual, o gestor escolar providencia a impressão dos materiais, assegurando sua distribuição e entrega”.

De acordo com a superintendente, para os alunos e docentes, foram disponibilizados o acesso ao PET, através do hotisite www.estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, o programa Se Liga na Educação (TV Minas) e o aplicativo para celular Conexão Escola. 

“Sabemos que nada substitui o ensino presencial e a relação professor/aluno e que teremos efeitos negativos e positivos do distanciamento temporário, mas estamos buscando alternativas diversificadas, uma vez que temos consciência de que a disposição de recursos tecnológicos é heterogênea entre nossos alunos. Estamos travando grandes batalhas para alcançar e fortalecer nosso elo com nossos alunos e família e a cada dia nos surpreendemos com a criatividade e diversidade de atividades que nossos professores estão oferecendo aos estudantes”, reconhece a diretora.

Vânia Célia finaliza destacando que uma avaliação do impacto da medida adotada só será possível com a volta à normalidade. “Tudo isso vai passar e aí poderemos avaliar o impacto na aprendizagem e planejar a volta às aulas com o enfrentamento do desafio que se impõe”.

A 39ªSRE, além de Uberaba abrange outros 24 municípios: Água Comprida, Araxá, Campo Florido,  Campos Altos,  Carneirinho,  Comendador Gomes,  Conceição das Alagoas,  Conquista,  Delta,  Fronteira,  Frutal,  Itapagipe,  Iturama,  Limeira do Oeste,  Pedrinópolis,  Pirajuba,  Planura,  Pratinha,  Sacramento,  Santa Juliana,  São Francisco de Sales,  Tapira,  União de Minas e Veríssimo.