Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

JES estreia com 2 mil atletas

Edição nº 1687 - 09 de agosto de 2019

Depois de seis anos, os estudantes têm a alegria de participar dos Jogos Escolares de Sacramento (JES). A última edição dos jogos aconteceu em 2012, último ano do primeiro mando do prefeito Wesley De Santi de Melo. E foi com gáudio que os estudantes-atletas adentraram à quadra do Ginásio de Esportes Alberto Marquez Borges -  Marquezinho, na noite dessa segunda-feira 5, para a cerimônia de abertura dos jogos que constou de desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas seguido dos discursos das autoridades.


“Sei o quanto é importante,  porque vivi isso aqui...

O prefeito Wesley De Santi de Melo, ao saudar os estudantes presentes comemorou a quantidade de atletas que representam Sacramento lá fora nas várias modalidades esportivas, dizendo: “Muitos deles nascem nos JES. Estamos tentando investir no esporte em todas as modalidades e faixas etárias, por entendermos que para a formação do homem é necessário dar-lhe oportunidade de receber esta disciplina que estamos vendo aqui. Parabéns diretores, por esta participação. Eu sempre digo: onde a escola está presente a coisa funciona bem, e é por isto que teremos uma bela semana de jogos”, comemorou.

Antes de seu discurso, em entrevista ao ET, num lance de saudosismo, recordou que já esteve naquela quadra como atleta, destacando o quanto o projeto é importante para as crianças e jovens. “Eu já estive nessa quadra, sei o quanto é importante, porque vivi isso. 

Para uma criança, um jovem, poder participar, torcer, disputar, ganhar medalha, é muito saudável, e hoje, para nós é muito gratificante ver a alegria e a empolgação desses atletas”, destacou, elogiando a união das três secretarias Esportes, Saúde e Educação para a realização dos jogos. “Uma parceria muito importante, porque esporte é educação e é saúde”.

Questionado se vale ainda o pensamento, “Mens sana in asano”, na escola de hoje, o prefeito respondeu: “Como nunca! Essa citação clássica, 'uma mente sã num corpo são', deve ter mais de mil anos, mas continua presente, embora esteja havendo, pelo que sei, uma certa resistência por parte dos governos em incluir a disciplina em toda a grade curricular do ensino básico. No meu tempo de estudante tínhamos duas aulas semanais em todas as séries. Para mim, o esporte é imprescindível para a qualidade de vida, não há dúvida. De nossa parte, o governo municipal oferece oportunidade de prática esportiva em nossas escolinhas, em todas as modalidades esportivas, para 1.800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos”.

Os JES foram criados pelo então prefeito Luiz Magnaboso (1983/1988), de saudosa memória, como foi também o prefeito que inscreveu as primeiras equipes sacramentanas nos Jogos do Interior de Minas (JIMI).

 

Diretores aprovam realização dos jogos

Para a diretora da Escolinha Tio Tofe/Apae, Raquel Oliveira, os JES são de suma importância para a inclusão. “Nestes JES, nossos alunos estão competindo de igual para igual com outros alunos da escola regular. Sua participação nesta abertura é coisa que muitos deles não têm oportunidade de vivenciar, mas agora estão aqui. E a alegria deles não tem preço, por isso é muito importante estarmos aqui com  a nossa escola”, reconhece, destacando que, bienalmente, os alunos da Escolinha Tio Tofe participam das Olimpíadas Apaeanas, com vários classificados para a etapa estadual. 

“Em 2020 acontecerá a Olimpíada Regional e nós estaremos lá. Para isso, temos diversas atividades esportivas nas aulas de Educação Física, tanto que, agora nos JES, a escola está participando de diversas modalidades: futsal, natação, atletismo e tênis de mesa. Já nas Olimpíadas das Apaes, eles participam além dessas modalidades, também de caminhada, arremesso de peso, basquete, vôlei”. 

De acordo com a diretora, a escolinha Tio Tofe conta com dois professores de Educação Física, um para o ensino fundamental 1 e outro para o EJA (Educação de Jovens e Adultos).  

A Profa. Marilda Ferreira Borges Souza, diretora da EM Dr. João Cordeiro (6º ao 9º ano) destaca a importância da atividade física e a interação entre os alunos e as escolas. “A participação deles durante toda a semana os fazem se sentir importantes. Independente de ganhar ou perder essa participação é imprescindível na formação social, física e psíquica do adolescente, ela faz crescer sua autoestima e o incentiva à prática esportiva, tirando-o da rua ou da ociosidade de casa, portanto combate a violência e as doenças. As escolas deveriam ter muito mais espaços para a prática esportiva. Por todas essas razões, a EM João Cordeiro cumprimenta todas as escolas presentes pela participação de seus estudantes nestes JES e, de maneira especial, ao prefeito Wesley ao reabrir esses jogos que, com certeza, para muitos desses e dessas atletas podem servir de base para um futuro brilhante. Parabéns! ”.

Para o professor Uriel Sólon Amarantes Jr, diretor da EE Cel José Afonso de Almeida, “Sacramento é uma cidade que encanta as pessoas pelo carinho com que as trata. Eu me encanto com ela, porque o carinho e empenho com que o jovem é tratado, tanto no esporte quanto na escola é de 'tirar o chapéu', é de louvar, porque o bem que estes JES fazem aos nossos estudantes é imenso. Eu entendo que o esporte aliado à educação é um belíssimo remédio para a juventude, um caminho que só vai trazer pontos positivos, valores que podem nortear a nossa sociedade nas questões éticas, políticas, enfim nortear toda a vida de cada uma dessas crianças e jovens”. 

O professor Joaquim Oliveira, representando o Colégio Rousseau, escola da rede privada, reforça a importância dos jogos na vida estudantil. “O esporte, como um todo, é fundamental na vida de um jovem, porque traz pra ele o desenvolvimento do potencial de cada um, a disciplina, o espírito de equipe, experiências que são fundamentais para o dia a dia de qualquer profissional. Hoje, o esporte, para mim, é o grande trampolim de execução das tarefas sociais, quer seja da escola, da família, da cidade. Nós precisamos manter as crianças e jovens ocupados e a ocupação mais sadia, mais qualificadora.

 

JES são a base para o JEMG

O secretário Márcio Luiz de Freitas (Marzola) agradeceu pelo apoio e participação das escolas e à parceria com as secretarias de Educação e Saúde, destacando que os JES são a base para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). 

“- Hoje estão abrilhantado nossa festa de abertura as meninas da Escola Coronel que foram campeãs da etapa Microrregional do JEMG, em Frutal; os meninos que foram campeões do JEMG em Uberaba, que correram aqui com a tocha Olímpica; o atleta Gustavo Henrique Borges da Mota, que representou Sacramento no Atletismo (corrida 100 metros com barreira), na etapa estadual do JEMG em Uberlândia. Portanto, Acreditamos que estamos no caminho certo, que o esporte pode mudar a vida dessas crianças e jovens”.