Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Inaugurada a Escola Naná Kubitischek

Edição n° 1316 - 29 Junho 2012

A Escola Municipal 'Professora Naná Kubitschek Soares', mais conhecida como Escola da Jaguara, foi inaugurada na manhã do dia 28,  com solenidade que contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, a Secretária de Educação interina, Waldair Cândida Silva, professores, alunos, pais, secretários de governo, dentre outros. 

Durante muitos anos, a Escola funcionou na vila de Jaguara, o que ocorreu até o final do ano passado. Construída pelo governo anterior ao lado do posto de combustível, hoje desativado, a obra ficou inacabada, faltando, inclusive, a rede de energia, água e esgoto, o que só foi realizado agora, além de outras complementações. 

As reformas constaram de ampliação e adequação, com a construção de mais salas, cobertura na área de acesso (varanda), cerca de alambrado, gramado e divisórias para adequação das salas para videoteca, sala de informática com internet. Toda a reforma foi feita pela empresa RTA Construtora, com recursos próprios da ordem de R$ 81.800,00.

O prefeito Wesley De Santi de Melo falou da satisfação em entregar mais uma obra,  uma escola para atender à comunidade rural, enaltecendo o trabalho de toda a equipe. “Há duas coisas que me emocionam muito: as crianças e a educação. Conjugar essas duas preciosidades com dignidade e respeito faz parte do meu compromisso. Há um ditado que diz: 'Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras'. Obras como esta que hoje nos acolhe e não estou falando somente da estrutura física, mas da ação de todos que nela se empenharam e com muita dedicação contribuíram para tornar este sonho possível. 

É com o coração transbordando de alegria que, neste momento, falo a vocês e para o coração de cada um de vocês, pois um verdadeiro educador não joga palavras ao vento, mas sopra ao coração de cada educando por meio de exemplos e ações, a formação de verdadeiros cidadãos.  Fico feliz em poder estar aqui para entregar esta escola à comunidade que tanto esperou por isso”, afirmou.   

O vice-prefeito Pedro Teodoro, destacou a importância  da escola para a comunidade e dirigindo-se às crianças falou da importância do estudo, lembrando as facilidade oferecidas hoje.

 

Comunidade elogia investimento

Para Sônia Gomide Batista, mãe do aluno Peterson, moradores da Vila há seis anos, a inauguração da escola foi a melhor coisa que poderia acontecer. “Peterson vai  completar 11 anos e estuda aqui desde o 'prezinho', se a escola tivesse sido feita há mais tempo teria sido melhor ainda, mas está em tempo, pois há muitas outras crianças estudando e para estudar. Nós, pais e mães dos alunos,  adoramos a escola neste local, porque as  crianças não  precisam levantar tão cedo pra ir pra escola. Ficou muito bom, uma beleza, uma escola grande, arrumadinha, vale a pena”, elogia. 

Gerson Gomes da Silva, 72, o mais antigo morador do Posto da Jaguara, quase 46 anos, se disse muito satisfeito. “Satisfeito, não, feliz. Moro aqui há 46 anos e vendo uma escola aqui e novinha, isso é muito bom. Esse terreno era um campinho de futebol nosso, que doamos pra construir essa escola há bem tempo. Graças a Deus acabaram de arrumá-la e isso pra nós é uma alegria, grade demais  da conta”, declara.

Gerson chegou à Vila do Posto de Jaguara, em 1976, aos 37 anos e lá vive até hoje. “São quase 46 anos aqui, cheguei num tempo de muito movimento. Aqui criei os filhos, os mais velhos chegaram pequenos, chegaram os netos, bisnetos tudo aqui e agora essa beleza. A maior maravilha do mundo é ver essa criançada na escola aqui perto. É coisa boa de mais da conta”, reconhece. 

De acordo com Gerson, na Vila do Posto residem atualmente 17 famílias, mas o número pode aumentar. “São 17 famílias, por enquanto, porque muitas famílias devem vir pra cá com abertura da usina”, diz referindo-se a usina de álcool ali implantada há alguns anos, mas hoje inoperante.

De acordo com a professora Sílvia de Oliveira Bizinoto, coordenadora da Escola, o prédio está sendo usado desde o início do ano. “Embora construída há quase quatro anos, a escola não tinha condições de uso. Nesse período os alunos estudaram na Vila de Jaguara, mas agora a escola foi ampliada e adequada para melhor atender aos alunos e à comunidade. Hoje, contamos com 48 alunos da educação infantil ao 5º ano, que têm aulas, inclusive, de informática, também oportunizada aos seus pais”, informa, acrescentado que o número de alunos deve aumentar em função da reativação da usina.

“Com a reativação da usina – diz mais Sílvia - devem vir para cá várias famílias havendo um aumento de alunos e, se for necessário, a nova escola pode atender até os adultos com curso noturno de alfabetização”. 

A aluna Laura de Oliveira Fornaciari, do 5º ano,  fez o agradecimento em nome de toda a comunidade escolar: “(...) este momento que estamos vivendo é um marco para o engrandecimento da prática pedagógica aqui realizada. Ele representa os anseios de alunos, pais e de todos que fazem parte desta escola e reflete melhores condições para que possamos realizar o grande sonho de toda criança e adolescente que aqui estuda, o de receber uma educação com qualidade”.


Inaugurações continuam na cidade

Depois da inauguração das reformas da Escola Naná Kubitschek , outras se seguirão até o dia 6. Neste sábado, às 9h, inauguração das reformas do Velório Municipal 'Maurício Bonatti', e, às 20h, das reformas da Casa da Cultura Sérgio Pacheco. 

A inaugurações previstas para o domingo, dia 1º foram transferidas para a terça-feira, 3. Às 9h, lançamento da pedra fundamental da Escola Técnica Federal, no Jardim das Acácias. A solenidade contará com a presença da secretária de Estado da Educação Ana Lúcia Gazola e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues da Silveira; às 10h30, inauguração do Centro de Apoio ao Produtor Rural 'Anézio Gonçalves de Melo', no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha. 

Na sexta-feira, 6, às 10h, inauguração das reformas da Vila Olímpica 'Sebastião Bernardes de Rezende', no Perpétuo Socorro, e, às 18h, inauguração das reformas e cobertura da Quadra de Esportes 'João Batista de Moura' (João Benvindo), no bairro Santo Antônio.