Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escolas participam de abertura do IV JES

Edição n° 1321 - 03 Agosto 2012

Cerca de 400 atletas participaram da abertura da quarta edição dos Jogos Escolares de Sacramento – JES 2012, promovidos pela Secretaria de Esportes da Prefeitura, na noite dessa quinta-feira, 2, no Ginásio de Esportes Marquezinho. O evento contou com a participação da atleta Camila Brait, líbero da seleção brasileira de vôlei, que entrou no ginásio com a tocha olímpica e acendeu a pira, sob grande aplauso do público. O juramento foi proferido pela estudante Sâmia Flávia Francisco, da E.E. Cel. José Afonso de Almeida. 

Participam do IV JES as escolas estaduais Afonso Penas Júnior, Barão da Rifaina, Coronel José Afonso de Almeida e Sinhana Borges; as municipais, Coronel José Afonso de Almeida, Coronel Júlio Borges, Comendador Hugo Rodrigues da Cunha, Doma Maria Sant´Ana, Dr. Djalma Afonso do Prado,  Dr. João Cordeiro, Educação Infantil Profª Sílvia Vieira, Luiz Magnabosco, Naná Kubitschek Soares e, também a Escolinha Tio  Toffe, Escola Eurípedes Barsanulfo e  Colégio Rousseau. 

Destaque para a presença dos cadeirantes,Reni Vicente de Faria, Edmilson de Souza Peres, Eurípedes Martins Júnior e Paulo Antonio de Oliveira Souza Filho, prestigiando o jogo de basquete realizado entre cadeirantes da Adefu -Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba. 

 

“O esporte tem a função social, é um instrumento de educação ...”

 

Os Jogos Escolares de Sacramento é a menina dos olhos da Secretaria de Esportes do município. Para o secretário André Afonso – Djé, os JES são uma forma de inserir as crianças e jovens no esporte. “ Hoje temos vários jovens engajados na prática esportiva a partir do JES, que acabam fazendo a criança despertar para um esporte, inclusive atletas da zona rural, com talento para o esporte e  que muitas vezes ficavam lá esquecidos”, disse.

Segundo o secretário, o projeto JES e o Esporte Para Todos têm total apoio da Prefeitura. “É uma alegria ver estampado nos olhos das crianças a vontade de iniciar as competições,a alegria e orgulho com que elas entram em quadra e mais,  temos muito, talentos, crianças e jovens com grande  potencial, que precisam ser lapidado, incentivado para amanhã possam não só ser grandes atletas, mas serem cidadãos do bem”. 

André avalia positivamente também o Copão de Inverno, encerrado na semana passada. “Entendo que estamos no caminho certo com o esporte, que graças a Deus tem tido uma movimentação intensa. Terminamos uma competição e iniciamos outra na cidade, além das equipes que viajam para participar de campeonatos regionais, estaduais e até nacionais. Para nós é uma satisfação muito grande ver atleta nosso do Kung Fu sagrar-se campeão mineiro, atleta nosso sagrar-se vice-campeão de jiujtsu e tantas outras modalidades que brilham lá fora, como o Karatê, capoeira, futebol, vôlei. Vale a pena o investimento da Prefeitura no nosso esporte, que só vem evoluindo.Vejo que estamos no caminho correto, porque o esporte tem tirado os jovens da rua, das drogas e temos a certeza de que através do esporte estamos salvando muita gente”, avaliou.