Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASAA realiza 1º Circuito Arte Gourmet

Edição n° 1301 - 16 Março 2012

A Associação Sacramentana de Artistas e Artesãos (ASAA) realizou na praça da Matriz, no último final de semana, o I Circuito Arte Gourmet  de Sacramento. Promovido pelo Circuito dos Lagos, em parceria com a ASAA e apoio da  Prefeitura o evento misturou culinária, exposições de artesanato de artistas locais e dos visitantes das cidades de Guará, Igarapava e Araminas e atrações musicais.

Na culinária, o ingrediente principal foi a mandioca, que deu origem, além das já tradicionais iguarias, às novidades como pudim, brigadeiro, creme, bolo, dentre outros. Leila Maria Tiago, presidente da ASAA, disse que o principal objetivo do I Circuito Arte Gourmet é a divulgação do artesanato e a gastronomia. “Foi uma beleza, com uma aceitação incrível. Iguarias deliciosas à base de mandioca: escondidinho, vaca ataloda, doces, bolinhos de mandioca com carne seca. Muitas pessoas vieram almoçar, comprar as guloseimas e outros  produtos, enfim muita gente veio prestigiar”, ressaltou, satisfeita. 

Para Shirley da Costa Rocha,  da Associação Arte Viva,  de Aramina,  a iniciativa do Circuito foi excelente. “É uma oportunidade de trocarmos informações, conhecer o artesanato de outras cidades e nos fortalecer enquanto artesãos”. Já Patrícia Carolina do Valle, presidente da Associação dos Artesãos e Afins, em Igarapava também fez uma avaliação positiva. “Vamos participar  de todo o Circuito mostrando nossos trabalhos e quando chegar nossa vez, estaremos prontos para mostrar uma boa culinária. Essa é uma oportunidade muito boa para todos os artesãos que a cada dia buscam alternativas, sobretudo de aproveitamento de matérias primas que ninguém  pensava na possibilidade de usar. Vamos marcar presença em todos”, prometeu.

 

Receitas serão reunidas num livro

 

Joana D´Arc de Carvalho coordenou a elaboração das iguarias e conta com satisfação como nasceu  a ideia de utilizar  a mandioca. “Quando soubemos que o  Circuito Arte Gourmet começaria por aqui e que precisaríamos ter pratos diferentes, logo optei pela mandioca, um produto fácil de encontrar e que dá pratos muito ricos e a partir daí comecei a pesquisar e a produzir os pratos. Consegui dez pratos, todos testados e aprovados. Eu fazia e reunia as pessoas para a degustação e foi um sucesso, isso que chamamos de, 'As delícias da mandioca'. Fiquei muito satisfeita, muito feliz porque recebemos muitos elogios, isso gratifica e nos impulsiona e buscar novas alternativas”, afirmou. 

Ravi Dionísio, Diretor de Artesanato  do Circuito dos Lagos, falou do suporte dado pelo Circuito no evento. “É preciso fazer uma divulgação do que cada cidade possui e esse Circuito Gourmet nasceu para mostrar temas locais e divulgar o trabalho. E já nesse primeiro Circuito reunimos em Sacramento, três outras associações, o que é um bom começo e a resposta do público foi satisfatória”, destacou.

De acordo com Ravi, a cada dois meses o Circuito Gourmet será realizado numa cidade associada ao Circuito dos Lagos e, no final do ano, será lançado um livro de receitas, que reunirá a gastronomia apresentada em cada cidade.  O próximo Circuito Gourmet será na cidade de Araminas.