Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentano cria dia do Desemboque na Câmara de Uberaba

Edição n° 1240 - 14 Janeiro 2011

O agente de vendas, José Severino Rosa (PT), 56, é mais um sacramentano que assume mandato político da cidade. Além do prefeito Anderson Adauto, a cidade tem agora o José Severino, do PT, exercendo um cargo eletivo na Câmara Municipal de Uberaba, onde reside há 36 anos. 

Nascido na região da Gameleira e criado nas fazendas do município, inclusive fazendo os estudos na região de Sete Voltas,  Severino  ainda mantém vivos os laços com  a terra natal e é o autor da lei que cria o Dia do Desemboque, que será comemorado, anualmente, no dia 27 de abril.

Falando ao ET, por ocasião da posse do presidente da Câmara, José Maria Sobrinho e demais cargos, Severino justificou a lei. “Foi daqui do Desemboque que saíram os fundadores de várias cidades do Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e sul de Goiás, como O Major Eustáquio, que fundou Uberaba’, justificou’

De acordo com Severino, ‘‘as primeiras casinhas de Uberaba nasceram graças à bravura dos conterrâneos do Desemboque. E não só Uberaba, mas toda essa região magnífica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com mais  de  dois milhões de habitantes, deve tudo ao Desemboque, que é o nosso berço”, disse.

O vereador enalteceu também a situação privilegiada de Sacramento em relação às cidades do estado. “Dentre os 853 municípios, Sacramento desponta pela sua posição, na agricultura, na pecuária, no clima, na geração de energia, assim como pelas suas belezas naturais, como a gruta dos Palhares e a quantidade água nos seus lagos. Tudo isso faz Sacramento conhecida e no município de Sacramento está Desemboque”, justificou. 

 

Quem é José Severino 

 

José Severino nasceu  na região da Gameleira. Fez os estudos  na  Sete Voltas e trabalhou em várias regiões rurais do município, até se mudar para Uberaba aos 20 anos. Com cargo eletivo em Uberaba, desde 1996, Severino atua também em  atividades filantrópicas e é uma pessoa  bastante engajada, sobretudo nas pastorais paroquiais. E lembra bem da atuação dos redentoristas no município, padre Gil, padre Magalhães e Júlio... “Foi um trabalho muito bom o deles em Sacramento. Minha atuação, meu serviço ligado à  Igreja dentro das pastorais, aprendi com eles. Minha irmã, Ana Rosa, eu e muitos outros aprendemos muito com eles, nos bons tempos da Pastoral Rural, e continuamos nesse serviço”, afirmou.

José Severino ingressou na política em 1998 e se  destacou como assessor  do então secretário  municipal de Agricultura e Pecuária, José Humberto Guimarães. Severino  teve na época da assessoria,  um papel importantíssimo com os agropecuristas e pequenos produtores, além de participar ativamente na criação do Banco de Alimentos e outros projetos ligados à agricultura.

Candidatou-se pela primeira vez em 2008 e não deu outra, Severino  foi eleito vereador em 2008, com quase 1.500 votos e é o único vereador petista da atual Câmara uberabense

Durante os dois primeiros anos de mandato, o José Severino criou vários projetos de lei, dentre eles, o que institui o Dia da Agricultura no calendário oficial de Uberaba e atualmente, está trabalhando no sentido de instalar no município uma Usina de Entulhos, a exemplo da que conheceu em Osasco (SP), que reaproveita os entulhos da construção civil e preserva o meio ambiente.   

Por duas vezes consecutivas Severino foi homenageado pelo Instituto Tiradentes como um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de Uberaba, respectivamente, Medalha Tancredo Neves e Medalha Dom Pedro II,  ambas com o Colar Ouro. 

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais também reconheceu seu trabalho como vereador e o nomeou membro da Ordem do Mérito Legislativo. (Fonte; complementação das informações sobre e José Severino Rosa, disponíveis no site da Câmara de Uberaba - www.camarauberaba.mg.gov.br)