Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Afonso Pena lança livro

Edição n° 1289 - 23 Dezembro 2011

‘No Mundo da Imaginação' é o título do livro de produção de textos, lançado no dia 12, em concorrida Noite de Autógrafos, na Casa da Cultura. Escrito a dezenas de mãos pelos alunos do 4º ano da EE Dr. Afonso Pena Júnior, a obra teve a coordenação da professora de Língua Portuguesa e Literatura,  Júlia Euripa Martins Sisconeto, que falou ao ET sobre o projeto.

“- O lançamento do livro representa a culminância de um projeto que iniciou no início do ano, quando o desafio foi lançado, através de um estudo prático e teórico sobre como construir um texto, nos seus diversos estilos, formas e temas. Nosso objetivo foi o de juntar esforços para incentivar as crianças a escreverem, porque a escrita é um das dificuldades constatadas no dia a dia e, a partir do momento da divulgação da ideia do livro, a motivação foi outra. Eles começaram a escrever poesias, textos, sobre vários temas durante o ano e nós escolhíamos o melhor texto de cada aluno”, explicou.

A Profa. Júlia se confessa uma apaixonada por poesia, por isso ressaltou também o valor dessa forma de texto, um tanto esquecido pelas escolas hoje. “Lemos muitos poemas, estuamos Cecília Meireles, que dizia que 'fazer poesia é brincar com as palavras, como se brinca de bola', estudamos sua forma, a construção... e todos foram adquirindo gosto. Com relação aos textos em prosa, igualmente, havia toda uma preparação e discussão dos temas, que variavam do bullying ao meio ambiente, país, pessoas, etc”, disse mais.

Para Júlia, o trabalho foi altamente gratificante para os alunos, pois todos passaram a ter mais interesse nas atividades. “Sem contar que o livro será uma lembrança para a vida toda desses alunos. E o que mais me emociona é que nossos alunos são crianças que têm poucas oportunidades, a maioria tem família estruturada, mas são muito carentes financeiramente e não têm muitas perspectivas, oportunidades”. O livro é dedicado aos pais, educadores e amigos que ajudaram na edição do trabalho, que teve também o apoio da Prefeitura. 

O livro dos 54 alunos de duas turmas do 4º ano foi todo diagramado pela designer Tânia Pereirinha, que ganhou elogios da professora Júlia.