Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cristãos celebram Semana Santa na cidade

Edição n° 1254 - 22 Abril 2011

As comunidades cristãs da cidade iniciaram com o Domingo de Ramos as celebrações da Semana Santa, que culminam com o Domingo de Páscoa. Segundo o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, “a quaresma é um tempo privilegiado do ano litúrgico, quando nós, de uma maneira mais aprofundada, meditamos sobre os mistérios da nossa redenção, nos preparando para a grande celebração da Páscoa do Senhor”. 

Falando sobre a Campanha da Fraternidade, Dom Dimas afirma que “a CF é uma belíssima invenção da Igreja no Brasil. É algo que existe sobretudo aqui em nosso país, uma maneira concreta de vivenciarmos a Quaresma, a cada ano, pensando efetivamente, de que maneira, a nossa fé pode incidir transformando a realidade que nos cerca. Neste ano, nós queremos meditar um pouco mais sobre a questão da ecologia, com o tema: 'Fraternidade a vida no planeta'. É 'a Criação que geme em dores de parto' (Rm, 2,22), aguardando a redenção dos filhos e filhas de Deus”.

O chamado Tríduo Pascal é o ponto culminante da Semana Santa. Não se trata de um tríduo preparatório para a festa da Páscoa, mas são três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Tem início na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, terminando com o Domingo de Páscoa. São dias dedicados a celebrações e orações especiais.

As celebrações na cidade começam com a Missa da Instituição da Eucaristia, às 19h00 (Igreja d'Abadia) e, às 20h00 (Igreja Matriz Na. Sra. do Ssmo. Sacramento, no centro). Na sexta-feira, às 15 h00, Celebração da Paixão de Cristo, no Perpétuo Socorro, Matriz do centro e Matriz d'Abadia; às 19h00, celebração teatral e procissão, nas duas paróquias. No sábado, celebração da Vigília Pascal, também nas duas paróquias, às 19h30 na Igreja d'Abadia e às 20h00, no centro.

Segundo o missionário redentorista, Pe. Ademir Gonçalves, “a noite do Sábado Santo é a 'mãe de todas as vigílias', a celebração central de nossa fé, nela a Igreja espera, velando, a ressurreição de Cristo, e a celebra nos sacramentos. O tríduo pascal termina com as Vésperas de Domingo da Ressurreição. Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia! A Ele o poder e glória pelos séculos eternos”. 

 

Casa de Oração

 

A Casa de Oração, da Igreja Protestante, inicia as cerimônias da páscoa às 19h00 da quinta-feira, com a Celebração da Palavra, tendo como pregador, o pastor Alexandre Maxuel, de Uberaba. Na Sexta-feira Santa, a Igreja recebe os fieis no salão do Pacheco's Buffet, para a Celebração da Palavra, das 14h30 às 18h00 e, no domingo, na Casa de Oração, a cerimônia final, às 19h30.