Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Natan, de malas prontas para os Estados Unidos

Edição n° 1219 - 20 Agosto 2010

 

O jovem Natan Araújo de Moura Leite, 17, está de malas prontas para embarcar na próxima quarta-feira, 25, para Boyne City, nos Estados Unidos, onde permanecerá por um ano como intercambista do Rotary Club. A opção pelo país é pelo desenvolvimento tecnológico e pelas oportunidades. “É um país que dá muito apoio aos cérebros, aproveita muito bem os jovens e o conhecimento”.  

Boyne City, onde Natan ficará ou passará boa parte da estada na terra de Tio Sam, é uma cidade localizada no estado de Michigan, e bem pequenina, com área de 13,5 Km, tem apenas  3.231 habitantes.

Mas a expectativa de Natan é grande e ele, sem dúvida, está muito bem preparado, levando uma bagagem recheada de informações e conhecimentos gerais, além de dominar muito bem o inglês. 

E enquanto Natan está na contagem regressiva para o embarque, os pais, Joel Vilela e Bebel Araujo e o irmão Gabriel estão, com os corações nas mãos, segurando a saudade antecipada. “Para nós vai ser  difícil a ausência dele, mas sabemos que será uma experiência de vida muito grande. Estamos felizes com a opção de vida dele e isso vai ser de um valor muito grande na sua vida futura. Ele teve a boa vontade de procurar, estudar, se preparar,  passar em primeiro lugar, ele queria muito isso”, disse, resignado.  

A mãe Bebel também era pura emoção ao falar da viagem. “Meu coração está muito apertado... Estou feliz com a vontade dele, mas não é fácil. Na hora o coração vai derreter, com certeza”. E Gabriel não está gostando nem um pouco da viagem do irmão. “É ruim, não estou gostando nem um pouco”, disse. E quando argumentmos que ele ganhou uma irmã, com a chegada em sua casa da intercambisca canadense,  Danielle Sheahan, 16, respondeu de pronto. “Se ele ficasse aqui seríamos três. Ela vai ficar em casa só três meses, a hora que ela sair, vou ficar filho único e não sei se vou gostar”. 

Danielle chegou a Sacramento no dia 6 de agosto e se encantou com a cidade, que é bem maior que a sua Gravenhurst, que tem menos de 10 mil habitantes.  “A cidade é bonita e grande”, traduz Natan, acrescentando que Danielle quer aprender o português para fazer bastantes amigos. Ao ser questionada sobre o que ela nao gostou ou estranhou em Sacramento, ela foi categórica: “muitos dogs”!! E Natan explica “ela espantou com a quantidade de cachorros nas ruas. No Canadá,  os cães são castrados e não ficam nas ruas”. Segundo Natan, outra coisa estranha para Danielle foi o milho no hamburguer.

Para o casal Joel e Bebel foi uma alegria ganhar uma filha. “Ela  está nos dando muitas alegrias. E com a viagem do Natan, ela vai ter que se virar e aprender o português de verdade, porque não vamos poder falar inglês”, afirmou Joel. 

Outra pessoa que está com o coração a mil e curtindo os últimos momentos com o namorado é a jovem Renata. E como estamos em clima de Expogal e rodeio, o que podemos dizer-lhe é,  “Segura 'peoa', guenta  coração!! Um ano só tem 365 dias...”.