Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Filarmônica de Minas toca na Gruta dos Palhares neste domingo

Edição nº 1205 - 14 Maio 2010

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia no próximo fim de semana sua temporada de turnês pelo interior do Estado.  E Sacramento tem a oportunidade de assistir mais uma vez aos concertos da Orquestra que vem sendo aplaudida em todo o Brasil. As apresentações têm entrada franca. 

Sob regência do maestro Marcelo Lehninger, regente assistente da Orquestra, o repertório contempla os chamados “clássicos populares” apresentando obras bastante conhecidas de Mozart – As Bodas de Fígaro: Abertura, Chopin – Polonaise, com orquestração de Glazunov, Verdi – Vésperas Sicilianas: Abertura, Mendelssohn – Sinfonia nº4, 1º movimento, Tchaikovsky – Valsa das Flores, Copland – Fanfarra para um homem comum, Piazzolla – Oblivion, orquestrada por Fabio Mechetti, e Ginastera – Malambo. 

Depois de Pará de Minas e Araxá, a Filarmônica chega a Sacramento , encerrando a primeira etapa da turnê regional, com uma apresentação na Gruta dos Palhares, dia 16, às 18h00, com apoio da Prefeitura local. Todas as apresentações têm o patrocínio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.


Marcelo Lehninger

 

Um dos jovens maestros brasileiros de maior destaque no panorama internacional, o carioca Marcelo Lehninger faz sua primeira apresentação com a Filarmônica de Minas no Festival Tinta Fresca. O maestro conduzirá também a Orquestra nos Concertos para a Juventude, Didáticos e Clássicos no Parque, além de algumas turnês estaduais.

Lehninger atuou como regente substituto da National Symphony Orchestra de Washington DC e, durante a temporada 2007/2008, foi diretor musical da Youth Orchestra of the Americas, a convite de Plácido Domingo. Em 2009 foi selecionado para participar do Malko Competition for Young Conductors, na Dinamarca, e regeu a Danish Radio Symphony Orchestra em Copenhague.

Premiado no I Concurso Nacional para Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho, no Rio de Janeiro, em 2001, passou a dirigir a Orquestra Petrobrás Sinfônica em diversas ocasiões. Como regente convidado, atuou à frente da Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquesta Sinfónica de la Universidad Nacional de Cuyo em Mendoza, Argentina. 

Nos Estados Unidos, regeu a Conductors Institute Orchestra em Nova York, Jacksonville Symphony Orchestra, Fairfax Symphony Orchestra. Em 2008, realizou uma turnê com a Youth Orchestra of the Americas, regendo concertos no Brasil, Argentina e Uruguai com o pianista Nelson Freire. Nos Estados Unidos foi convidado a reger a National Symphony Orchestra. 

Recentemente foi selecionado para assumir o cargo de regente assistente na Boston Symphony Orchestra, a partir de 2011.