Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alunos desfilam no 7 de Setembro

Edição n° 1222 - 10 Setembro 2010

Fanfarra Aracy Pavanelli, da EE Cel. José Afonso de Almeida e alunos de uma sala de aula da E.M. João Cordeiro desfilaram, na manhã do dia 7,  nas ruas do centro da cidade, até o Altar da Pátria, onde estão os restos mortais do fundador da Cidade, Cgo. Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas e Sacramento, realizado, respectivamente, pelo prefeito Wesley De Santi de Melo; vereador José Carlos Basso De Santi Vieira e secretário Cleber Silveira. 

Para o secretário de Cultura e Turismo, que dirigiu a cerimônia cívica, aquele ato foi “o renascer de uma festividade que deve ser feita em nível nacional. Sacramento  há muito vem adormecida nessas festividades cívicas e há por parte da administração municipal atual um grande  interesse em reviver pelas ruas da cidade esse movimento cívico de 7 de Setembro, que nada mais é do que dia do aniversário da Pátria Brasileira, a sua maioridade civil, porque depois de 300 anos sob o jugo português, no di 7 de setembro de 1822, consegue a sua libertação e isso deve ser, necessariamente, conhecido e vivido pela nossa juventude, pelo povo brasileiro. 

Agradecendo a participação das duas escolas, o secretário prometeu para o próximo ano “um desfile tão digno e tão bonito  como o de hoje, porém maior com  participação de todas as escolas e da comunidade. Neste dia 7 de setembro de 2010, no ano em que Sacramento comemora 190 nos de fundação, estamos vendo o renascer desse movimento cívico, que traz na nossa alma o sentimento nativista, para que tenhamos amor á Pátria, o lugar em que vivemos, um lugar tranquilo, de gente feliz”, disse. Ao convidar as autoridades para o hasteamento,  Salomão afirmou que “a bandeira nacional quando sobe o mastro, sobre também em, nós um sentimento de amor ao País, que é livre e devemos agradecer a Deus por isso”. 

O prefeito Wesley De Santi, na sua alocução enalteceu a data e reconheceu através de sua satisfação em participar de um momento tão importante e que, infelizmente, vem sendo relegado.  “É um prazer grande para nós participar de uma cerimônia como essa, num tempo em que estamos vendo que o civismo de modo geral está ficando  de lado. A ordem, a dignidade, os valores têm que aflorar mais em nossas comunidades. Este ano, demos o primeiro passo com este desfile cívico para comemorarmos a Independência do Brasil, mas no ano que vem, se Deus quiser, vamos incrementá-lo, com a participação de todas as escolas, porque desejamos a nossa Sacramento,  à nossa Pátria um espírito de mais civismo e de mais ordem, para ser celebrado, sobretudo, dentro dos nossos corações”, concluiu.