Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia fez 160 anos de Criação e Festa de Nossa Senhora D´Abadia 140 anos de devoção

Edição nº 1580 - 21 de Julho de 2017

No último dia 03 a Paróquia do Santíssimo Sacramento completou 160 anos de sua criação, pela Lei Provincial 804 de 03 de julho de 1857. A data parece que passou totalmente despercebida pela direção paroquial, mas vale aqui sua lembrança e pinceladas de sua importância.

Consta da Ata de Fundação da cidade de Sacramento que, em 24 de agosto de 1820, o vigário do Desemboque, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, fundou, no lado esquerdo do Ribeirão Borá, uma capela dedicada ao Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Esse foi o marco inicial da nossa cidade.

A capela, por ordem do Rei Dom João VI, deveria ter “paredes fortes e seguras”, isto porque não seria uma capela como todas as demais do sertão, dedicadas à Virgem Maria e aos santos, mas uma capela única dedicada ao Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Teve cuidado o rei Dom João VI de que houvesse maior segurança ao Santíssimo Sacramento e isso foi observado na fundação.

Em 1848, quando ainda da primitiva capela, e o arraial do Santíssimo Sacramento ainda não havia sido sequer elevado à condição de Vila (1870), o Papa Pio IX concedeu à humilde capelinha o privilégio da “Indulgência da Porciúncula”, que era dada somente às grandes basílicas franciscanas. Sem dúvida um destaque sem igual e sem precedentes. 

Outro grande benefício foi-lhe dado uma década depois: a elevação de um simples curato à condição de Paróquia, pela Lei Provincial nº 804 de 03 de julho de 1857. Essa lei sempre foi mencionada como da criação da paróquia, mas até 2012 quando a encontrei no Arquivo Público Mineiro, não se tinha dela o inteiro teor. Ela é bem interessante porque nos assegura que o antigo “Curato do Santíssimo Sacramento”( Curato - capela onde havia um Cura, ou padre) estava sendo elevado à condição de “Freguezia” (nome antigo de paróquia), como o mesmo “Orago” (padroeiro) da fundação. Isto é, a nova Paróquia mantinha o mesmo nome da fundação, ou seja: “Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria”. Nome que tivemos a oportunidade em 2014 de retificar e que se estendeu à Basílica criada pelo Papa Francisco.

Outro grande acontecimento deve ser a comemoração dos 140 anos da festa de Nossa Senhora d´Abadia em Sacramento. Essa devoção é muito popular em todo a região do Triângulo Mineiro e Goiás.  Em Sacramento a primeira festa oficial deu-se no ano de 1877 e nunca deixou de se repetir fervorosamente ano após ano. Foi, depois de Água Suja (1870), a primeira cidade a festejar Nossa Senhora com esse título tão grato a todos nós. Em 1977 foi comemorado com grande pompa o centenário, cujos festejos estiveram sob meu comando por decisão do então pároco Padre Júlio Negrizzolo. Foi uma das maiores comemorações em torno dessa devoção à Nossa Senhora d´Abadia em Sacramento.

Abrindo os festejos o então arcebispo administrador Apostólico de Uberaba, Dom José Pedro Costa, decretou o “Ano Marial” de Sacramento com a presença da imagem milagrosa de Nossa Senhora d´Abadia de Água Suja que veio abrir os festejos centenários.

Conservo ainda uma preciosíssima relíquia daquela festa: a gravação (hoje em CD) do então grande arcebispo emérito de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral pregando, na Igreja Matriz, o tríduo inicial da grande festa.

A festa d´Abadia em Sacramento por mais de um século a festa maior da cidade. Hoje as comemorações não se podem comparar com o passado glorioso, mas importante é que a devoção do povo continua como em outros tempos. Hoje a concentração maior se dá no Santuário de Água Suja (Romaria.MG) reunindo ali milhares e milhares de devotos no dia 15 de agosto.