Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fátima, centenário das aparições

Edição nº 1571 - 19 de Maio de 2017

São muitos os relatos de aparições de Maria, a mãe de Jesus, pelo mundo. Mencionamos no momento os 100 anos da aparição Virgem Maria a três pastorinhos na Cova da Iria na região de Fátima em Portugal. 

 O fato se deu em 13 de maio de 1917 na presença de Lucia de Santos (10 anos) Francisco Marto (9 anos) e Jancinto Marto (7 anos). Os dois últimos eram irmãos e primos de Lucia. Narram eles te visto por cinco semana seguidas, sempre no dia 13 do mês. A Virgem aparecia em forma de uma mulher coberta pelo sol, muito brilhante e que se denominava a Mãe do Rosário. 

Ela fez muitas revelações aos pastorinhos pedindo que recasem muito pela paz do mundo e pela conversão dos pecadores. Esta primeira aparição se deu no ano da Revolução Soviética. Entre as revelações Ela pedia pela convenção da Rússia contra o comunismo. Dizia também que era preciso acreditar que o inferno existe e que os demônios estavam tentando levar almas para o fogo eterno. A guerra vai acabar com as nações, com cidades, matando milhares de pessoas caso o mundo não se voltasse para o bem. 

A aparição se deu logo a seguir da primeira guerra mundial é 1940 novamente acontece a segunda guerra mundial, ainda mais destruidora e sanguenta do que a primeira. Milhares de pessoas, especialmente judeus, foram sacrificados nos campos de concentração na Alemanha, duas bombas atômicas destruíram as cidades Japonesas de Nagasaqui e Hirochima. Estavam sendo concretizadas as revelações de Fátima. 

Nossa Senhora pediu em sua última aparição em 13 de outubro de 1913 que os pastorinhos pedisse a população que fosse construída uma capelinha das aparições em louvor a Virgem de Fátima o que realmente foi feito. 1928 foi benzida a primeira pedra para construção de um templo de maior proporções nas mediações da capela, que ficou pronto em 1953 o Papa Pio XII concedeu e 1954 o título de Basílica Menor de nossa Senhora do Rosário de Fátima aos poucos foram surgindo edifícios e monumentos religiosos em torno da basílica. Hoje o Santuário de Fátima é conhecido e visitado internacionalmente por fiéis.

O Papa Francisco anuncia sua visita a Fátima em comemoração dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora e afirmou:  “Vou levar pessoalmente a Portugal, se Deus quiser, estes votos [de paz e esperança], na minha agora iminente peregrinação ao Santuário de Fátima, onde há cerca de 100 anos apareceu Nossa Senhora aos três pastorinhos”.

Marcou também para 13 de maio de 2017 o ato de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta, reconhecendo milagres atribuídos a esses dois santinhos. Ambos morreram na flor da idade e já com fama de santos. A pastora Lucia tornou-se religiosa e viveu perto de 100 anos. 

São inúmeros os brasileiros que anualmente visitam o Santuário de Fátima. Registramos aqui o testemunho de uma família que visitou este templo em Portugal no mês de abril passado: 

“Fátima, uma cidadezinha de poucos habitantes, mas que ficará eternamente em minha memória.                        

 Fátima uma cidadezinha calma e tranquila. E já de imediato temos a dimensão do Santuário, tanto pela sua grandeza e principalmente pela beleza.                        

Ao entrar no Santuário, complexo onde está a Basílica de Fátima e também a capelinha das aparições de Nossa Senhora, começamos a entender o motivo da Cidade ter este clima calmo e tranquilo, que o toca assim que chega. Somos consumidos por um sentimento de paz e felicidade inexplicável. Sentimento este que nenhum museu, compra ou montanha russa pode se comparar a proporcionar a uma pessoa. Sem contar aquele sentimento de nunca mais querer sair daquele lugar.                        

 Outro fato marcante, é ver a fé do ser humano. Pessoas de todos os lugares do mundo, de todas as cores e gêneros, estão ali com um único objetivo: Agradecer ou pedir a Intersecção de Nossa Senhora em suas vidas e à Jesus por todas as Graças recebidas e o dom da Vida. Quando vemos e sentimos isso, temos a certeza de que o "mundo" não está perdido, e que ainda temos o caminho da salvação e felicidade plena para buscarmos.                        

Para encerrar, sugiro que quando for a Fátima, não deixe de participar da Procissão das Velas, e participe com todo seu coração. Nesta ocasião tive a oportunidade de sentir minha Mãezinha e todo o amor que Ela tem por nós. E por isso, repito e reforço que Fátima nunca sairá de minha cabeça e memória, pois o que senti e vivi ali, tenho certeza que nunca virei em outro lugar”. (Helena Aranha e família – abril  de 2017).

 

Gil Barreto Ribeiro (Professor emérito da PUC Goiás e Diretor Editorial da Espaço Acadêmico).