Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Feliz Ano Velho...

Edição nº 1551 - 30 de Dezembro de 2016

Neste conturbado Fim de Ano, lavo minh'alma de todas as intempéries do cotidiano cometidas e sofridas para desejar de coração aberto e amargurado, um Feliz Ano Velho...

Aos responsáveis pela segurança pública e pelo índice de mais de 15 mil homicídios (latrocínios e lesões corporais seguidas de morte); aos que promoveram 45.460 estupros no país e aos que furtaram mais de 1 milhão de carros nos últimos dois anos. *

Aos que permitem que 50% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental estejam estudando em escolas localizadas em áreas de risco de violência, permitindo que, a cada 9 minutos, uma pessoa seja morta violentamente no país. *

Aos policiais que cometeram 1.040 mortes contra cidadãos no país e aos civis que assassinaram quase 400 policiais em um ano. *

 A todos os responsáveis pela segurança pública que permitem que o Brasil registre mais vítimas de mortes violentas intencionais (assassinadas) em cinco anos do que a Guerra na Síria no mesmo período. *

Aos vendilhões do templo, políticos eleitos de todos os partidos que, esquecidos da ética e da honestidade, fazem do mandato uma oportunidade para o enriquecimento ilícito, usando e abusando do dinheiro público com prevaricação, formação de quadrilha, fisiologismo, nepotismo, lavagem de dinheiro e corrupção. 

Aos donos das Lamias da vida e a todos aqueles que colocam em risco a vida de seus semelhantes em troca do lucro e da ganância.

Aos países que não ratificaram o protocolo de Kioto, aos que desmatam, depredam e a todos os que cometem qualquer tipo de crime ambiental contra Nossa Casa Comum, provocando o aquecimento global.

A todos os poderosos e bilionários, a turma do 1%, que detém metade da riqueza do mundo, que assiste incólume à cena do pequeno Aylan na praia de Bodrum e a todos os naufrágios de migrantes refugiados, à fome na África, a todas as formas de câncer, às doenças que ainda matam milhões, por conta de uma vacina inexistente. 

Aos que fazem da vida um mercado de bens, moradores de shoppings, escravos da bolsa e da vaidade, que esquecem das lojinhas onde se compram nossas mais profundas aspirações, trabalho e esperança, fraternidade e paz, e bugigangas.

E Feliz Ano Velho ao governo ilegítimo do Prof. Temer e a seus ideólogos subservientes ao Tio Sam e ao deus Mercado, que começam a dilapidar o patrimônio estatal, mentores da PEC 55, da Reforma da Previdência, da CLT e a todos os responsáveis por 12 milhões de desempregados.

Mas, Feliz Ano Novo...

A todos aqueles políticos que, diante da enfermidade corrupta e endêmica do país mantiveram-se coerentes com os princípios da dignidade, da ética e da honestidade.

Aos que, mesmo destruídos pelo poder avassalador do ultraneoliberalismo, descobriram-se cheios de dignidade e de caráter na prática de uma política entendida como a arte de fazer o bem à coletividade. 

À adolescente Ana Júlia Ribeiro e a todos os estudantes secundaristas que, cheios de coragem e esperança, ocupam as escolas contra a PEC do 'fim do mundo', que prevê por 20 anos o congelamento dos gastos primários da União com a Educação; contra a Escola sem Partido; contra a canhestra Reforma do Ensino Médio e para denunciar as más condições das escolas públicas, os baixos salários dos professores e a precariedade na Educação.

Aos que cuidam com respeito de Nossa Casa Comum, dignificam sua vida e a de seus semelhantes, e aos que amam a Mãe Terra como a grande deusa Gaia, protetora de todas as criaturas viventes, visíveis e invisíveis, da pedra ao Homem.

Ao papa Francisco e a todos aqueles chefes de Estados que abrem seus corações e suas fronteiras para abrigar refugiados e migrantes vítimas de perseguição, opressão e escravidão, sírios, iraquianos, afegãos, eritreus, africanos...

Feliz Ano Novo a Fidel, grande líder da resistência cubana, a Cassius Clay, Professor Girafales, Elke Maravilha e a todos os sobreviventes que lutam por um mundo melhor, como Juan Manuel Santos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

Feliz Ano Novo aos que carregam e desfraldam pelas ruas e templos bandeiras coloridas de todos os povos, gritos de esperança e protocolos endossados pelos líderes mundiais com a afirmação de que a igualdade, a solidariedade e o Amor sejam a grande lição de vida, ensinada e aprendida pela humanidade. (WJS)

 

* Fórum Brasileiro de Segurança Pública