Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Não trago ouro nem prata, trago Jesus Cristo...

Edição nº 1372 - 26 Julho 2013

O Papa Francisco deixa no Brasil um rastro de uma nova Igreja. Para aqueles que pensavam que Francisco chegaria falando aos jovens sobre clichês eclesiásticos, como culpa, demônio, pecado, obediência, dízimo, salvação, vida eterna, enganaram-se. Pelo contrário, a vinda do Papa Francisco ao Brasil permitiu que a população ouvisse de perto algumas frases fortes, marcantes e inesquecíveis do novo pontífice. 

 

Entre conselhos, sugestões e puxões de orelha nas autoridades, o argentino cativou o coração de milhões de brasileiros com sua humildade e sua sabedoria. Confira algumas frases de seus discursos:

 

* Assim que chegou ao país, Francisco mostrou que sabe muito bem como conquistar o afeto de nossa população: "Descobri que para ser recebido no Brasil é preciso entrar no portal do coração deste povo". No mesmo discurso, ele falou uma de suas mais célebres e belas frases "Não tenho ouro, nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo. Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: 'A paz de Cristo esteja com vocês!'»

 

* Ainda falando para todos os brasileiros, de norte a sul do país, Francisco lembrou: "Do Amazonas aos Pampas, do Sertão ao Pantanal, que ninguém se sinta excluído do afeto do Papa". Para os mais novos, ele usou até uma gíria: "Jesus bota fé nos jovens".

 

* Já em Aparecida, o pontífice também conquistou o coração dos paulistas e demais peregrinos que foram ao Santuário Nacional. "Eu peço um favor, com jeitinho, rezem por mim. Necessito". De quebra, ainda fez uma promessa: "Até 2017, porque eu vou voltar".

 

* Aos jovens, Francisco comentou: "Muitos experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros".

 

* Até mesmo os dependentes químicos foram lembrados pelo Santo Padre: "Vocês nunca estão sozinhos! A Igreja e muitas pessoas estão solidárias com vocês. Olhem para a frente com confiança, a travessia é longa e cansativa, mas olhem para a frente. Deus é nossa esperança.»

 

* Diferente do que muitos poderiam pensar, o pontífice não se esquivou de polêmicas e falou sobre a liberação de narcóticos: "Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química", apontou. "É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum".

 

* Por fim, que tal se sentar à mesa com Francisco e jogar conversa fora? "Queria bater em cada porta, dizer 'bom dia"', pedir um copo de água fresca e beber um cafezinho", contou o Papa na comunidade da Varginha. E encerrou: "confio à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todos os pobres do Brasil. Com grande carinho lhes concedo a minha Bênção". 

 

(Redação SRZD)