Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Heigorina

Edição nº 1357 - 12 Abril 2013

Esta pequena, porém, sincera mensagem, descreve a saga de uma mulher que nasceu para ser estrela e cujo brilho há 90 anos, no país e no exterior, sempre cintila em luz. Heigorina, de memória proverbialmente admirável, sempre encarnou a sensatez de ordem prática em seu dinâmico e altruístico trabalho, sendo dotada do mais alto grau de verdadeira espiritualidade, aliada a mais autêntica modéstia tão decantada por todos que têm o privilégio de estar sempre ao seu lado.

 

Heigorina nasceu uma criança normal, porém, acometida pela paralisia infantil, ainda criança, com amor, aceita a enfermidade como um processo de regeneração espiritual. Tratamentos, cirurgias, força de vontade... Nesse palco de conquistas monumentais, tanto valorizou sua vitória, que sentiu redobrar a sua fé. Somente depois de um ano da partida de sua querida mãe Sinhazinha, em 1961, seu verdadeiro baluarte em todas as suas lutas e vicissitudes da vida é que teve a certeza da concretização de seu grande sonho. Foi justamente quando em Sacramento, nos idos de 1962, ocorreu um grande surto de paralisia infantil, onde nove crianças foram vítimas da doença e levadas para a chácara de seu pai Ataliba, onde Heigorina residia.

Ali, receberam de suas próprias mãos, passes magnéticos, massagens e exercícios, intercalando-os com banhos de imersão em água quente. Foi mais uma trajetória de dificuldades em sua vida, porém alicerçada no grande espírito de fé, de caridade e de confiança em Deus, conseguiu a recuperação de quase todas as crianças, deixando apenas pequenas sequelas em algumas delas.

 

Mas, não eram apenas esses os seus dons. Continuou construindo sua história amparada não só pelo seu espírito de fé e religiosidade, como na sua inteligência, coragem e, sobretudo, na capacidade de modificar o universo social, político e cultural à sua volta, através de fervorosas preces proferidas todas as manhãs no Quartinho de Eurípedes, com a presença de pessoas, das mais simples às mais altas personalidades do país e do exterior, em busca de alento, de força e esperança no espírito do seu grande benfeitor, Eurípedes Barsanulfo.

 

Ao longo desses anos realizou ainda, valioso e gratificante trabalho de assistência às gestantes e recém-nascidos carentes, ministrando aulas de orientação às mães e doando milhares de enxovais a essas famílias assistidas. Sua obra assistencial continua com a inauguração da Casa Assistencial Meimei, distribuindo anualmente, por ocasião da celebração do Natal, Páscoa e Dia das Crianças, brinquedos, vestuário, calçados, que são doados por benfeitores caridosos que a visitam durante todo o ano. 

 

Não obstante seu imensurável trabalho na área social e religiosa, restava-lhe ainda, a realização de um sonho tão sonhado, acalentado desde a sua adolescência, durante as constantes meditações e preces por ocasião do restabelecimento das cirurgias que sofreu ao longo de sua vida: a construção de um hospital para a recuperação de crianças com deficiências físicas e mentais, conforme lhe foi noticiado publicamente no “Quarto de Eurípedes”, após o culto do dia 02 de novembro de 1966. 31 anos e 06 meses depois, precisamente no dia 01 de maio de 1997, conseguiu concretizar seu maior e mais importante ideal, ao ser agraciada por um grande amigo, com uma área de 6.400 m2, na fazenda Santa Maria, berço da maior família espírita de Sacramento. Atualmente a Casa Assistencial que recebeu o nome de “Bezerra de Menezes”, já conta com vários pavilhões totalmente construídos e em funcionamento.Mais uma importante página escrita na história desta grande heroína.

 

Uma história escrita no silêncio, com lágrimas, dores e esperança. Recompensada pela alegria, felicidade, no sorriso ao ver e sentir a construção de seu sonho plenamente realizado. Por toda essa gama de trabalhos, realizações e conquistas sociais, culturais.... e religiosas, nos municípios de Sacramento e Conquista.

 

Esta é uma sinopse de sua vida, Heigorina, pois, nos conscientizamos que não saíram de um singelo texto, as mais eloquentes e acertadas palavras para descreverem o decorrer dos 90 anos de uma vida tão brilhante e vitoriosa, inteiramente voltada para o amor, a caridade e religiosidade.

 

Porém, temos a certeza de que elas retratam com maior fidelidade a amizade que nos une de longa data, bem como, do grande legado de exemplos de enfrentamentos, desafios, lutas e de sua brilhante trajetória onde em nenhum momento de sua vida poupou

forças, entregando-se de corpo e alma a um ideal supremo, dando o melhor de seus anos para deixar-nos

seus feitos extraordinários. 

 

Creia, Heigorina, é desta sua tessitura a gênese de mulheres que se destacam com sua efetiva colaboração, para que através dos tempos venha sendo escrita 

a verdadeira história da humanidade. Parabéns!

 

Ivone Regina

Advogada e Conselheira