Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Três praças da cidade ganham Wi-Fi

Edição nº 1751 - 30 de Outubro de 2020

As praças Getúlio Vargas (da Basílica), José Valadares da Fonseca (do Rosário) e Franklin Vieira (do Perpétuo Socorro) receberam esta semana sinal de Wi-Fi, sigla do inglês, Wireless Fidelity, que em português pode ser entendida como 'fidelidade sem fio'. O Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance e refere-se a redes sem fios que utilizam o padrão de comunicação. Lembram-se do som Hi-Fi dos anos 50, High Fidelity, de alta fidelidade? Pois é, na era da internet estamos também nas ondas do Wi-Fi, onde, de uma praça pública você pode estar conectado com o planeta através de um lap-top ou celular, com sons e imagens de alta qualidade.

De acordo com Cícero Fonseca, Supervisor Geral da Onda Internet, empresa que ganhou a licitação para instalar Wi-Fi nas praças públicas da cidade. “Para a conexão com a rede o usuário deve estar no raio de ação ou área de abrangência de 100 metros de um ponto de acesso (tecnicamente conhecido por hotspot) ou local público, onde opere rede sem fio, e de posse de um dispositivo móvel, como celular, computador portátil, tablet, PC ou PDA com capacidade de comunicação sem fio”, explicou. 

Organizações e empresas, tais como aeroportos, hotéis e restaurantes, muitas vezes, fornecem hotspots grátis para atrair clientes. Entusiastas ou autoridades que desejam fornecer serviços ou até mesmo para promover negócios em áreas selecionadas, por vezes, fornecem acesso Wi-Fi gratuito.

 

Como fazer uso do Wi-Fi

Falando ao ET, o analista de sistemas, Fabiano Matias, responsável pelo Departmento de Informática da PMS, destacou a importância do projeto. “O objetivo é oferecer a internet grátis para a população e com ela todos os seus benefícios: trabalhos escolares, jogos online, filmes, notícias, redes sociais e serviços. E, possibilitando também essa oportunidade de servir aqueles que não têm internet em casa e aos turistas em visita à cidade”, ressaltou, informando que as próximas etapas vão levar internet às demais praças e locais públicos como Rodoviária 

Ainda de acordo com Fabiano, os termos de uso da rede Wi-Fi nas praças estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) possibilitando acesso até a 200 pessoas, simultaneamente, 100 na frequência 2.4g e 100 na frequência 5g, sem restrição por usuário e tempo de uso, na velocidade de 10 mb (megabites) por mac (equipamento conectado).

De acordo com Cícero, é muito fácil conectar-se à rede. “Para utilizá-la basta ter qualquer dispositivo com acesso à internet sem fio (celular ou notebook). Nessas praças, irão encontrar uma rede Wi-Fi com o nome 'SACRAMENTO 200 ANOS' com livre acesso de conexão, após preencher, uma única vez, um pequeno formulário, ler e aceitar os termos de uso e já pode sair navegando”, explicou, completado por Fabiano, ressaltando que as perguntas solicitadas: nome completo, emeio, CPF, dia e mês do aniversário e local do nascimento são para resguardar a própria segurança do usuário, conforme exigência da LGPD.