Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Povoado do Bananal ganha Academia ao Ar Livre e revitalização do Posto de Saúde

Edição nº1733 - 26 de Junho de 2020

“Você, Vicentina, que faz com que a Saúde aconteça aqui no Bananal de maneira efetiva e sempre presente, é a responsável por essa obra de completa reforma e revitalização do Posto Médico do Bananal, quando nos lembrou, há pouco tempo, que há 27 anos esse Postinho não ganhava uma reforma. Entendendo seu clamor feito em nome da comunidade, principalmente pela importância de uma unidade de saúde nesta comunidade, distante da cidade a mais de 50 quilômetros, estamos hoje cumprindo o compromisso que fizemos naquela data, incluindo mais, uma Academia ao Ar Livre para uso dos moradores deste povoado”. 

 

Com essas palavras, o prefeito Wesley De Santi de Melo entregou aos moradores do Bananal mais uma de suas obras cumpridas através do projeto de revitalização e reforma de todos os prédios públicos do município. “Uma boa saúde começa num espaço com acessibilidade, limpo e com conforto. Pois aqui está, um Posto de Saúde totalmente reformado com troca de piso, de peças no banheiro e cozinha, reparos em geral, instalação de forro e nova rede elétrica, além de pintura geral e afixação de placa de identificação”, disse o prefeito na sua mensagem, entregando também à comunidade uma Academia ao Ar Livre com vários aparelhos para a prática de ginástica. 

“Ao entregar esta Academia ao Ar Livre, que recebe o nome de Benedito Cândido Ferreira, conhecido como 'Benedito Gato', estamos homenageando um dos mais tradicionais moradores da região e muito querido na comunidade, nas pessoas de seus familiares aqui presentes. É uma honra para nós podermos homenagear uma pessoa de bem, digna, honesta, trabalhadora como foi o pai de vocês”, saudou o prefeito. 

 

Ao finalizar, expressou sua satisfação em poder realizar mais uma obra na zona rural, de onde sai o sustento do município. “São vocês que plantam, produzem a soja, o leite, o queijo, que nos alimentam e geram ICMS e riqueza para o município. Por isso, deixo aqui nossos cumprimentos a todos os moradores, à matriarca da família, dona Noêmia”, ressaltou, estendendo cumprimentos à equipe de profissionais da Prefeitura que trabalham no Posto de Saúde e os responsável pelas obras. 

 

 Temos motivos hoje para nos alegrar...

 

A agente comunitária Vicentina de Paula, há 23 anos responsável pelo Posto de Saúde, manifestou sua alegria pelas obras realizadas na comunidade. “Em meio a tantas notícias tristes e preocupações devido à pandemia, nossa comunidade, hoje, tem motivos para se alegrar por estas benfeitorias. Muitos da Secretaria não puderam estar presentes, mas estão aqui representados pela enfermeira Analice e a técnica Katia, representando todas as pessoas engajadas nesta tão sonhada revitalização de nosso Posto de Saúde, trazendo mais conforto, espaço e comodidade para todos nós, servidores e a todos que precisarem desta unidade”, disse, agradecendo também pela academia ao ar livre, espaço que vai favorecer à nossa população na prática de exercícios físicos. “Podemos sonhar, sim, e saber esperar, e hoje podemos dizer em nome de todos, muito obrigado”, agradeceu. 

O vereador Edmilson Peres cumprimentou a família do homenageado. “Benedito Gato é uma pessoa merecedora desta homenagem, pelo muito que lutou pela comunidade nos mais de 50 anos que aqui viveu. Muito justa homenagem”, considerou, cumprimentando o prefeito pelo compromisso na manutenção dos prédios públicos. “Ficamos felizes por ver como tudo aqui ficou, era um sonho da comunidade hoje realizado”. 

 

Família agradece homenagem

 

Estavam presentes três filhos do patrono da academia, Benedito Cândido, Cleonir, Jalmir e Adilson e os netos, Cristina, Vagner Luiz e Igor, que agradeceu a homenagem em nome da família. “Eu tinha apenas três anos e me lembro das brincadeiras de vovô. Dezoito anos se passaram, mas ele nunca será esquecido, estará sempre nos nossos corações e seu nome gravado nesta academia. É com orgulho que represento a família, minha avó, Noêmia, para deixar aqui registrada a nossa gratidão ao prefeito Wesley De Santi de Melo, por esta digna homenagem”, agradeceu Igor.

Jalmir Ângelo Ferreira (Fiinho), filho do homenageado Benedito Cândido Ferreira, aos 66 anos, em plena vitalidade, falando ao ET, diz que nasceu no Bananal e reconhece que hoje o povoado está muito mudado. “Antigamente havia muitas casas, muitos moradores, era bem mais animado e mais sofrido, hoje o movimento é pequeno, porém menos sofrido”, comparou, revelando a irmandade.

“- Somos nove irmãos e naquele tempo não era fácil, não. Levamos uma via muito sofrida, de muito trabalho na pequena propriedade que papai tinha. Trabalhávamos junto com ele, arando a terra com arado de boi, plantando lavoura e colhendo. Foi uma luta. Papai também trabalhava com leite, mas era pouco, a lida era mais na lavoura. Aí os filhos foram crescendo, casando e saindo. Permanecemos aqui eu e mais   três irmãos”, informa, destacando que na região, os moradores não plantam mais arroz, feijão, café como antigamente. “Hoje o pessoal planta é milho, soja, pra fazer silo pra tratar do gado leiteiro”.  

De acordo com Fiinho, é muito importante este apoio da prefeitura para a comunidade. “Temos escola, mas os alunos agora estudam na Escola Maria Sant'Ana, do Quenta Sol. Temos a capela, o padre vem todo mês celebrar, mas agora, com o coronavírus, parou. E a gente sente falta. O Posto de Saúde, que ficou muito bom, atende toda a comunidade e o entorno, com uma enfermeira fixa e médico semanal. Agora chega a Academia ao Ar Livre, que levou o nome de nosso pai, o que é uma honra para nós. Na minha opinião está muito bom”, explica, lembrando poucos dos antigos moradores do povoado, como João Ozias, Amaral, Jonas Mendes...

Durante a cerimônia, foram homenageadas pelo Governo Municipal, nas pessoas das enfermeiras, Analice Custódio e Kátia Cristina,  a enfermeira chefe do Posto de Saúde, Vicente de Paula, que há 27 anos trabalha na unidade.

A comunidade ganhou também uma limpeza geral nas ruas e troca do piso da cozinha do barracão de festas.  Todas as obras foram realizadas pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

 

Quem foi Benedito Cândido Ferreira

 

Natural de Pedregulho (SP) Benedito Cândido Ferreira (foto) casou-se em 23 de setembro de 1950 com Noêmia Justina Vilas-Boas, pais de nove filhos, que lhes deram 18 netos, 10 bisnetos e dois tataranetos, todos criados na comunidade do Bananal, onde Benedito residiu durante 52 anos atuando na produção agropecuária e criou todos os seus filhos na roça. Na comunidade, pela agilidade que tinha, ficou conhecido como “Benedito Gato”. Foi um homem extremamente dedicado a família e a comunidade, muito caridoso, corajoso, trabalhador e amigo de todos. Uma de suas alegrias, dentre tantas outras, era andar a cavalo.  Benedito morreu em Sacramento no dia 15 de fevereiro de 2002, aos 73 anos.