Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

MG vai incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do Queijo Minas Artesanal

Edição nº 1589 - 22 de Setembro de 2017

O Queijo Minas Artesanal está prestes a ganhar ainda mais reconhecimento no mercado nacional e internacional, com o incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que está convidando pesquisadores para elaborar propostas que contribuam para sustentabilidade e a melhoria da qualidade do queijo artesanal em toda a cadeia produtiva.

A chamada pública 08/2017, “Queijo Artesanal: Tecnologias para o seu Aprimoramento”, já está aberta e os pesquisadores interessados têm até o dia 16 de outubro para encaminhar os projetos. Ao todo, a Fapemig  destinará R$ 1 milhão às propostas aprovadas.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, é hora de posicionar o Queijo Minas Artesanal no mercado nacional e internacional. Para ele, as pesquisas podem fazer com que a iguaria mineira mude de patamar na vitrine mundial. 

“- O queijo mineiro teve um reconhecimento internacional recente, o que abriu oportunidades para mudarmos de patamar na qualidade e também para abrir novos negócios. Para isso, precisamos gerar conhecimento”, salienta o diretor da Fapemig, lembrando  que em julho deste ano,  12 queijos produzidos no estado foram premiados no Mondial du Fromage de Tours (Salão Mundial do Queijo), realizado na França, onde participaram mais de 600 produtos de 32 países.