Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lojas Maçônicas celebram o 7 de Setembro

Edição nº 1587 - 8 de Setembro de 2017

Duas cerimônias cívicas marcaram o Dia da Independência na cidade. Pela manhã, a tradicional cerimônia cívica nas lojas maçônicas General Sodré e Acácia do Borá, com hasteamento das bandeiras Nacional, de Minas e da Irmandade Maçônica, sob os acordes do Hino Nacional e um breve momento de reflexão sobre a data que marca os 195 anos de independência do país. 

O venerável Luiz Fernando de Oliveira, da Loja Maçônica General Sodré, falou da importância daquele momento cívico.  “Estamos lembrando um feito que mudou a vida e a história do nosso País há 195 anos. É um momento que nos proclama à união, os maçons do Brasil, nesse momento tão angustiante para a sociedade brasileira, diante de tudo o que vem acontecendo, em especial na classe política, devem estar unidos no ideal de devolver ao Brasil a dignidade que ele merece. 

O venerável foi contundente ao denunciar a corrupção nas mais altas esferas do poder. “É preciso tirar esses políticos corruptos de seus cargos para que o Brasil possa voltar a ser aquela Pátria amada que tanto queremos ter”, disse. Agradecendo a presença dos irmãos presentes, finalizou: “É uma homenagem simples, mas feita de coração, provando que a Maçonaria é uma instituição que zela pelos seus princípios, pela honra e  pela dignidade de todos. Estamos aqui para combater a tirania, os preconceitos e os erros...”.

Em entrevista ao ET, Luiz Fernando destacou também o papel da Maçonaria nos principais momentos de sua história. “A Maçonaria esteve sempre presente na história do país, prestando relevantes serviços à Pátria, como na independência do Brasil, na abolição da escravatura, na proclamação da República, dentre outros”, finaliza, destacando que os maçons estão sempre unidos em defesa da paz e da democracia. 

De acordo com Edson Pícolo (88), um dos fundadores da Loja General Sodré, a cerimônia cívica de sete de setembro e outras datas históricas, fazem parte do ritual da maçonaria. “Vivemos numa nação que queremos bem, por isso,  anualmente,  nos reunimos todos para esse fim e eu  me sinto muito honrado em poder participar. Aqui somos uns pelos outros, dentro do nosso lema, 'Unidos somos mais fortes'.  Iniciei na maçonaria aos 18 anos, quando a loja ainda era em Conquista, depois fundamos a loja aqui e passamos a seguir o ritual. Vale a pena participar, o ideal é sempre o mesmo.”