Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1451 - 06 Fevereiro 2015

CAROLINA DE JESUS JÁ ESTÁ NAS BANCAS

A escritora sacramentana Carolina Maria de Jesus é personagem  da revista, 'Aventuras  na História', uma revista especializada em História, publicada mensalmente pela Editora Caras, impressa pela Abril. Aventura na História é uma das publicações que faz parte do chamado Núcleo Jovem da editora que conta com outras revistas de viés científico e voltadas para a juventude. É a maior revista de história do País. Ela trata o passado de um jeito moderno, com agilidade, linguagem leve e  muitas ilustrações. A revista conquistou na edição de agosto de 2004, com o artigo "Por que Getúlio se Matou?", o Prêmio Esso, na categoria "Criação Gráfica”. A ilustração da matéria foi extraída da revista Caras, edição nº 1108, de 30/01/2015. 

 

VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS E ROTEIROS TURÍSTICOS

 A Secretaria de Cultura e Turismo promoveu a palestra, 'Turismo Rural: Oportunidade de Negócios', no povoado do Quenta Sol, com o objetivo de sensibilizar os moradores para incrementar sua renda e aumentar sua qualidade de vida, a partir de uma organização mais profissional da atividade turística.

O trabalho nas comunidades rurais será realizado em conjunto com as secretarias parceiras e Emater e os participantes passarão por curso de  capacitação de Agente de Turismo Rural.

 

 De acordo com o secretário Adriano  Magnabosco, o potencial do turismo rural de Sacramento é grande e a cooperação técnica será a principal ferramenta de relacionamento e desenvolvimento da atividade. “A inserção da atividade turística como fonte de diversificação da renda dos produtores rurais e geração de emprego nas comunidades animou muito as pessoas da comunidade”, avaliou.  


O GRITO DOS MUNÍCIPES

O vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, em veemente pronunciamento na primeira reunião ordinária do ano, dia 2, rebateu o artigo, “O grito dos municípios”, publicado na imprensa escrita local, apresentando os motivos porque os municípios da região não vão realizar o carnaval este ano. 

 No manifesto intitulado 'O grito dos munícipes' o vereador reconhece a crise porque passam os municípios brasileiros, mas cobra a omissão do poder público municipal em diversas ações. Para o vereador, no lugar dos discursos faltam ações práticas do prefeito. Pedro Teodoro não deixou também de apontar irregularidades na administração. Citando o secretário Marcelino Marra, denunciou os gastos excessivos com viagem do secretário e alguns gastos exorbitantes com manutenção das estradas vicinais, coleta de lixo e construção dos canteiros, causando gastos exorbitantes, dentre outras.

 

Sobre o carnaval, o vereador disse que a queda da arrecadação não foi tão grande a ponto de não realizar o carnaval na cidade, “que era o único motivo que a população tinha para sorrir;  no mínimo, deveria ser mantido o desfile das Escolas de Samba”.