Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1469 - 12 Junho 2015

PRORROGADA A VACINA DA GRIPE 

A vacinação contra a gripe continua em Sacramento em todas as unidades de saúde para atender ao público alvo: idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e crianças de seis meses até 5 anos. A vacina é segura e só é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo e derivados.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, até o momento foram imunizadas 3.532 pessoas em Sacramento, mas a meta é atingir 80% do público prioritário. A Secretaria não informou o total desse público, por isso não se sabe quantas pessoas faltam ainda para serem imunizadas. O secretário Adriano Magnabosco conclama todos os cidadãos que estão dentro desse público alvo para procurar as unidades de saúde da cidade. “Com a vacina se evita a gripe e suas complicações”, alertou.

 

E COMEÇA A VACINAÇÃO DE ANIMAIS

Neste mês de junho, servidores do setor de Zoonoses da Prefeitura, estarão percorrendo a zona rural do município para  a vacinação anti-rábica em cães e gatos. “O trabalho será realizado por três equipes que percorrerão fazenda por fazenda”, informou a assessoria de imprensa da PMS, ressaltando que a vacinação na cidade sedrá realizada entre  os dias 14 a 18 de julho. A vacinação contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade.

O Secretário de Saúde, Adriano Magnabosco, solicita o apoio e colaboração da população: “Pedimos ao produtor rural que receba nossos agentes e o auxilie na luta contra a raiva. A saúde do animal depende do empenho de todos nós”, alertou.

A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos). Transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos. Já a raiva em gatos é uma doença extremamente perigosa e fatal para os felinos contaminados e é é transmitida por meio do contato direto para gatos sadios. Em sendo uma zoonose, a raiva felina também pode afetar os seres humanos. 

 

PMS REFORMA PONTE DO GASTIGLIANO

A Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária,  concluiu dia 3 último, a reforma da ponte do ribeirão Castigliano, na região do Cipó. Para a reforma, foram reaproveitados 17 dormentes e usadas pranchas de eucalipto para completar a obra, conforme informações do secretário Joaquim Rosa Pinheiro, que acompanhou os trabalhos dos servidores, João Pita, Paulo Wellington e Lazinho. 

“- A ponte está em perfeitas condições para atender a população daquela região e também os devotos da tradicional festa do Divino Pai Eterno que acontece nos próximos dias”, disse o secretário e ex-prefeito Joaquim. (Fontes: PMS/Redação ET)