Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Inauguradas reformas da UBS Aracy Pavanelli

Edição nº 1465 - 15 Maio 2015

Festa na praça Idalides Milan de Resende, a antiga praça da Gameleira,  na noite do dia 13, para a inauguração das reformas da UBS Aracy Lopes Pavanelli. A solenidade se caracterizou como um momento de homenagem e tributo à Profa. Aracy, representada no evento  pelos sobrinhos, Elvani e Luiz Antônio Pavanelli, que ao lado do prefeito Bruno Scalon Cordeiro, descerraram a fita, a placa da unidade e fizeram a entronização de  um novo retrato da homenageada no saguão da UBS. Destaque-se ainda a presença do presidente da Câmara Mateus Pereira, vice-prefeito Geraldo Carvalho, Pe. Eduardo Ferreira, que proferiu a bênção do local, dos ex-prefeitos José Alberto Bernardes Borges e Joaquim Rosa Pinheiro, secretários de governo, servidores da saúde, dentre outros. 

As homenagens à patrona, que morreu no dia 22 de junho de 1990, iniciaram com a apresentação da Fanfarra Aracy Pavanelli, da EE Cel. José Afonso de Almeida, onde foi diretora por 19 anos e pioneira na implantação daquela corporação musical na Escola e  que brilhou por muitos anos na cidade. A fanfarra era a menina dos olhos de Aracy Pavanelli. Participação também do grupo Ziriguidum de Dança Afro, comandado por Dalva Maria da Silva Balbino, em comemoração à Abolição da Escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de Maio de 1888.

O prefeito Bruno Scalon Cordeiro, em seu discurso saudou os familiares de Aracy, os demais presentes e agradeceu à ex-secretária Isabel dos Reis Camargos, que conseguiu o recurso quando ocupou a pasta da Saúde no período de janeiro a agosto de 2013, e aos demais secretários no cargo, Maurício Marques Scalon, Geraldo Majela Carvalho e o atual, Adriano Magnabosco. O prefeito agradeceu sobretudo aos funcionários que se desdobraram no atendimento mesmo durante a reforma “a unidade não ficou fechada um dia sequer”, lembrou. 

 Falando da importância  da unidade e sua patrona, destacou: “O governo municipal se curva à grande educadora, à grande religiosa, a grande mantenedora de instituições  de caridade de Sacramento  que foi Aracy Lopes Pavanelli. Curvamo-nos à lembrança, à história  e ao amor que Aracy tinha com  a cidade, (...) com certeza está feliz com essa obra que tanto bem faz ao povo de Sacramento”.

Discursou também o vereador Rafael Scalon Cordeiro, que por muitos anos foi odontólogo no serviço público, agradecendo pelas melhorias, destacando a importância do atendimento odontológico e a competência dos profissionais da cidade. 

Ao sobrinho Luiz Antonio Pavanelli Araújo  coube os agradecimentos pela homenagem e Totonho lembrou com carinho da tia Cicy, como era carinhosamente chamada pelos familiares. “Era uma mulher guerreira, de personalidade forte, honesta e amante da vida. professora das melhores que conheci, principalmente na Matemática. Como diretora da Escola Coronel por mais de 35 de anos, teve dedicação total aos ensinamentos de seus alunos, abraçados como seus próprios filhos. Enérgica sim, mas sem perder o amor, o carinho, a preocupação com cada um deles para que se tornassem homens e mulheres dignos. (...) Católica praticante, prestava serviços a entidades filantrópicas. Sua vida sempre foi dedicada ao próximo e à educação, já que não teve filhos...” 

As amplas reformas feitas na UBS custaram, segundo informações do prefeito Bruno Cordeiro, R$ 339.634,00 com recursos do Fundo Nacional de Saúde, liberado para o  Fundo Municipal de Saúde, conforme a    Portaria nº 341, de 4 de março de 2013 do Ministério da Saúde, que  teve como objetivo prover infraestrutura adequada às equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações por meio do financiamento das UBS implantadas em território nacional.


CEO Aracy Lopes Pavanelli

O prédio que hoje abriga a UBS Aracy Lopes Pavanelli data de 1974, construído pelo então prefeito Hugo Rodrigues da Cunha para abrigar a Escola Municipal Técnica de Contabilidade e assim foi até 1982, quando o então prefeito José Alberto Bernardes Borges construiu a nova escola municipal Maria Crema, onde funciona hoje o Centro Administrativo. 

Entre 1983 a 1992, o imponente prédio da praça da Gameleira, abrigou departamentos da prefeitura e por um curto período foi  rodoviária, enquanto  eram executadas as obras da atual. Em 1992, no Governo de José Alberto Borges, o prédio recebeu o nome de Lar Escola Aracy Lopes Pavanelli, só implantada no ano seguinte pelo seu candidato e sucessor, Joaquim  Rosa Pinheiro e que se tornou conhecido como Casa da Criança. 

Em 1999, no Governo Nobuhiro Karashima, o prédio tornou-se uma unidade de saúde, que em 2005, já no governo Joaquim Rosa Pinheiro, teve implantado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que permanece até hoje, agora depois da reforma, com sete consultórios odontológicos.

 De acordo com a enfermeira e gerente da unidade, Mirlene Barcelos de Souza, o CEO Aracy Lopes Pavanelli) abriga as UBS do Centro e Chafariz, que funcionarão em breve no novo prédio em fase de construção na área anexa. A construção desse prédio foi motivo de debate na Câmara Municipal, com os vereadores de oposição propondo a sua construção em terrenos da prefeitura no Loteamento Felipe Venites, próximo ao local, para preservar a área verde da praça. 

De acordo com a gerente, a unidade tem sete consultórios odontológicos, um deles para portadores de necessidades especiais; atendimento da demanda da zona rural, onde não tem PSF e a demanda espontânea da cidade, com três médicos (pediatra, clínico geral e obstetra), de segunda a sexta-feira. 

“- A UBS Aracy Pavanelli, além de abrigar a central de vacinas, faz a triagem neonatal como teste do pezinho e vacinas e atendimento com psicólogo”, informa, destacando a sua reorganização para o atendimento: “Implantamos uma reorganização na parte de atendimento médico e enfermagem e houve a ampliação do setor de espera. 40 profissionais entre dentistas, médicos, enfermeiros, psicólogo, auxiliares de enfermagem e de consultório dentário, recepção, cozinha e limpeza trabalham na unidade”. 

 

Com relação ao atendimento, explica a gerente que para ter o tratamento dentário, o paciente passa primeiro pelo seu PSF e, se necessário, recebe o encaminhamento para o CEO. “Todo PSF tem consultório dentário, o paciente tem o tratamento básico no PSF e de lá, quando é necessário,  ele é encaminhado para a especialidade”.