Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASAA faz parceria com entidades para cursos

Edição nº 1453 - 20 Fevereiro 2015

Dentre os projetos realizados pela Associação Sacramentana dos Artistas e Artesãos (ASAA) em 2015, um deles vai beneficiar diretamente várias entidades da cidade. As atividades começaram no último dia 14 com os membros do Terno de Moçambique Nossa Senhora do Rosário aprendendo a fazer vassouras de garrafa pet, que têm, segundo Rhaavi Dionísio, presidente da ASAA e instrutor do curso, boa aceitação no mercado pela sua durabilidade e baixo custo. A seguir, o curso vai para a Associação Comunitária do Cajuru, por iniciativa da diretoria. 

Ministrado em parceria com o Consórcio Usina Hidrelétrica de Igarapava, o curso chega agora em Sacramento pelo interesse dos Moçambiqueiros e utilidade do produto. “Uma vassoura dessas  dura mais de  três anos. As cerdas ficam muito resistentes e servem para diversos usos, inclusive varrer gramado”, destaca, informando que como se trata de material reciclável, o preço sai muito em conta, entre 10 a 12 reais. 

“- O gasto vem da energia para secar as cerdas, mas o certo e usar água  fervendo; uma braçadeira, dois preguinhos pra cada vassoura e o arame; o cabo é de vassoura velha e as cerdas de garrafas recolhidas no lixo. É uma atividade que vai gerar renda e vai estar limpando a natureza, porque 90% da garrafa é aproveitada, então, muito pouco  é descartado na natureza”. 

Para uma vassoura de tamanho médio são necessárias 12 garrafas de dois litros e uma garrafinha menor para o acabamento no cabo. Para vassouras maiores, são necessárias16 garrafas. Dessa forma são menos garrafas na natureza e a oportunidade de complementar a renda. 

 E logo após concluir o curso, o presidente do terno, Cláudio Inácio dos Santos, tratou de tirar as medidas do filetador, que tem outros cortes para bolsas, cortinas, guirlandas, varais, crochê, dentre outros. 

 

Parceria

O trabalho da ASAA não fica por aí. Em parceria com o Consórcio UHE Igarapava,  outros cursos serão realizados em benefício da comunidade durante o ano. Graças a esse apoio do Consórcio da Usina, vamos ter oficinas mais  frequentes durante todo o ano, para customização de roupas, confecção de instrumentos musicais, tudo com material alternativo e com custo zero”, informa. 

 Noutras comunidades, inclusive rurais Santa Bárbara, Quenta Sol e Desemboque, as oficinas serão realizadas de acordo com a demanda, dentre elas o beneficiamento de mandioca, bambu e cerâmica. Além disso, alguns cursos serão ministrados na sede da ASAA, até como forma de manter a movimentação no local. 

“- Como a ASAA já foi assaltada três vezes, durante o dia, por conta de não termos condições de contratar segurança, vamos manter a entidade ativa com encontros de bordados, gastronomia e outros, mantendo assim a movimentação de pessoas na entidade inibindo a ação dos bandidos”, justifica.

E, para os artesãos, em parceria com o Sebrae, a ASAA oferecerá o Programa Sebrae Artesanato (PSA). “Conseguimos o curso gratuitamente e será aberto aos associados e artesãos que queiram se capacitar, portanto qualquer artesão poderá participar e será um momento importante de capacitação, formação e treinamento”, informa. O curso tem carga horária de 24 horas e são apenas 20 vagas. Os interessados deverão procurar a ASAA.