Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rock in Sacra é mais que música é arte e conscientização

Edição nº 1423 - 18 Julho 2014

Sucesso total a terceira edição do Rock In Sacra, no sábado, 12,  evento que contou com a participação de diversas bandas e projetos artísticos: Rayssa Guimarães, Rota 22, Mr. Dark Blue Eyes, Beato Salu, Carpe Diem, Artigo 23, Maddock, Darth Side Project, Delta 9 e TNT System. 

Destaque para o belo tributo ao jovem Herley Mariano, com a estreia  da banda Zé Herlei, criada em sua homenagem e à discotecagem de Freddy Batista com o mais autêntico rock and roll dos inesquecíveis LPs, apelidados de 'bolachões', além da participação do poeta José Belisário Pereira.

Os fãs do rock viveram fortes emoções durante a homenagem ao músico e desportista Herley Mariano, falecido em 2013, lembrado através de um vídeo projetado no telão retratando momentos de sua vida na companhia de amigos, preparado por Daniel Augusto, que deu sequência também ao seu projeto de proteção aos animais, com exposição de imagens. 

O artista plástico, Dênis Balduíno, mais uma vez  mostrou sua arte no grafite, retocando os trabalhados do ano passado e deixando novos desenhos no muro cedido pelos proprietários do entorno. 

E o destaque final para o  público que apostou e apoiou o evento, pessoas de todas as idades, o que comprova que o rock é paixão para as mais diversas gerações. A exemplo do ano passado, os promotores realizaram ao final a limpeza do trecho da rua Silva Jardim, onde foi realizado o evento. 

Outro ponto alto foi o momento de conscientização sobre as drogas, sobretudo o crack, a começar pela camiseta idealizada pelo jovem artista Dênis Balduino, com a mensagem: “Crack: tire essa pedra do seu caminho” e as palestras proferidas pelo delegado Rafael Jorge, o médico Cristiano Arantes, o ex-usuário Helder Balduino e a mensagem de Lessa,  um dos pais presentes. 

Para o médico, Cristiano Arantes “é uma parceria muito saudável falar de rock e drogas, duas coisas que tantas vezes estiveram ligadas de forma pejorativa e agora ligadas de forma saudável, conscientizadora, preventiva. Uma  atitude é muito louvável, porque a informação é fundamental para a prevenção”.  

O delegado Rafael Jorge também elogiou o trabalho de combate às drogas. “É uma atitude muito louvável, essa de conjugar o dia do Rock com a prevenção às drogas, é um casamento muito legal, porque qualquer medida tomada no seu combate é sempre bem-vinda e muito legal, ajuda muito na prevenção e diminuição do uso de drogas”, destaca. 

O advogado Thiago Scalon, um dos mais de 30  organizadores do evento (foto à esq. do quadro acima, com Helder Balduíno) também avaliou positivamente a festa do Rock com todas as atividades oferecidas. “A cada ano agregamos mais valores, este ano dando destaque à conscientização ambiental de combate ao crack”, afirmou, agradecendo de modo especial ao empresariado e pais que contribuíram para o evento. 

Fazendo uma avaliação do evento, Thiago vê a possibilidade de buscar um novo espaço para a próxima edição. ‘‘Estamos pensando em procurar um novo local, mesmo com o apoio dos moradores, não deixamos de incomodar pelo volume que vem alcançando’’, disse.

O pianista Saulo Amui, Doutor em Bioinformática (FMRP/USP), Mestre em Toxicologia, com ênfase em Bioinformática (FCFRP/USP), radicado em Ribeirão Preto, é  um dos integrantes da banda Carpe Diem,  que veio participar da festa do Rock. “Alegria pura, um dia como este é  único no ano”, e ao lado da esposa e o filho Henrique de um ano e quatro meses garante: “Tem que começar desde cedo”.

Roqueira dos anos 70, a psicóloga Vanessa Almeida Bernardes, curtindo a beça ressalta o seu amor pelo rock. “O  rock sempre foi para todas as idades e este dia serve para despertar a alma humana”. 

Os comes e bebes mais uma vez ficaram a cargo da equipe Lamiró, tudo natural. Para a criançada, diversão no pula-pula, oficinas de artes e poses para fotos com  cãezinhos de Animais de Sacramento.