Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Na tribuna livre, representante dos recicladores de lixo reivindica trabalho

Edição nº 1403 - 28 Fevereiro 2014

José Amâncio  da Silva Filho, representando os recicladores de lixo, usou o expediente da  Tribuna Livre da Câmara Municipal, no último dia 17, para solicitar esclarecimentos sobre os problemas que vêm ocorrendo com a reciclagem do lixo na cidade e reivindica trabalho.

Em entrevista ao ET, antes de usar a tribuna, José explicou “que durante a campanha, o então candidato, Bruno Scalon Cordeiro, comparecendo ao Lixão, fez à Associação dos Recicladores várias propostas de ajuda, prometendo, se eleito fosse, o seguinte: ampliação do barracão; aumento da esteira; troca das prensas e cobertura e proteção com tela contra urubus do espaço de armazenamento do lixo úmido. Como todos sabem, o Dr. Bruno foi eleito e até hoje, mais de um ano depois, não cumpriu nenhuma das promessas, pelo contrário, ele fechou a reciclagem e ficamos todos sem emprego. Queremos saber o porquê” – denunciou. 

De acordo com José Amâncio todos os direitos que os trabalhadores do local tinham, foram cortados. “Inclusive, em uma das visitas do Dr. Bruno no Lixão, minha mulher falou pra ele que tinha ouvido dizer que ele iria terceirizar o Lixão, e ele respondeu: 'Não posso fazer isso, porque isso aqui foi projeto meu, então, eu quero ajudar vocês fazerem disso aqui, uma reciclagem de primeiro mundo'. 

“- E Dr. Bruno disse mais - lembrou a mulher, Edicineide da Silva Santos, que acompanhava o marido - isso aqui é um projeto meu, é como se fosse um filho, e qual é o pai que não quer dar prioridade ao filho?'. Ao que o marido completou: “Infelizmente, a prioridade que ele deu para o filho foi que, na primeira oportunidade que teve, matou 'ele', cortando o apoio que tínhamos.  Entrou na justiça pra nos tirar de lá. Só que temos toda a documentação, não somos clandestinos”, lamentou.

 De acordo com José Amâncio, são 19 associados, mas alguns saíram há algum tempo.  “Com a ação judicial, tivemos que contratar advogado e, no final, somos hoje apenas cinco arcando com as consequências das despesas. E agora estamos lutando, porque estamos todos parados, este ano não trabalhamos ainda. O lixo daqui está indo para Uberaba, sendo que no início ele disse que fariam a seletiva aqui e mandariam dois ou três caminhões para trabalharmos durante a semana, mas nada disso foi feito. Ele cortou tudo”. 

Na tribuna, José Amâncio relatou os problemas e disse: “Estou aqui para fazer este apelo, porque nada que ele prometeu foi cumprido. Nós tínhamos  cesta básica, trator, o óleo, água e tudo isso foi tirado. Quando era  candidato, ele disse que aquilo lá era um filho dele, disse que estávamos sendo lesados e que teríamos o dobro da renda que tínhamos. A gente pode confiar num pai desses? Queremos que volte a reciclagem. Acho que é um direito que temos, porque não estamos lá como invasores. Não podemos ficar parados”, afirmou, sugerindo que os trabalhadores da Associação fossem contratados pela Prefeitura em outro serviço. “A prefeitura precisa de varredor de rua, por que não arrumou serviço pra nós?” – perguntou, querendo saber se a Prefeitura vai repor as despesas que tiveram nesse tempo em que estão parados. 

Após a explanação de José, o vereador Pedro Teodoro leu o panfleto do programa de Governo da campanha com a promessa de melhorias no local. O presidente José Maria Sobrinho e o líder do Governo, Rafael Scalon Cordeiro, se comprometeram em tomar providências em relação à questão.