Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

De olho na rede

Edição nº 1420 - 27 Junho 2014

MORADOR DO CHAFARIZ PROTESTA COLOCANDO LIXO EM CRUZAMENTO

Henrique Recidive: Aqui perto de casa colocaram no meio da rua, o coletivo passou por cima e espalhou lixo pra todo lado. Isso é inaceitável. Os funcionários da coleta precisam ser advertidos. E Já tem um tempo que sexta é dia de coleta exclusiva de lixo reciclável, mas pelo visto tem gente que ainda não sabe disso. Está acontecendo em outros bairros também, são os próprios funcionários da coleta que juntam o lixo "úmido" no meio da rua.

Reni da Glória: E o pior é que os funcionários tiram os sacos dos cestos e colocam em um monte para  que o caminhão venha atrás e recolha, mas aí o caminhão não passa e fica para os cachorros rasgarem e esparramarem...

Lidiany Faustina: Não é só esse o problema. As ruas de meu bairro não são varridas, tentamos deixar mais limpas. Mas como, se deixamos os sacos com os lixos  e eles não levam embora? 

Taninha Paiva: Não somos obrigados a ficar prestando atenção nesses carros de propaganda que, na maioria das vezes, não entendemos nada e só fazem barulho. A Campanha está sendo feita errada, primeiro entregam papel informando os dias do recolhimento do lixo, colocando a partir de que data vão começar, juntamente com o carro de publicidade. E quero saber como a Prefeitura vai fazer com o comércio, terá data diferenciada de recolhimento. Por que  eles colocam o lixo seco na rua?

Carlos Eduardo Araujo:  Muito errado isso aí, mas se cada um fizer sua parte ajudará muito.

Marília Fonseca:  Aquele cruzamento é muito perigoso, teria  que ter um pouco mais de bom senso. Ás 18 h,  quando passei o lixo estava todo na esquina.  Alguém deve tê-lo tirado do meio da rua. 

Cleonice Inácio:  Se cada um fizer sua parte colocando o lixo nos dias certos, em sacolas ou sacos de lixo, a situação  pode melhorar,  pois sempre vejo as pessoas colocarem o lixo na rua nos  feriados e aos domingos e, nesses dias não tem coleta. Depois, não querem que acumule lixo nas ruas; que cachorros não  rasguem. É só fazer as coisas direito. Há pessoas que juntam lixo até o saco não  caber mais, para depois colocar na rua (...).  E vou deixar bem claro:  não  estou do lado de ninguém, apenas é o que eu penso. 

Alexandre Borges da Matta:  Se  a coleta de lixo passa três vezes na semana, basta colocar o lixo no dia e horário da coleta, que  o  problema de lixo nas ruas da cidade acaba. Não importa se antes passava todos os dias e agora passa três vezes na semana. Para mim, a reclamação só vale se for deixado de recolher o lixo no dia combinado. Aí sim tem que cobrar providências! Agora,  caso não seja esse o problema, na boa, o povo tem que aprender a fazer as coisas também. 

Tamara Recidive: Não adianta só reclamar, tem que colaborar também. Colocar o lixo certo no dia certo! E não custa nada separar o lixo, né, pessoal? Basta usar um saco separado para colocar o lixo seco e reciclável. Muito simples e não toma tempo de ninguém. A natureza agradece e a cidade também. Panfletos já foram entregues, sim. E há tempos separo meu lixo. Mas concordo  que precisa ser melhorada a divulgação e esclarecimento. 

Eliane Abdala:  Muito bom! O Meio Ambiente  precisa de cuidados, como qualquer outra coisa. O trabalho pode ser  dobrado sim, separar cada coisa, mas tente pensar em como sua atitude irá fazer a diferença! Todos devem "dar as mãos"! 

E uma pergunta importante, o lixo que é coletado separado nas casas, continua separado? Ou quando é levado para o lixão-aterro  é simplesmente misturado?

Vanina Wetzel:  (...)  Hoje tivemos uma ótima conversa no CODEMA sobre lixo. A estação de triagem de Sacramento voltará a funcionar e a Associação de Catadores receberá esse material, lixo devidamente destinado. Isso é muito bom. Farei uma visitinha na estação e trarei notícias. Agora falta a população respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

 

ET responde – O ET recebeu alguns telefonemas e dois emeios de leitores perguntando sobre os dias de coleta e o tipo de lixo para cada um desses dias. Não soubemos responder porque, de fato, não publicamos esse anúncio. Embora o secretário Marcelino Marra tenha informado em nota nesta edição que a campanha “foi amplamente divulgada, desde dezembro de 2013, por meio de jornais, rádios, carros de som (...)”, ao ET, durante todo esse tempo, não nos foi enviada nenhuma mídia institucional com esse tipo de anúncio. Apenas nesta edição, a Prefeitura publicou a matéria 'Nota à comunidade sacramentana', prestando essas informações. 


OPOSIÇÃO RACHADA?

Abner Abneristóteles:   O requerimento protocolado pelo vereador Dr. Pedro Teodoro (PV) na última sessão ordinária da Câmara com o pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na aquisição das lousas digitais não teve a assinatura dos vereadores Cléber Cunha, Marzola e Matheus Bizinoto. Os referidos vereadores, chamados de oposição, não quiseram assinar o pedido de CPI com o vereador Dr. Pedro.  Sabe-se que há muito tempo o grupo de oposição ao governo Bruno Cordeiro está 'rachado'. E esta atitude só vem a confirmar essas especulações.

 

Carlos Gomes Rosa: Esse problema da oposição estar rachando não  é de agora, vem  desde o começo ou até mesmo antes da eleição. O  problema é que lançaram um monte de candidatos e esqueceram da qualificação e responsabilidades deles. Oposição é uma coisa que se faz com rigor,  mesmo perdendo tem que ir junto até o fim...