Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sind-UTE elege nova diretoria

Edição nº 1339 - 07 Dezembro 2012

O Prof. Carlos Alberto Cerchi vai presidir o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), da subsede de Sacramento, no próximo triênio, conforme o resultado da eleição realizada entre os dias 26 a 29 últimos: dos 70 votantes, Berto obteve 68 votos, dois foram votos brancos. 

Compõem a chapa única que disputou a eleição, além do presidente, os professores Adailson Carlos da Silva (Vice-presidente), Augusta de Souza Furtado (Tesoureira) e Walmor Júlio Silva (Secretário). Conselheiros efetivos:  Cleuza Maria Crispim e Álvaro Reis. Conselheiros suplentes: Luzia Maria do Nascimento, Roselaine Cardoso Bizinoto e Vera Lúcia da Silva. 

Com 66 votos obtidos em Sacramento, quatro votos foram brancos, a Profa. Beatriz Cerqueira, também em chapa única, foi reeleita presidente do Sind-UTE no estado. 

 Pela primeira vez, na história do Sindicato, o governo de Minas proibiu a urna itinerante nas escolas, alegando que a votação poderia gerar tumulto e atrapalhar o período de avaliações do Proed. 

O Sindicato em nota repudiou a atitude do Governo. "Em toda a história de organização dos trabalhadores em educação da rede estadual, a categoria jamais foi impedida de escolher a direção do seu Sindicato, em seu local de trabalho". Em Sacramento, a urna colheu votos, além da sede do Sindicato, no portão das escolas, Afonso Pena e Coronel. 

A diretora estadual da Regional,  Maria Helena Gabriel, que encabeçou a chapa única e foi eleita em  Uberaba, avaliando a situação destacou: “Pela primeira vez na história do sindicato a eleição está sendo realizada fora dos muros das escolas, literalmente na rua, um verdadeiro desafeto e humilhação para com os professores. Não somos marginais, buscar os votos é um direto nosso, assim como é da categoria votar. Não estamos atrapalhando as atividades das escolas e nem tumultuando. Mas em cada escola que passamos o jeito foi colocar a urna no passeio”, lamenta. 

As eleições na cidade foram coordenadas pela comissão composta pelos professores, Walter Rios Jr., Maria Luísa Silva Melo, Eliana Zandonaide e Dalila Ferreira Toscano Lobato.