Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Credicoasa desiste da compra do 'Casarão do Ferrrúcio'

Edição n° 1340 - 14 Dezembro 2012

Com o negócio praticamente fechado, com valor acima de meio milhão de reais, a Credicoasa desistiu da compra do 'Casarão do Ferrúcio', a bela e histórica residência localizada na av. Benedito Valadares, construída no início do século XX, pelo então agente executivo (prefeito) Cel. José Afonso de Almeida, sogro de seu último proprietário, o empresário falecido, Ferrúcio Bonatti. 

Ouvido pelo ET, o presidente da Cooperartiva, Carlos Roberto de Almeida, Ximango, confirmou o negócio, afirmando ao ET que o banco desistiu da compra, porque ficou sabendo que era interesse do próximo governo desapropriar o antigo casarão para fazer funcionar no local, um museu. 

“- Não poderíamos comprar nessa incerteza”, disse ao ET, Ximango, informando que procurou o prefeito eleito, Bruno Scalon Cordeiro, para confirmar a intenção de seu governo. “Ele me disse que sim, que era sua intenção desapropriar, não apenas a casa do Ferrúcio, mas também o Sacramento Clube e um outro imóvel, que não me lembro. Ele me disse que 'na mão de quem estivesse', ele estaria desapropriando, então, diante dessa confirmação, desistimos, em favor da Prefeitura. O importante é que aquele patrimônio seja preservado”, destacou.

A intenção do Banco, justificou o presidente, era a de conservar toda a estrutura da fachada e laterais do prédio, que tem estilo neoclássico, e fazer, internamente, as adaptações próprias para receber a agência, sem descaracterizá-lo. “Quero deixar claro que nunca tivemos a intenção de destruir aquele rico patrimônio histórico, mas conservá-lo intacto, com todas suas características arquitetônicas, naturalmente com as adaptações necessárias”, esclareceu.

Na última semana, o ET enviou emeio à secretária que dirige o escritório de advocacia de Bruno Cordeiro, solicitando que a notícia chegasse ao prefeito eleito, para expor sua intenção, mas não obteve resposta.