Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

I Cavalgada do Parque Náutico de Jaguara

Edição nº 1202 - 23 Abril 2010

A I Cavalgada do Parque Náutico de Jaguara, no domingo, 18, reuniu cerca de 200 cavaleiros de Sacramento e região, que percorreram 35 quilômetros pela estrada da Gruta dos Palhares, Estação do Cipó e, margeando o rio Grande, chegaram ao parque Náutico. “Eventos como esse servem para as pessoas, além de cavalgar, um esporte que gostam muito de praticar, para avaliar as nossas belezas, resgatar caminhos, fazer amigos e se confraternizarem”, definiu Renata Afonso, uma das coordenadoras do evento.

Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário do Parque, acompanhou a saída dos cavaleiros e os recepcionou em Jaguara. “Esse evento está dentro das propostas do Parque, de trabalhar no segmento do turismo e dentro do turismo de aventura temos a cavalgada, além do ultraleve. Esse é o nosso foco, o turismo de aventura, a convivência com a natureza”, justificou o empresário, agradecendo a participação de todos.


Mantendo a tradição...

 

Marcos Rodrigues da Cunha tradicional cavaleiro da cidade, idealizador da romaria a cavalo para a cidade de Romaria e que realizou uma romaria a Aparecida em 2009, justifica o seu apoio, como um dos organizadores da I Cavalgada do Parque Náutico de Jaguara. “Isso é a colaboração de todos, desde os cavaleiros que cavalgam conosco, aos amigos que acolheram também nosso convite, de Guaíra, Uberaba, Barretos, Araxá, Conquista, Nova Ponte e de Sacramento. Foi uma adesão fantástica e agradecemos a todos”, disse, lembrando que a cavalgada “é um remédio para o coração”. 

A Comitiva Praia Cheia, de Nova Ponte, foi representada na cavalgada por Ocimar José Fernandes e mais cinco cavaleiros, os demais participavam da Festa no Jockey, mas Ocimar elogia a iniciativa do parque. “Cavalgar é estar em harmonia com os companheiros, com a natureza, conhece lugares novos”. 

Osmar de Paula Machado, da cidade de Guairá (SP), veio com mais 17 cavaleiros na comitiva. “Somos 18 peões, os mais ajeitados do mundo e estamos aqui a convite do Marquinho e como gostamos dessa raiz antiga, estamos prestigiando. Aqui é uma região muito bonita e vamos conhecer paisagens novas”.

José Alfredo Dias, 66, com longa experiência em equinos, enfrentou tranquilamente os 30 km até Jaguara. “É quase o mesmo trajeto que fazendo para o Divino Pai Eterno, poucos quilometro a mais e vale a pena. É uma vista bonita. Fazemos a romaria para Água Suja, que são 150 quilômetros, há 15 anos, 30 km é muito fácil, tiramos de letra esse trecho, principalmente com um animal dócil, de boa raça, que está desde a festa do chapadão sem cavalgar longas distâncias. Eu estou montando este ano pela primeira vez, mas isso não é problema para nós, não”. 

André Bizinoto é outro que adora uma cavalgada nos finais de semana e participou com a comitiva, Os Companheiros, com 17 cavaleiros, que ele mesmo criou com o cunhado. “Iniciamos o esporte para andar com os meninos nas roças, fazer passeios, ter uma diversão a mais e eles saberem como era nossa infância, a vida dos avós. O pessoal gostou da ideia, a comitiva aumentou e vamos participando dos eventos que aparecem”.

 

ACUR participa do evento e elogia a iniciativa

 

Participando da Cavalgada ao Parque Náutico, os membros da Associação das Comitivas de Uberaba e Região – ACUR, presidida por Luiz Rezende, que elogiou a iniciativa. “O Ivan foi pessoalmente nos convidar e nós acreditamos muito no potencial turístico da região. Estamos aqui pela primeira vez, mas se Deus quiser, muitas outras vezes”, afirmou convidando as comitivas sacramentanas para participarem em Uberaba, no dia 2 de maio, da abertura da Expozebu. “Teremos cavaleiros de todo o Brasil e fica o convite para os cavaleiros da região integrar esse evento conosco, dentro do nosso lema - ACUR- Patriotismo, Cidadania e Religiosidade. Quando os homens são unidos por um mesmo ideal, com determinação as grandes conquistas se realizam”, disse, conclamando todos para a manutenção dessa tradição, que deve ser passada de geração para geração. Informações sobre a ACUR podem ser encontradas no blog: acur-comitivas.blogspot.com

Marcelo Lara, do Canal Rural, cobrindo o evento, disse que abraçou a causa pela sua importância no resgate à cultura e sua tradição histórica. Um dos coordenadores da cavalgada da Expozebu 2009, Lara levou para ao Parque Fernando Costa, 336 cavaleiros, na abertura da 75ª exposição. “A participação dos cavaleiros chamou a atenção, rendeu elogios e vai virar tradição, porque já está dentro do calendário da Expozebu e vamos fazer a abertura pela segunda vez”, disse, convidando os sacramentanos.

 Presentes também na I Cavalgada Parque Náutico de Jaguara, Rosana Branquinho, presidenta do Convention Bureau de Franca e detentora dos direitos de um programa de TV Turismo e Cia e da Revista Turismo e Cia e Ana Vitória Afonso de Toledo, de Ribeirão Preto.