Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade sedia V Exposição Nacional de Orquídeas

Edição n° 1214 - 16 Julho 2010

O Círculo Orquidófilo de Sacramento realizou entre os dias 9  a 11 a V Exposição Nacional de Orquídeas, em Sacramento, com a  participação de 71 expositores de 13 cidade, que expuseram, na sala do Paço Municipal, centenas de orquídeas  atraindo um grande público. 

Ao avaliar o evento, a presidenta do Círculo, Andréia Barbosa Lima Santana ficou surpresa com a visitação. “A participação do público foi muito boa, demonstrando que as pessoas estão aprendendo a valorizar e a conhecer orquídeas. A qualidade das plantas está excelente e foram muitos elogios”, disse, justificando a mudança da data da exposição para o mês de julho por conta de uma época de maior floração das plantas. 

A V Exposição, que rendeu quatro prêmios para Sacramento, inovou com a criação da Miss Orquídea  e contou com três belas candidatas: Ana Paula Ferreira, Adriana Dias e Viviane Almeida. Adriana Dias  foi eleita Miss Orquídea na noite da sexta-feira, 9 . “Toninho Bizinoto teve a ideia e nós acatamos e foi muito bom, porque ajudou a divulgar a exposição, trazendo recursos para a Associação”.

Para o Juiz Valdenez Augusto Jordão, que pela segunda vez faz o julgamento das plantas, a cada ano que passa a exposição de Sacramento agrega mais valor. “A exposição está excelente em todos os aspectos, tanto na organização quanto nas plantas, de altíssima qualidade. Como orquidófilo e juiz, posso dizer que essa exposição vem superando a cada ano em qualidade de plantas, que são diferentes das exibidas no ano passado. Dou a nota 9,9 para a exposição, não dou 10 porque essa nota é a da perfeição”, disse elogiando também a escolha da Miss Orquídea. “Essas inovações chamam muito público, atrai muita gente e vão assim angariando novos simpatizantes para a orquidofilia, para apreciar essa beleza que Deus criou e o homem cuida”, avaliou.

De acordo com Jordão, a ideia da Associação de mudar a data este ano, para o mês de julho, trouxe espécies diferentes para apreciação do público. “Orquídea é uma planta que dá flor o ano todo, de acordo com as espécies. A vantagem de mudar a data das exposições é que o público pode ver plantas com floração diferente. Se fizer a exposição sempre na mesma data, os visitantes cansam de ver as mesmas flores todo ano”, explicou. 

O juiz elogiou a planta premiada da presidente do Círculo sacramentano, Andréia Santana. “Tenho mais de 30 anos de orquidofilia e nunca vi uma Catléia  com esse tamanho e forma da flor, essa é realmente fantástica, nunca tinha visto uma assim”, finaliza. 

Antônio Bizinoto, um dos proprietário do Orquidófilo Santo Antonio marcou presença na exposição não só como expositor, mas como organizador do evento e faz  também uma avaliação positiva. “O prêmio maior que tive foi conseguir fazer uma exposição bem organizada, bonita e com muita participação, não só de expositores, mas também de visitantes. Pra nós que somos apaixonados por orquídeas cada exposição é uma vitória”, afirmou.

 

Premiação

 

Além do prêmio maior que foi a participação e organização, a orquidófila, Andréia Barbosa Lima Santana, levou o primeiro lugar na categoria híbrida, o segundo lugar na categoria avançada e Troféu Reinaldo Bizinoto, como proprietária da melhor planta da cidade. Álvaro Miranda Rodrigues levou o segundo lugar na categoria botânica.  Confira os premiados: 

Categoria Espécies: Wellington Fernandes (São Joaquim da Barra), Fernando Terra Marzan (Uberaba) André Alcides Cavasin (Guará).

Categoria Hibrida:  Andreia Barbosa Lima Santana (Sacramento),  Maria José Fontana (Igarapava) e Reginaldo Lorenzato (São Joaquim da Barra). 

Categoria Botânica: com dois troféus – 1º e 3º lugar - Leomar Gregório Santana (Araguari) e Álvaro Miranda Rodrigues (Sacramento). 

Categoria Avançada: com dois troféus – 1º e 3º lugar - Neida Junqueira Mattos (Uberaba) e Andreia Barbosa Lima Santana (Sacramento).

Categoria Exótica: Celso Henrique Comaniti (Batatais) , Norival Carlos Pereira (Ribeirão Preto) e Edileuza Izabel Costa (Uberlanda).